Porto Digital solta nota em repúdio às constantes quedas de energia elétrica

O Porto Digital pede que a concessionária Neoenergia apresente um plano de ações imediatas e de longo prazo
Pierre Lucena, presidente do Porto Digital
Pierre Lucena, presidente do Porto Digital/foto: divulgação PD

O Porto Digital soltou uma nota nesta manhã de quarta-feira (24) em protesto contra às constantes interrupções de energia no Bairro do Recife, sede do ecossistema de tecnologia e inovação da capital pernambucana, um dos principais do Brasil.

Na nota, o Porto Digital diz que vem a público, através de suas entidades, “para expressar seu veemente repúdio às constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica que têm afetado severamente a operacionalidade e a segurança das empresas aqui instaladas, equipamento culturais e dos estabelecimentos comerciais da região”.

A entidade pede que a concessionária Neoenergia apresente um plano de ações imediatas e de longo prazo, “que vise não somente a reparação dos problemas existentes, mas também o fortalecimento e a expansão da infraestrutura de energia, garantindo assim a estabilidade e a confiabilidade necessárias para o funcionamento de todas as atividades no nosso ecossistema.”

Segundo Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, as interrupções são constantes. “No último fim de semana, a queda de energia queimou o elevador da nossa sede”, reclama. A inciativa de se posicionar sobre o assunto, decorre, segundo Lucena, do fato de que “a Neoenergia se posiciona como se a falta de energia fosse episódios isolados”.

O presidente do ecossistema ressalta que não são apenas as empresas de tecnologia que sofrem com o problema. “Os restaurantes do bairro estão perdendo mercadorias”, alerta Lucena. Um dos sócios do restaurante Frege, Gerino Xavier, disse que quando falta energia fica impossível atender os clientes. “A cozinha fica sem ventilação. É impossível para a equipe trabalhar”, reclama.

- Publicidade -

Dias atrás o Movimento Econômico relatou as dificuldades e prejuízos que empresas estão tendo com a falta de energia no ecossistema. Algo que não é restrito ao Bairro do Recife. Na ocasião, a Neoneregia se posicionou dizendo que reconheceu que teve “um primeiro trimestre ruim”, com 39% a mais de ocorrências de quedas de energia em relação ao mesmo período de 2023. A razão decorre do aumento de 200% no número de descargas atmosféricas e de 52% no volume de chuvas, além da má qualidade da rede que compõe os ativos da empresa, que tem pouca proteção. A empresa assegura que a falta de energia não é uma questão estrutural, mas episódios isolados.

Leia a nota do Porto Digital na íntegra:

Porto Digital, um dos principais polos de tecnologia e inovação do Brasil, localizado no Bairro do Recife, vem a público através de suas entidades expressar seu veemente repúdio às constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica que têm afetado severamente a operacionalidade e a segurança das empresas aqui instaladas, equipamento culturais e dos estabelecimentos comerciais da região.

Essas frequentes quedas de energia não apenas comprometem o desenvolvimento tecnológico e empresarial, crucial para a economia local e nacional, mas também impõem riscos significativos às operações críticas que dependem da estabilidade energética para manter sistemas e dados seguros.

Diante dos recorrentes prejuízos causados às companhias de tecnologia e aos restaurantes do Bairro do Recife, exigimos da Neoenergia uma posição urgente e eficaz para resolver essas falhas. A falta de um serviço de energia elétrica confiável e de qualidade é inaceitável e incompatível com as necessidades de um centro de inovação de nossa estatura.

Solicitamos, ainda, que a Neoenergia nos apresente um plano de ações imediatas e de longo prazo, que vise não somente a reparação dos problemas existentes, mas também o fortalecimento e a expansão da infraestrutura de energia, garantindo assim a estabilidade e a confiabilidade necessárias para o funcionamento de todas as atividades no nosso ecossistema. Há um esforço da Neoenergia em tratar estas quedas como eventos isolados, mas todos sabemos que se trata de um problema estrutural.

Estamos comprometidos com o progresso tecnológico e com o bem-estar da nossa cidade, e permanecemos abertos ao diálogo para encontrar soluções que beneficiem todos os envolvidos. Contamos com a compreensão e ação rápida da Neoenergia para corrigir e prevenir futuras interrupções, de forma a assegurar que nossa comunidade possa continuar a prosperar sem enfrentar barreiras evitáveis. A resiliência e a robustez da infraestrutura de energia são vitais para a manutenção e crescimento do nosso ecossistema de inovação.

Permanecemos à disposição para trabalhar conjuntamente em melhorias, e reiteramos nosso compromisso com a excelência e a inovação.

Finalmente, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento tecnológico e econômico do Bairro do Recife e esperamos que a Neoenergia adote medidas que estejam à altura das necessidades de um dos principais centros de inovação do Brasil.

ASSESPRO PE/PB
PORTO DIGITAL
SEPROPE-PE
SOFTEX-PE

Leia também:

Falta de energia gera prejuízos e multas a empresas em Pernambuco

Deputados de Pernambuco podem criar CPI para apurar falhas da Neoenergia

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -