
Pré-candidato ao Senado em 2026, em um cenário de múltiplos nomes na base aliada ao prefeito do Recife e apontado como provável candidato ao Govero do Estado, João Campos, o ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, diz contar com um apoio de peso. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou simpatia pelo nome do seu colaborador para a disputa pela Casa Alta do Parlamento. De acordo com Silvio Filho, a declaração de apoio foi feita durante encontro no Palácio do Planalto, do qual participaram o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, o presidente da Câmara, deputado federal Hugo Motta, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
De acordo com Silvio Costa Filho, a sinalização fortalece sua posição dentro do campo aliado ao presidente Lula no Estado, cujo escolhido será companheiro de chapa do senador e candidato à reeleição Humberto Costa (PT) . “O mais importante é que o presidente Lula comunicou ao partido oficialmente o desejo de ter a nossa candidatura para o Senado aqui em Pernambuco. Isso nos motiva muito e nos deixa de responsabilidade. Estou muito grato ao presidente Lula por estar nos estimulando a disputar as eleições de 2026 ao lado do prefeito João Campos e do senador Humberto Costa”, afirmou.
Federação com o MDB
O ministro destacou que a aliança entre o Republicanos e o presidente já está consolidada no Estado. “Aqui em Pernambuco nós estaremos com o presidente. O próprio Marcos Pereira já comunicou isso a Lula. Essa questão do apoio nosso ao presidente está resolvida”, disse. Segundo ele, a estratégia nacional do partido passa por articulações com outras legendas, como o MDB, e deve avançar nos próximos meses. Mas que, desde julho, as negociações estão paradas.
“Há um desejo hoje por parte do MDB nacional de fazer essa federação. E nós, do Republicano, nós estamos avaliando, fazendo esse mapeamento do Brasil. Agora no mês de setembro, outubro, a gente poder sentar mesmo com o MDB e fazer uma conversa mais objetiva sobre 2026”, colocou o ministro.
Silvio Costa Filho lembrou que outras pré-candidaturas já foram colocadas para a disputa ao Senado, como as do ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, da ex-deputada federal Marília Arraes, do senador Humberto Costa e do senador Fernando Dueire. “Todos são quadros qualificados, mas eu tenho certeza de que na hora certa nós vamos sentar à mesa, unir o nosso campo e fazer uma grande eleição em 2026”, declarou.
Silvio acredita no apoio do Republicanos a Lula
Sobre a posição do partido em nível nacional, Silvio afirmou que a tendência é de fortalecimento da base de Lula. Ele citou, por exemplo, os estados da Paraíba, Maranhão e Piauí, que devem se alinhar ao presidente em 2026.
O ministro também comentou a situação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, filiado ao Republicanos. “Todas as vezes que estive com o governador Tarcísio, inclusive há 15 dias, ele me disse que não é candidato. Ele tem compromisso com São Paulo e me passou que será candidato à reeleição. Mas é preciso aguardar, estamos longe do prazo de desincompatibilização”, observou.
Para Silvio, o cenário favorece a reeleição de Lula. “É meu sentimento que o governo do presidente Lula vai chegar muito fortalecido em 2026. Vamos ter um grande ano do ponto de vista econômico, de geração de emprego e de redução da taxa de juros. Tenho muita confiança que o presidente Lula vai se reeleger”, avaliou.
Veja também:
Eleito no PT, Carlos Veras afirma que foco em 2026 será Humberto e Lula








