- Publicidade -

Eleito no PT, Carlos Veras afirma que foco em 2026 será Humberto e Lula

Novo presidente do PT-PE, Carlos Veras afirma que partido atuará por reeleger Lula e manter Humberto Costa no Senado
- Publicidade -
Antes mesmo de a apuração chegar ao fim, Carlos Veras foi declarado vencedor com mais de 90% dos votos Foto: Divulgação
Antes mesmo de a apuração chegar ao fim, Carlos Veras foi declarado vencedor com mais de 90% dos votos Foto: Divulgação

Eleito presidente estadual do PT em Pernambuco com percentual acima 90% dos votos apurados até agora, o deputado federal e 1º secretário da Câmara, Carlos Veras, afirmou que a prioridade de sua gestão até as eleições do próximo ano será fortalecer o partido para garantir a reeleição do presidente Lula e do senador Humberto Costa em 2026. Os dados preliminares do Processo de Eleição Direta (PED) consideram o resultado em 115 dos 152 municípios participantes que já totalizaram a contagem.

“Vamos constituir um grupo de trabalho e debater Pernambuco. Mas as nossas prioridades são as reeleições de Humberto Costa e do presidente Lula”, declarou Veras. A fala ocorreu após a consolidação dos votos, embora o resultado oficial ainda não tenha sido divulgado pela Secretaria de Organização Estadual do PT.

Veras criará um grupo de trabalho no PT sobre as eleições

Carlos Veras afirmou que o grupo de trabalho a ser criado terá como missão elaborar, em diálogo com as bases, um projeto político para o estado, focado em propostas concretas e alinhado ao governo federal. “Temos que discutir conteúdo, programa. Defendemos os trabalhadores pernambucanos. Somos o PT do Bolsa Família, da Farmácia Popular. O PT que coloca os mais pobres no orçamento. Temos que arrancar esse compromisso de quem vai governar o estado”, disse o novo presidente estadual.

Veras também destacou que a renovação do mandato de Humberto Costa é um ponto de consenso dentro do partido em Pernambuco. “Pode-se ter divergências internas. Mas contra o mandato dele, ninguém tem. Além disso, o presidente Lula precisa de mais senadores alinhados com o Governo, para evitar a expansão da extrema-direita”, afirmou.

Com o apoio das principais correntes internas do partido e o respaldo dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, Veras defendeu a unidade como base de sua vitória. “Isso representa a construção da unidade que nós fizemos, com as forças políticas. Não vou trabalhar sozinho. Tenho o apoio das principais lideranças. Foi um compromisso com as chapas de que iríamos trabalhar juntos. Não vou administrar só”, afirmou.

Com a eleição, o deputado passa a conciliar três funções: parlamentar, membro da Mesa Diretora da Câmara e presidente estadual do PT. “Vou trabalhar triplicado agora”, declarou.

Atual presidente do partido, Humberto Costa anunciou Edinho Silva como vencedor e futuro comandante da legenda no Brasil Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação

Edinho Silva será o presidente nacional

Assim como em Pernambuco, apesar de a apuração não ter sido encerrada, o icandidato Edinho Silva foi anunciado como vencedor do PED do PT e será o novo presidente nacional. O anúncio foi feito pelo senador Humberto Costa, presidente do PT, na sede da legenda, em Brasília, na noite desta segunda-feira (07).

O processo eleitoral correu em tranquilidade em todo o país e os filiados puderam votar para eleger dirigentes municipais, estaduais e na chapa nacional. Até à noite desta segunda-feira, haviam sido apurados 342.294 votos para a presidência do partido. Destes, 239.155 foram para Edinho, o que corresponde a 73% dos votos. Em segundo lugar, ficou Rui Falcão, com 36.279 votos (11,15%), em terceiro, Romênio Pereira, com 36.009 (11,06%) e em quarto, Valter Pomar: 14.006 votos (4,30%).

Em entrevista, Edinho destacou que o PED é um processo muito importante e que revela a grandeza do partido. “Estamos falando de um PED que vai passar de 400 mil afiliados votando. Sem dúvida alguma, só um partido como o PT que pode realizar um número como esse. Quero agradecer muito a Rui Falcão, Romênio Pereira e Valter Pomar que participaram comigo deste processo, realizando as condições para que a gente pudesse estar debatendo, dialogando com o partido, melhorando propostas. Agradecer a nossa militância, nossos afiliados, que me deram este voto de confiança que farei de tudo para honrar. presidente Lula também, pelo voto de confiança Essa é uma missão que vai exigir muito e estou muito animado para cumpri-la”, disse.

Veja também:

Com Lula no Brics, PT organiza urna especial para garantir seu voto no PED

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -