
Por Anthony Santana, da Folha de Pernambuco
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deve, finalmente, votar o aumento do percentual de remanejamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 na sessão plenária desta quinta-feira (23).
Um acordo estabelecido pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (MDB) com a governadora Raquel Lyra (PSD) garantiu que o Executivo enviará ainda nesta quarta-feira (22) um novo projeto para ampliar o índice de remanejamento no orçamento para 20% e a inclusão do projeto na ordem do dia de votação de quinta.
A informação foi confirmada por Porto na reunião plenária desta quarta (22) da Alepe. “Liguei para a governadora e pedi para ela mandar um novo projeto de lei, já que os que estavam aqui estavam tendo alguma dificuldade e ficou de ser votado amanhã aqui, tanto na comissão (de Finanças), mas ser votado em duas votações do plenário pra deixar essa questão da LOA já resolvida amanhã de manhã”, declarou Álvaro.
Reunião com prefeitos interessados na LOA
Pouco antes do início da reunião, o deputado Álvaro Porto (MDB), teve uma reunião com prefeitos da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que pediram pela aprovação do ajuste no orçamento.
Uma comissão formada por prefeitos, deputados governistas e deputados de oposição, incluindo Mário Ricardo (Pode) e Diogo Moraes (PSB), além do procurador da Casa, Hélio Lúcio Dantas,se dirigiu ao Palácio do Campo das Princesas para confirmar a realização do acordo.
Leia mais: Déficit digital limita inserção de trabalhadores do NE no mercado de IA









