Neoenergia investe em bicicletas e carregamento elétricos em Noronha

As bikes elétricas vão estar funcionando em Noronha no próximo verão. Elas serão usadas pra fins turísticos.
Fernando de Noronha vai ter um sistema de bikes elétricas bancadas pelo programa de P&D do Grupo Neoenergia

Por Kleber Nunes

No próximo verão, moradores e turistas que visitarem Fernando de Noronha (PE) poderão circular por parte do arquipélago com bicicletas elétricas. Os veículos estarão à disposição depois da conclusão da instalação das estações de carregamento, que começa já no mês de agosto. A novidade se soma as 13 bikes de aluguel do projeto Pernambuco à Bike da Ilha, e deve contribuir para fomentar o turismo sustentável na área. Ao todo serão quatro terminais com seis conexões, o que permitirá o carregamento de até 24 bicicletas ao mesmo tempo. Eles ficarão localizados em frente à Praça Flamboyant, no bairro de Floresta Nova; próximo ao Restaurante Mergulhão, no Porto; na Praça do Trinta e próximo à sede do ICMBIO. A energia consumida pelas bikes será gerada a partir de placas fotovoltaicas instaladas nas coberturas das estações.

- Publicidade -

O sistema das bikes é desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco. Segundo o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues, a iniciativa faz parte de uma série de soluções de sustentabilidade e preservação do meio ambiente que a concessionária está desenvolvendo em Fernando de Noronha.

“A instalação de uma infraestrutura para a utilização de bicicletas elétricas contribui diretamente para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo uma possibilidade de deslocamento diferenciada muito procurada por turistas em locais paradisíacos como Noronha”, afirmou Rodrigues.

Carros elétricos

Além da instalação de carregadores para bicicletas, a Neoenergia está levando 18 veículos elétricos para a Ilha por meio do Projeto Trilha Verde. A ideia é promover um estudo para identificar, avaliar e contribuir com o desenvolvimento de soluções e modelos de negócio voltados a mobilidade elétrica para o arquipélago.

- Publicidade -

De acordo com a companhia, os automóveis ficarão à disposição de pousadas, locadoras, instituições que atuam na ilha, administração, equipes técnicas da concessionária e outros negócios ligados ao turismo. A intenção é analisar a utilização dos veículos em cada setor da economia local.

O Trilha Verde prevê ainda a instalação de 12 estações de carregamento veiculares. O abastecimento desses postos será realizado totalmente com energia limpa, fornecida pela geração de duas novas usinas solares também implantadas pela Neoenergia. A potência instalada total das plantas será de 100 kWp (quilowatt-pico) e a primeira delas já foi concluída. Essa capacidade é aproximadamente três vezes maior do que a necessidade inicial do projeto. O excedente será injetado na rede de distribuição, ampliando o uso de uma fonte renovável pelos consumidores de Noronha.

Para permitir o uso de energia limpa mesmo nos momentos em que não houver geração solar suficiente, será implantado também um sistema de armazenamento de energia com potência de 100 kW/200 kWh.

O Trilha Verde integra o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a parceria do Governo de Pernambuco, da Renault, WEG, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), IATI, do CPqD, eiON e Incharge.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -