
Por Edson Mota, da Folha de Pernambuco
A viabilização de um auxílio aos fornecedores de cana-de-açúcar deve sair nos próximos dias. A medida promove a distribuição de fertilizantes/adubo aos pequenos produtores e a expectativa é de que uma chamada pública seja divulgada no Diário Oficial de Pernambuco ainda nesta semana para dar início ao processo. De acordo com o vice-líder do governo, deputado Antônio Moraes (PSD), uma reunião entre ele e os secretários da Casa Civil, Túlio Vilaça, e o de Planejamento, Fabrício Marques, foi realizada para, dar o pontapé no auxílio.
Ainda segundo o deputado estadual, o recurso (R$ 38 milhões) virá diretamente do tesouro do estado para poder subsidiar o auxílio. Vale lembrar que as discussões em torno do tema se intensificaram principalmente após a aprovação do projeto de ajuste da Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao ano de 2026, que alterou o índice de remanejamento de recursos para 20%. O governo sinalizou que o fornecimento de fertilizantes viria mediante a aprovação da matéria, o que ocorreu no mês passado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Fim do plantio da cana
O presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade Lima, disse que o secretário da Casa Civil lhe garantiu que todos os processos burocráticos sobre o tema foram concluídos. Ainda assim, existe uma preocupação no setor com a proximidade do fim de plantação, principalmente na região da Zona da Mata. “Nossa expectativa é de que realmente o benefício saia o quanto antes. Não podemos perder este ciclo”, alertou.
Para Andrade Lima, mesmo com as sucessivas discussões sobre o tema, a expectativa é de um desfecho positivo sobre o tema. “Primeiro tivemos que aguardar toda o processo por conta da aprovação da LOA na Alepe. Desta vez, emperrou um pouco na parte burocrática, mas o sentimento é de que está mais perto do que nunca”, concluiu Alexandre Andrade Lima.
Leia mais: Milho, amendoim e macaxeira: Sergipe amplia produção para o São João









