Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Olinda: Gleide Ângelo muda de domicílio eleitoral e apimenta disputa eleitoral

Medida foi tomada no final do prazo para a alteração e é uma alternativa no campo da esquerda em Olinda
Gleide Ângelo assumiu o comando do PSB em Olinda há cinco meses. Agora transferiu o domicílio eleitoral para lá

Márcio Didier

A disputa pela Prefeitura de Olinda ganhou um novo ingrediente na tarde deste sábado, após a deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) anunciar a mudança do domicílio eleitoral para a cidade. A entrada da parlamentar na disputa vinha sendo aguardada. No entanto, nos bastidores, as informações era de que ela não estaria disposta a concorrer à prefeitura.

O ânimo dela teria mudado a partir das pesquisas internas do PSB, que a colocaram na frente em todos os cenários. Ela, que já havia assumido o comando do partido no município há cinco meses, começou a trabalhar a cabeça para entrar no páreo.

No entanto, a prioridade no campo de esquerda do município era e continua sendo do PCdoB, que governou o município por 16 anos. Mas o nome da legenda para a disputa, a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, tem muitos poréns para assumir a candidatura. Ela tem até junho para se desincompatibilizar do cargo. Mas antes tem que resolver a questão da unidade das esquerdas em Olinda e o espaço do partido no Governo Federal. Sempre que indagada afirma que está disposta, mas o entusiasmo da resposta diz o contrário.

Nomes da federação

Há outros nomes na federação PT/PCdoB/PV, como o vereador Vinicius Castelo (PT) e a recém-filiada ao PT Eugênia Lima, que foi candidata ao Senado pelo PSOL e tem bom trânsito no município. No entanto, os números favorecem Gleide Ângelo e isso pode pesar na hora em que os partidos sentarem para uma definição.

- Publicidade -

O partido, que correu para montar uma chapa de vereadores no município, está confiante na candidatura de Gleide Ângelo em Olinda, e no sucesso da empreitada.

“Estamos muito felizes em anunciar que a deputada Delegada Gleide Ângelo transferiu seu domicílio eleitoral para Olinda. Ela assumiu a presidência municipal do PSB no fim do ano passado, tem se reunido com segmentos organizados e outros partidos e tem trabalhado no fortalecimento do debate sobre Olinda. O PSB, as propostas do nosso campo e Olinda como um todo ganham com esse passo”, avaliou o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes.

 Transferência para Olinda contestada

Horas depois do anúncio da mudança do domicílio eleitoral, circularam informações na cidade de que a parlamentar tem uma pendência na Justiça Eleitoral que inviabilizaria a transferência. Seria uma multa relacionada a sua campanha para deputada estadual

Pessoas ligadas a Gleide Ângelo garantem que isso está sendo resolvido e que não é impeditivo para a mudança de domicílio.

O nome de Lupércio

No campo do prefeito Professor Lupércio, no entanto, a situação já está definida. A candidata será a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e pré-candidata à sucessão de Olinda, Mirella Almeida, de 30 anos.

Ele filiou-se no mês passado ao PSD, partido da base de Raquel Lyra. Com isso, deverá ser reproduzida em Olinda a disputa que se prevê para o Governo do Estado em 2026, entre a governadora e o prefeito do Recife, João Campos. Prévias deste embate ocorrerão em vários municípios de Pernambuco nas eleições municipais de outubro próximo.

Mirella Almeida tem sido braço direito do prefeito Professor Lupércio, desde 2015, quando esse ainda era deputado estadual. Coma chega dele à Prefeitura de Olinda, em 2017, Mirella assumiu a Secretaria de Governo do município. Depois ela foi nomeada secretária de Planejamento e Fazenda.

Em agosto de 2023, quando já era trabalhada para ser a candidata à sucessão do prefeito pelo campo governista, ela foi transferida para a pasta de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, responsável por tocar as obras estruturadoras no município, como o binário da Getúltio Vargas, principal via de comércio do município.

Veja também:

Em Olinda, Márcio Botelho terá Antônio Campos como pré-candidato a vice

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -