- Publicidade -

Pernambuco: fornecedores de cana podem receber auxílio do governo estadual

Expectativa é de que uma chamada pública seja divulgada no Diário Oficial de Pernambuco ainda nesta semana para dar início ao processo de apoio ao setor da cana
- Publicidade -
Ouvir o Artigo Gerando áudio…
~2:11
  1. Governo de Pernambuco prepara auxílio de R$ 38 milhões para fornecedores de cana-de-açúcar em breve.
  2. Distribuição de fertilizantes e adubo aos pequenos produtores será divulgada em chamada pública esta semana.
  3. Recurso virá do tesouro estadual após aprovação do ajuste orçamentário 2026 com índice de remanejamento 20%.
  4. Setor preocupado com proximidade do fim da plantação, especialmente na região da Zona da Mata pernambucana.
  5. Associação de fornecedores espera desfecho positivo, mas alerta para urgência antes do encerramento do ciclo agrícola.
cana-de-açúcar
Existe uma preocupação no setor em Pernambuco com a proximidade do fim de plantação de cana, principalmente na região da Zona da Mata. Foto: Elza Fiúza/ABR.

Por Edson Mota, da Folha de Pernambuco

A viabilização de um auxílio aos fornecedores de cana-de-açúcar deve sair nos próximos dias. A medida promove a distribuição de fertilizantes/adubo aos pequenos produtores e a expectativa é de que uma chamada pública seja divulgada no Diário Oficial de Pernambuco ainda nesta semana para dar início ao processo. De acordo com o vice-líder do governo, deputado Antônio Moraes (PSD), uma reunião entre ele e os secretários da Casa Civil, Túlio Vilaça, e o de Planejamento, Fabrício Marques, foi realizada para, dar o pontapé no auxílio.

Ainda segundo o deputado estadual, o recurso (R$ 38 milhões) virá diretamente do tesouro do estado para poder subsidiar o auxílio. Vale lembrar que as discussões em torno do tema se intensificaram principalmente após a aprovação do projeto de ajuste da Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao ano de 2026, que alterou o índice de remanejamento de recursos para 20%. O governo sinalizou que o fornecimento de fertilizantes viria mediante a aprovação da matéria, o que ocorreu no mês passado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Fim do plantio da cana

O presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade Lima, disse que o secretário da Casa Civil lhe garantiu que todos os processos burocráticos sobre o tema foram concluídos. Ainda assim, existe uma preocupação no setor com a proximidade do fim de plantação, principalmente na região da Zona da Mata. “Nossa expectativa é de que realmente o benefício saia o quanto antes. Não podemos perder este ciclo”, alertou.

Para Andrade Lima, mesmo com as sucessivas discussões sobre o tema, a expectativa é de um desfecho positivo sobre o tema. “Primeiro tivemos que aguardar toda o processo por conta da aprovação da LOA na Alepe. Desta vez, emperrou um pouco na parte burocrática, mas o sentimento é de que está mais perto do que nunca”, concluiu Alexandre Andrade Lima.

Leia mais: Milho, amendoim e macaxeira: Sergipe amplia produção para o São João

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -