Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Pernambuco busca parcerias com o BID para financiamento da segurança pública

Raquel Lyra tenta, a partir de cooperação técnica e financeira com o BID, implantar o Programa Juntos Pela Segurança, que foi uma de suas promessas de campanha
reunião do governo com o BID para parcerias na área da segurança
O BID já firmou parcerias na área da segurança pública e justiça no Brasil, na América Latina e no Caribe. Foto: divulgação / SEI

Numa reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ocorrida na última sexta-feira (3), no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra discutiu a criação de parcerias na área de segurança pública. Durante o encontro, foram debatidas oportunidades de cooperação técnica e financiamento a serem aplicados na segurança pública. O BID já atua em oito estados brasileiros e possui experiências exitosas nas áreas de inclusão social, equidade, produtividade, inovação e integração econômica.

“Desde o primeiro dia de governo, nós estamos trabalhando para implantar o Programa Juntos Pela Segurança, que vai encontrar novas soluções para a segurança pública de Pernambuco. A taxa de feminicídio do Estado é 40% maior do que a média nacional, e na contramão do Brasil, a violência aumentou no ano passado, enquanto a de todo o país reduziu. Conseguimos um avanço nos primeiros 30 dias de governo com a redução na quantidade de homicídios, mas iremos avançar muito mais. É preciso repensar o modelo de segurança pública no Estado, que não vem dando resultados e não está garantindo a segurança das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Durante a reunião, a governadora ainda ratificou a orientação prioritária para seu time de secretários de lançar o Juntos pela Segurança. “O programa será um novo modelo de gestão da segurança pública com fortalecimento das ações de prevenção e requalificação da inteligência policial na repressão ao crime, especialmente ao crime organizado”, explica Raquel.

De acordo com o especialista em segurança pública cidadã e justiça designado para a sede do BID em Washington, Rodrigo Serrano, o banco poderá oferecer apoio técnico ao Estado na formulação de soluções na área de segurança. “O BID compartilhou a experiência no tema da segurança pública e justiça pelo Brasil, na América Latina e no Caribe. Podemos apoiar tecnicamente a formulação do programa Juntos pela Segurança, oferecendo assistência técnica, trazendo as melhores experiências nos eixos que a governadora indique como prioritário para Pernambuco”, detalhou.

A secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, afirma que a parceria com o BID poderá fortalecer o trabalho estratégico do Juntos pela Segurança. “Para a Segurança Pública, é extremamente importante que venha essa visão moderna que pense numa polícia cidadã e que procure integrar tanto o cidadão à segurança pública quanto os municípios. Nosso maior objetivo é que o cidadão pernambucano volte a se sentir seguro”, comentou a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia.

- Publicidade -

O Banco Interamericano de Desenvolvimento já executa projetos e modelos de inovação de políticas públicas para segurança, incluindo a integração de bases de dados, o georreferenciamento, modernização das polícias com avanço do policiamento proativo, transformação digital na justiça, incluindo algoritmo de prevenção da violência contra a mulher e prevenção de reincidência, melhorando o modelo de gestão do sistema prisional.

Leia também:

AkzoNobel inaugura usina solar em fábrica do Recife com capacidade de gerar 1.400 MWh

Raquel Lyra recebe demandas e cobranças de deputados em reunião nesta sexta-feira (3)

V.tal aposta alto no armazenamento de dados e inaugura seu 2º edge data center no CE

Comércio, turismo, alimentos e serviços tem expectativas otimistas para Carnaval 2023

Prorrogado até 31 de dezembro repasse de recursos da Lei Paulo Gustavo

Doceria recifense expande a marca e abre terceira unidade

Receita lança programa de autorregularização para quem está em procedimento fiscal

Suplentes assumem vagas no Senado deixadas por ministros nomeados por Lula

Justiça adota medida para acelerar pagamentos a trabalhadores do Grupo Americanas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -