Convênios buscam ampliar presença da fruticultura no mercado exterior

De acordo com a ApexBrasil, o setor de fruticultura tem um enorme potencial para alcançar novos mercados.

Por Kleber Nunes

O setor de fruticultura brasileiro, em especial o do Nordeste, receberá novos investimentos na ordem de R$ 9,4 milhões. O montante é resultado da renovação do convênio para o Projeto Setorial Frutas do Brasil assinado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

- Publicidade -

O objetivo do acordo é promover novos negócios oferecendo atendimento às empresas brasileiras exportadoras do setor em ações estratégicas, como a participação nas principais feiras internacionais e presença em eventos que contemplam agendas de relacionamento, rodadas de negócio, visitas técnicas, comerciais e degustação mundo afora. Somente de janeiro a junho deste ano o projeto gerou mais de U$S 170 milhões com exportações para mais de 40 destinos. Hoje 62 empresas são atendidas pela iniciativa.

Segundo o diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza, a renovação do convênio para mais dois anos, assinada na última quarta-feira (17), em Juazeiro (BA), e o investimento financeiro confirmam que o setor está em evidência e que o projeto tem sido vitorioso. “Mostra o engajamento e o amadurecimento da ação integrada de vários times e especialistas da ApexBrasil e parceiros, sempre focados nas necessidades dos clientes e do mercado. Além disso, é muito gratificante ter parceiros que executam bem o projeto e conquistam bons resultados, com vontade de avançar ainda mais”, disse Fiuza.

uvas
Hoje, 58% das frutas cultivadas no país vão para União Europeia, 15% para o Reino Unido e 12% para os Estados Unidos/Foto: Pixabay

De acordo com a ApexBrasil, o setor de frutas tem um enorme potencial para alcançar novos mercados. Apesar de ocupar ainda a 24ª posição no ranking de exportação, o país é o terceiro maior produtor mundial de frutas, ficando atrás somente da China e da Índia.

- Publicidade -

“As condições climáticas aliadas ao avanço de novas tecnologias possibilitam para a fruticultura alta produtividade com diversidade durante o ano todo, o que aumenta a competitividade e abre janelas de oportunidades de exportação para diversos países”, afirmou o gerente do Projeto Setorial, Jorge Souza.

Principais Mercados

Hoje, 58% das frutas cultivadas no país vão para União Europeia, 15% para o Reino Unido e 12% para os Estados Unidos. As principais frutas exportadas são manga, limão, melão e uva. A expectativa é de que nos próximos anos o Brasil conquiste novos mercados como o da Ásia e se posicione entre os dez maiores exportadores no mundo nesse segmento.

“Apesar de termos alcançado mais de US$ 1 bilhão em 2021 exportando 1,2 milhão de toneladas de frutas, ainda somos pequenos no mundo, Mas temos todas as condições de crescer. O setor da fruticultura é uma indústria que movimenta bem o mercado, emprega 16% da mão de obra do agro e remunera muito bem”, reforçou o diretor da Abrafrutas, Waldir Sérgio Promícia.

A empresa Argofruta, produtora e exportadora de manga, uva e limão, é uma das dez instaladas na região do Vale do São Francisco que produz e vende para países como Estados Unidos, Argentina, Chile, África do Sul e países da Europa. Atualmente, exporta cerca de 700 containers de manga, 300 containers de uva e 800 containers de limão por ano. Desde 2014, a Argofruta participa do Projeto Setorial e conta com esse apoio para que seus produtos avancem pelo mundo.

“As feiras são de extrema importância para networking, para acompanhar as novas tendências e para o contato direto com o cliente. Esse apoio da ApexBrasil e da Abrafrutas é fundamental para a nossa estratégia de exportação”, contou o gerente de operações da empresa, Alexandre Borin.

O Brasil tem hoje 2,5 milhões de hectares de produção de frutas e o setor gera mais de 5 milhões de empregos. Na região do vale do São Francisco se concentra a maior produção de frutas do país.

Consultoria para exportação

O Peiex Agro Frutas é uma ação inédita também lançada pela ApexBrasil, na quarta-feira, em parceria com a Abafrutas e a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). Trata-se de uma nova modalidade do Peiex, programa que a ApexBrasil vem realizando com empresas de todos os portes e setores em todo o Brasil, voltada especificamente para o setor de frutas. A partir do Núcleo de Petrolina (PE), técnicos especializados no setor atenderão gratuitamente e on-line até 50 empresas e produtores de frutas de qualquer lugar do Brasil interessados em começar a exportar.

“Uma modalidade que nasceu focada nas necessidades do produtor de frutas para tirar as principais dúvidas no momento de se preparar para exportação, com conteúdos exclusivos e atendimento especializado, customizado, realizado por técnicos dedicados ao setor”, explicou a gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado.

Neste, que é o terceiro convênio da ApexBrasil com a Facape, também serão beneficiadas empresas de outros setores econômicos. “além das 50 empresas e produtores de frutas, a meta é capacitar também 25 empresas de outras áreas localizadas na região do Vale do São Francisco, totalizando 75 empresas a serem qualificadas nos próximos dois anos”, explicou a diretora da Facape, Larissa Fernandes.

As empresas ou produtores que participam do Peiex terminam a capacitação com um plano de exportação focado em um produto e em um mercado alvo, baseado em pesquisa e análise de oportunidades. Além de empresas com CNPJ, produtores com CPF também poderão participar. Os interessados devem enviar um e-mail para: [email protected] .

O Peiex Agro Frutas e o Projeto Setorial Frutas do Brasil são ações independentes, mas complementares. Segundo a Apex, a partir do momento que os produtores e empresas estiverem capacitados para começar a exportar por meio do Peiex, o Projeto Setorial estará a postos para auxiliar na promoção dessas empresas e seus produtos no exterior.

Leia também:

Peiex Agro vai fortalecer exportações de frutas do São Francisco

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -