Sempre empenhado em reduzir a burocracia para atração de investimentos, o LIDE Pernambuco vem atuando através do Fórum de Competitividade de Pernambuco para ajudar 15 municípios a simplificar seus processos e alcançar um melhor ambiente de negócios.
“É uma ação que vai mudar a realidade desses municípios. Estamos trazendo os exemplos do Piauí, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que estão conseguindo bons resultados com uma legislação mais simplificada”, explica o presidente do LIDE-PE, Drayton Nejaim. Mas ele acrescenta que, além de simplificar as exigências, é preciso digitalizar os processos.
O fórum já realizou dois encontros e promoverá outro até o fim do ano. Além dos 15 municípios já listados, outros cinco devem aderir à iniciativa. Mas a intenção do LIDE não é escalar para os demais municípios pernambucanos neste momento. Isso será feito noutra etapa mais adiante. Nesta, serão feitas visitas aos municípios que estão alcançado resultados, assim como será criado um ranking de competitividade local.
A iniciativa conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e do Sebrae-PE, e se baseia num método para a simplificação da burocracia apoiado no texto da Lei de Liberdade Econômica.
Objetivo do fórum
O objetivo do Fórum é tornar os municípios pernambucanos atraentes para os investidores potenciais, tendência consolidada em larga escala com exemplos práticos nos estados do Rio Grande do Sul, Piauí e Minas.
O fórum conta com a presença do secretário de planejamento do Estado, Fabrício Marques, do presidente da ADEPE, André Teixeira, e do secretário executivo para atração de investimentos do Governo do Estado, Maurício Laranjeira. Do último encontro participou o autor da Lei de Liberdade Econômica, advogado Paulo Uebel, ex-secretário de administração da cidade de São Paulo, ex-secretário de desburocratização e governo digital do Ministério da Economia, e atual presidente da Cia. de Desenvolvimento de Minas.
Os prefeitos envolvidos nesta iniciativa são das cidades de Igarassu (Elcione Ramos), Palmares (Bartolomeu Jr), Toritama (Edilson Tavares), Bonito (Gustavo Adolfo Cesar) e Bezerros (Lucielle Laurentino), somados aos secretários de desenvolvimento econômico das cidades de Recife, Jaboatão, Caruaru, Olinda, Garanhuns, Gravatá, Ipojuca, Vitória de Santo Antão e Serra Talhada. O Fórum é uma ação do Comitê de Competitividade do LIDE Pernambuco que tem o economista Ecio Costa como presidente e o sócio e diretor regional da Deloitte, Edson Cedraz, na vice-presidência.
A próxima reunião de trabalho do Fórum, a terceira, ocorrerá no mês de outubro em data a ser marcada.
Leia também:
Descarbonização dá ao Nordeste a chance de reposicionamento nacional
Energias renováveis podem ser o caminho para reindustrialização do Nordeste
APM Terminals quer ajudar Suape a romper a barreira de 1 milhão de TEUs
APM Terminals oficializa investimentos em Suape “para acabar com problema histórico”
Investimentos da APM Terminals em Suape podem superar o anunciado