sexta-feira, 29/03/2024

Escudo Senfio para proteger contra a Covid-19

Por Patrícia Raposo A pandemia da covid-19 levou a Senfio, uma startup madura com sede em Recife e focada em produtos wireless, a investir no desenvolvimento de uma luminária inteligente que tem por objetivo oferecer proteção contra o vírus da covid-19. A luminária chama-se Escudo Senfio e conta com lâmpadas ultravioleta tipo C. O dispositivo […]

Por Patrícia Raposo

A pandemia da covid-19 levou a Senfio, uma startup madura com sede em Recife e focada em produtos wireless, a investir no desenvolvimento de uma luminária inteligente que tem por objetivo oferecer proteção contra o vírus da covid-19. A luminária chama-se Escudo Senfio e conta com lâmpadas ultravioleta tipo C. O dispositivo tem a propriedade de inativar o vírus da covid-19, alterando seu DNA.

- Publicidade -
Elyr Teixeira, fundador da Senfio

Uma vez que esteja corretamente dimensionada para o local onde será aplicada, a lâmpada pode fazer a desinfecção de forma imediata. Uma área de 24 m², por exemplo, requer três luminárias e a desinfecção é feita em cerca de três minutos.  Mas a quantidade de lâmpadas pode ser menor. No entanto, o tempo necessário à desinfecção aumenta.

Assim que a lâmpada é desligada, o ambiente já pode ser usado. Durante seu acionamento, porém, as pessoas e animais precisam deixar o local. Todo ar e toda superfície que for tocada pela luz é desinfetada.  “A luz alcança cantos que nem sempre são limpos num processo de limpeza manual, além de eliminar também fungos e bactérias”, explica o fundador da Senfio, Elyr Teixeira.

Diferencial

- Publicidade -

Ter uma luminária ultravioleta tipo C não é suficiente para garantir a desinfecção do ambiente. A Nota Técnica nº 32 de 2021 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) traz as orientações que permitem a uma luminária ultravioleta tipo C ter o efeito desejado. Uma das exigências da Anvisa é que a haja um projeto para cada ambiente, definindo a quantidade de lâmpadas, posição e o tempo que devem ficar ligadas. E o Escudo Senfio já vem com o PBS – Projeto de Biossegurança Senfio.

Luminária Escudo Senfio

“Se você precisa que as lâmpadas fiquem ligadas só cinco minutos, porque deixá-las ligadas por meia hora?”, alerta Elyr. Ele explica que, como a luminária é inteligente, é possível automatizar sua operação. “Basta você apertar um botão e o dispositivo vai rodar o processo de desinfecção que consta no projeto básico”, revela.

A luminária tem o mesmo nível de consumo de uma lâmpada fluorescente normal e durabilidade de 9 mil horas. “Se se você usa uma hora por dia, ela pode durar anos”, calcula Elyr. Cada luminária custa R$ 1.100,00, incluindo o projeto de biossegurança.

O produto tem sido usado em consultórios, mas é apropriado para elevadores, lojas, agências bancárias, salas de reunião, academias, escolas. “Um ambiente pode ser limpo durante à noite para reduzir sua carga viral para as atividades do dia seguinte e isso pode ser facilmente programado pelo aplicativo. Ter um ambiente com esse dispositivo é um diferencial competitivo nos dias de hoje”, diz.

Carro-chefe

Apesar desta novidade, o carro-chefe da Senfio é o termômetro Monitore Senfio, que faz o monitoramento wireless da temperatura e envia as informações para uma plataforma na web, para controle da temperatura e umidade de forma completamente remota, com alertas em caso de irregularidades no ambiente ou nos produtos monitorados.

O termômetro Monitore Senfio faz o monitoramento wireless / Foto: divulgação

É um dispositivo que a Senfio já difundiu entre hemocentros, hospitais e fábricas, onde o controle de temperatura e umidade é um fator de segurança. “Tudo que tem temperatura como alvo crítico pode ser monitorado, inclusive o armazenamento de vacinas. Vimos que sem monitoramento, muitas vacinas para combater a covid-19 foram perdidas nos últimos meses recorda” Elyr.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -