TIM anuncia na Paraíba a primeira rede 5G SA do Nordeste

A novidade chega inicialmente a 13 bairros da capital paraibana. Confira aqui quais são eles.
5G
Foto: Pixabay

A TIM anunciou que ativará, nesta sexta-feira (29) a primeira rede 5G Standalone do Nordeste. A cidade escolhida foi João Pessoa, capital da Paraíba. A operação se dá logo após liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A novidade chega inicialmente a 13 bairros da capital paraibana (Manaíra, Altiplano, Cabo Branco, Bessa, Brisamar, Centro, Ipes, Cidade Universitária, Jardim Luna, Jardim Oceania, Jardim Treze de Maio, Tambauzinho e Torre) e, em breve, terá expansão para outras áreas da cidade conforme evolução da demanda do mercado. A capital paraibana conta com a ativação de duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G.

- Publicidade -

No início do mês, a TIM lançou comercialmente a tecnologia em Brasília com maior número de antenas e percentual de população coberta. A operadora foi a única que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone, permitindo que o Brasil se beneficiasse da tecnologia 5G mais arrojada e de excelência mundial.

A chegada da nova rede no Nordeste é estratégica para a companhia. “Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social e nos orgulhamos, aqui na TIM, de liderar esse movimento histórico para o país e para a região Nordeste. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros. Hoje temos a maior cobertura 4G do Nordeste e vamos ter a maior e melhor rede 5G do país, já garantindo, nesse momento, mais que o dobro da cobertura mínima exigida”, destaca Marco Di Costanzo, Diretor de Desenvolvimento de Rede da TIM Brasil.

A ativação da nova tecnologia em João Pessoa faz parte de uma ampla jornada da companhia que preparou o ecossistema brasileiro para a chegada do 5G e contou, inclusive, com iniciativas na Paraíba. Em 2019, a companhia ativou o primeiro TIM 5G Living Lab do Nordeste, em parceria com o VIRTUS (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Nokia.

- Publicidade -

O projeto utilizou a tecnologia em rede real da operadora, conforme licença específica da Anatel, com foco na criação de soluções e inovação tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de software e automação. Na parte de experimentação, o público conheceu o futuro do 5G aplicado na saúde, construção civil, educação, indústria, casa conectada e agronegócio.

No ano passado, também em preparação para a chegada da nova tecnologia, a TIM investiu fortemente na Paraíba, completando a cobertura 4G em todos os 223 municípios do Estado. Ao alcançar a meta, a companhia antecipou o plano nacional, de abrangência total do país até 2023, e deu um importante passo na disseminação do 5G no Estado. Atualmente a TIM também está presente nas 223 cidades paraibanas com o VoLTE, serviço de voz sobre a rede 4G, e tem 135 cidades NB-IoT (rede de internet das coisas).

Novas possibilidades para o cliente final

Para o consumidor final, a operadora vem apostando em segmentos que se beneficiarão dos diferenciais da nova tecnologia, como a baixa latência. “Nosso cliente perceberá a diferença na velocidade da navegação na internet durante seu dia a dia, especialmente aqueles que usam seu aparelho para serviços que trafegam maior volume de dados, como streaming e trabalho com dados em nuvem, por exemplo, além de jogos online, em que a baixíssima latência é essencial. Para estes perfis, desenvolvemos uma oferta especial que permitirá o acesso à rede 5G Standalone sem custos e com uma experiência inovadora”, comenta Paulo Esperandio, CMO da TIM.

Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos Gbps, até 100 vezes mais que a rede 4G, o 5G da TIM promete revolucionar também o mercado corporativo com a massificação de soluções de IoT e impulsionar importantes setores da economia, como as áreas de educação, saúde, transporte, segurança, entre outras. A operadora já está atuando com pilotos 5G ao lado de seus clientes corporativos e fechando novas parcerias para digitalizar negócios.

Leia também:

Neoenergia investe em bicicletas e carregamento elétricos em Noronha

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -