Suape lança projetos para garantir pesca artesanal na área do complexo

O Porto de Suape lançou o Prêmio Amigo do Oceano no enceramento da semana do meio ambiente
Pescadores em Suape. Foto: Divulgação/assessoria de imprensa Suape

O Porto de Suape lançou dois projetos estruturadores na área da pesca artesanal: o Observatório da Pesca Artesanal e o Planejamento Espacial Marinho. O primeiro é um fórum aberto e permanente para debater propósitos, desafios e oportunidades para o segmento no território do complexo. Além de apoiar a implementação da política de pesca artesanal, o espaço servirá para debater os impactos sociais e ambientais decorrentes das atividades pesqueiras, promover o diálogo permanente entre os elos da cadeia produtiva e estimular a formação de consenso nos temas de interesse do setor, incentivando a produção, o beneficiamento, a comercialização e o consumo do pescado produzido no território.

“O projeto é essencial para estruturar o trabalho da pesca artesanal na região. Queremos propor soluções, debater ideias e ouvir as comunidades sobre as dificuldades em torno do tema”, ressaltou o diretor de Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti.

- Publicidade -

As duas iniciativas foram apresentadas nesta quarta-feira (07), encerrando a programação da semana do meio ambiente no auditório no auditório do edifício-sede da estatal. Cerca de 100 pessoas, entre pescadores, integrantes das comunidades do território e colaboradores da estatal, além de especialistas na área, estiveram presentes. O tema do dia foi “Economia dos Mares”.

A cerimônia contou com a participação da secretária-executiva da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Karla Godoy; do diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot. “Tudo o que está sendo desenvolvido em Suape, serve de exemplo para que a  gestão estadual possa replicar em outros lugares”, afirmou Karla Godoy.

Para o presidente de Suape, Marcio Guiot, “as agendas servem para debatermos pautas importantes para a região em que o complexo está instalado. A Economia dos Mares é de grande relevância para as comunidades do entorno e os impactos dos projetos debatidos aqui são importantes para o desenvolvimento sustentável da estatal, fomentando a economia do Estado”.

- Publicidade -

Antes do lançamento do Observatório da Pesca Artesanal, ocorreram palestras ministradas pelo geógrafo Sereno Duprey (Planejamento Espacial Marinho) e pelo superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Estado de Pernambuco, Flávio Barros. Ao final do encontro, as comunidades participaram do debate, em que os gestores de Suape se colocaram à disposição para falar sobre as tratativas relacionadas às pautas expostas.

Amigo do oceano de Suape

O lançamento da terceira edição do Selo Terminal Amigo do Oceano Professor Fábio Hazin marcou, antecipadamente, o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado nesta quinta-feira (8). O objetivo é incentivar as boas práticas ambientais por parte dos terminais arrendatários do porto organizado. A iniciativa foi anunciada pela coordenadora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social de Suape, Rafaella Viana. “Vão ser avaliados critérios que contemplam a gestão ambiental portuária, incluindo o uso de água e energia e práticas de combate ao descarte do lixo no mar, além de ações de boas práticas ambientais”, afirmou.  

Leia Também

Temape vai construir terminal no Porto de Itaqui, no Maranhão

Suape celebra Semana do Meio Ambiente com pauta ESG

Mercado eleva novamente projeção do crescimento da economia em 2023
Raquel Lyra lança Juntos pela Educação com aporte de R$ 5,5 bilhões em quatro anos
Senado fará diligência no Recife para acompanhar situação do metrô
Humberto leva discussão sobre o metrô do Recife ao Senado
Dani Portela protocola emenda para garantir distribuição de absorventes a pessoas trans e intersexo
Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife disputam Centro da Pessoa Idosa
Crise? Lula, o Congresso, as ministras e o mercado

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -