Teresa Leitão destaca Sebrae para micros e pequenos empresários

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), em sessão semipresencial do plenário da Casa, nesta quarta-feira (6/12), enalteceu programas desenvolvidos pelo Sebrae, presidido hoje pelo ex-deputado e ex-prefeito Décio Lima, de Santa Catarina. “Educador ou educadora é todo aquele que compartilha conhecimentos, que troca saberes, que compartilha ideias. Todo aquele que facilita o aprendizado, o domínio da […]
eresa destacou o Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica - o Sebraetec, que já alcançou 20 anos; e o Programa Agentes Locais de Inovação - o ALI, que está completando 15 anos. Foto: Mariana Leal
Teresa destacou o Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica – o Sebraetec, que já alcançou 20 anos; e o Programa Agentes Locais de Inovação – o ALI, que está completando 15 anos. Foto: Mariana Leal

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), em sessão semipresencial do plenário da Casa, nesta quarta-feira (6/12), enalteceu programas desenvolvidos pelo Sebrae, presidido hoje pelo ex-deputado e ex-prefeito Décio Lima, de Santa Catarina. “Educador ou educadora é todo aquele que compartilha conhecimentos, que troca saberes, que compartilha ideias. Todo aquele que facilita o aprendizado, o domínio da cultura, das ciências e das técnicas. É quem multiplica o saber e, dessa forma, melhora a vida das pessoas e o Sebrae e seus profissionais, ao longo de mais de 50 anos, vêm desempenhando esse papel”, lembrou Teresa, que é professora de formação.

Teresa destacou o Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica – o Sebraetec, que já alcançou 20 anos; e o Programa Agentes Locais de Inovação – o ALI, que está completando 15 anos. O ALI é um programa de extensão que apoia a inovação e o desenvolvimento locais, em parceria com o CNPq, enquanto o Sebraetec é o mais consolidado programa de extensão tecnológica da América Latina, conectando pequenos negócios a uma rede de milhares de empresas prestadoras de serviços tecnológicos, promovendo a inovação por meio do aperfeiçoamento de processos, produtos e serviços.

- Publicidade -

Ovelhas e bolo de rolo

Para exemplificar o sucesso dos programas do Sebrae, a senadora escolheu duas experiências desenvolvidas em Pernambuco.

A primeira vem do Rancho Dudé, em Cabrobó, no sertão do estado. O criador João Berlúcio recebeu apoio tecnológico para aprimorar uma raça de ovelhas — a raça Berganês. As ovelhas dessa raça têm pelo curto, que não se presta à produção de lã, mas os animais são grandes e se destinam à produção de carne. Com o melhoramento genético do plantel, o rancho transformou-se em um pequeno negócio que passou também a comercializar reprodutores e matrizes de excelente qualidade para produtores da região e de outros estados.

O segundo caso tem a ver com uma iguaria tipicamente pernambucana: o bolo de rolo, patrimônio cultural e imaterial do estado. Em Camaragibe, os irmãos Alamys e Alesson criaram, em poucos anos, a partir do zero, uma fábrica que produz mais de 20 toneladas de bolos de rolo por ano. Hoje, eles vendem para mais de 300 estabelecimentos, incluindo grandes supermercados em Pernambuco e em outros estados nordestinos. Os irmãos receberam apoio dos programas do Sebrae em vários momentos, da abertura do negócio à gestão comercial, financeira e jurídica, além de produção e inovação tecnológica.

- Publicidade -

“Menciono apenas esses dois casos, mas os números do ALI e do Sebraetec são reveladores. Entre 2019 e 2022, o Sebraetec prestou serviços tecnológicos para mais de 190 mil empresas. O ALI, por sua vez, conta hoje com quase 2 mil bolsistas em suas diversas áreas de atuação. Esses dois programas são importantíssimos e merecem nosso reconhecimento, nossa atenção e todo o nosso apoio. Vida longa ao Sebrae e aos seus programas”, concluiu Teresa Leitão.

Leia também:
Raquel Lyra faz balanço do primeiro ano de gestão em Pernambuco
Alepe aprova orçamento de 2024 com acréscimo de R$ 1,1 bilhão
Governo Federal pagará auxílio a pescadores e marisqueiras de Maceió
Mina da Braskem em Maceió afunda a 2,6 centímetros por hora
Governador de Alagoas leva ‘Caso Braskem’ à Presidência, Congresso, STF e TCU
Peixe na água e rede vazia: desastre da Braskem atinge pescadores
Prefeito de Maceió apresenta levantamento de danos ao governo federal

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -