- Publicidade -

Metrô do Recife receberá 11 trens e investimento inicial de R$ 500 milhões

Acordo entre Governo Federal e Pernambuco garante chegada de 11 trenss e cerca de R$ 500 milhões em investimentos no Metrô do Recife
- Publicidade -
A governadora Raquel Lyra e o ministro das Cidade, Jader Barbalho Filho, visitaram o metrô do Recife e anunciaram novas composições e investimentos Foto :Matheus Ribeiro/Folha de Pernambuco
A governadora Raquel Lyra e o ministro das Cidade, Jader Barbalho Filho, visitaram o metrô do Recife e anunciaram novas composições e investimentos Foto :Matheus Ribeiro/Folha de Pernambuco

O período de quebras quase diárias do Metro do Recife está perto de acabar. A assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Governo de Pernambuco e o Governo Federal abriu caminho para a chegada de 11 composições ao Metrô do Recife, além de um pacote de investimentos que soma cerca de R$ 500 milhões em intervenções na malha, nas estações e na renovação do sistema de transporte metropolitano. O anúncio foi feito durante visita técnica do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e da governadora Raquel Lyra às instalações da CBTU na Região Metropolitana do Recife, nesta sexta-feira (16).

Segundo o ministro, cinco composições virão da antiga operação da CBTU em Belo Horizonte e outras seis da Trensurb, de Porto Alegre. “Nós estamos trazendo trens seminovos para cá, para o Recife, exatamente para que nós possamos tirar esses trens hoje que não têm mais condição de uso, para que a gente possa primeiro pensar na segurança das pessoas, dos usuários”, afirmou Jader Barbalho Filho.

Indagado sobre as condições dos trens que estão vindos para o Recife, o ministro garantiu que os técnicos da companhia avaliaram previamente os equipamentos. “Os técnicos da CBTU que foram até Porto Alegre e até Minas Gerais nos garantiram que os trens estão em condições muito melhores do que os trens que hoje operam aqui.”

A governadora Raquel Lyra detalhou o cronograma de chegada das composições. “Serão cinco composições que vêm de Belo Horizonte e seis que virão de Porto Alegre e chegarão até junho deste ano. Os primeiros, de Belo Horizonte, chegam já a partir de fevereiro”, disse. De acordo com ela, a liberação mais rápida dos trens mineiros ocorre porque parte da frota já foi substituída por novas unidades no sistema de Belo Horizonte.

Obras no metrô

O pacote de ações anunciados nesta sexta-feira inclui obras emergenciais na infraestrutura. O ministro citou intervenções como troca de telhados para evitar infiltrações nas estações, recuperação de trilhos e dormentes, além de reformas estruturais em plataformas e terminais. “A previsão é que nos próximos 30 dias a gente já inicie essas reformas. Essa semana já deve estar sendo feita a liberação dos recursos, porque nós temos pressa, até porque a quadra da chuva vai se iniciar”, afirmou.

Raquel Lyra destacou que parte das intervenções já começou. “As obras de alguns trechos, tanto dos trilhos quanto dos dormentes, já estão ocorrendo. Esse investimento da ordem de R$ 500 milhões começa nos trilhos, avança para os terminais e estações e chega aos novos vagões e composições”, declarou. Segundo a governadora, o acordo de cooperação técnica permite ao Estado acompanhar o cronograma e ter acesso às informações orçamentárias da CBTU.

Além do metrô, o pacote inclui R$ 300 milhões para a aquisição de 100 ônibus elétricos destinados ao sistema metropolitano. “Está firmado em compromisso com o Governo Federal e com o Ministério das Cidades mais de R$ 300 milhões para compra de 100 ônibus elétricos, com ar-condicionado, para também injetar investimentos no sistema de transporte metropolitano”, disse Raquel Lyra. A governadora explicou que, após a abertura do sistema para recebimento dos recursos, o Estado dará início ao processo de compra. “Pela experiência que temos na aquisição de ônibus escolares, esse prazo tem durado em torno de seis meses, mas já estamos em contato com empresas para acelerar.”

Promessa de manter empregos

Durante o encontro, representantes sindicais questionaram a compatibilidade técnica das composições e os impactos sobre os trabalhadores da CBTU. Jader Barbalho Filho respondeu que a avaliação técnica foi prévia e que não haverá prejuízo aos empregos. “Nós preservaremos todos os empregos. Ninguém será prejudicado. A nossa intenção é a preservação dos empregos, mas, acima de tudo, cuidar para que a população da Região Metropolitana do Recife tenha um transporte digno”, afirmou.

A governadora Raquel Lyra associou o investimento à necessidade de reduzir o tempo de deslocamento na Região Metropolitana. “Hoje, muitas pessoas passam duas horas e meia, três horas para ir e voltar do trabalho. O que a gente quer permitir é que as pessoas tenham mais tempo com suas famílias. Isso só é possível com investimento em transporte coletivo de massa”, disse.

Primeiro passo

O cronograma apresentado prevê que a primeira etapa de reparos emergenciais e chegada das composições seja concluída em até seis meses. Jader Barbalho Filho ressaltou que os R$ 500 milhões anunciados representam o início do processo. “Isso é o primeiro passo. Ainda há muita coisa a ser feita, mas é preciso iniciar. A população só vai acreditar se os investimentos chegarem, se os trens novos chegarem e se as mudanças começarem a acontecer.”

A governadora reforçou que o tema vem sendo tratado como prioridade desde o início da gestão. “Sempre colocamos que o Governo de Pernambuco seria parte da solução para o metrô. Tudo aquilo que diz respeito à população da Região Metropolitana diz respeito à governadora de Pernambuco”, afirmou.

Veja também:

Lula anuncia R$ 4 bilhões para a reestruturação do metrô do Recife

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -