quinta-feira, 18/04/2024

Raquel Lyra e prefeito de Garanhuns buscam consenso para FIG 2024

Adversários políticos, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), estiveram reunidos, nesta terça-feira (5/3), no Palácio do Campo das Princesas. Em pauta no encontro, a apresentação de planejamento para a realização do 32º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Uma nova reunião entre as equipes do Governo do Estado […]
A governadora Raquel Lyra (PSDB) se reuniu com o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), no fim da tarde desta terça-feira (5), no Palácio do Campo das Princesas. Foto: Hesíodo Góes/ Secom
A governadora Raquel Lyra (PSDB) se reuniu com o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), no fim da tarde desta terça-feira (5), no Palácio do Campo das Princesas. Foto: Hesíodo Góes/ Secom

Adversários políticos, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), estiveram reunidos, nesta terça-feira (5/3), no Palácio do Campo das Princesas. Em pauta no encontro, a apresentação de planejamento para a realização do 32º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Uma nova reunião entre as equipes do Governo do Estado e da Prefeitura de Garanhuns será realizada nas próximas semanas para detalhamento de ações planejadas para a edição deste ano.

No ano passado, a Prefeitura de Garanhuns disse que assumiria a organização do evento, o que contrariava o Governo de Pernambuco. O FIG está previsto para acontecer entre os dias 11 e 28 de julho de 2024. Algumas atrações, inclusive, foram anunciadas pela administração municipal: : José Augusto, Biquíni Cavadão, Anavitória, Ana Carolina, Pitty, Hungria, Teto e Jota Quest.


Divergências políticas

O município de Garanhuns, distante 230 quilômetros da capital pernambucana, é uma das cidades polo mais importantes do Agreste. Com 140.577 habitantes e 97.229 eleitores, Garanhuns promete um das mais acirradas eleições de sua própria história e também de Pernambuco.

No atual cenário, são duas as principais pré-candidaturas ao Palácio Celso Galvão: De um lado, o prefeito Sivaldo Albino (PSB), que tentará a reeleição sem a presença do seu partido no comando do Palácio do Campo das Princesas, como aconteceu em 2020.

Do outro lado, o deputado estadual, Izaías Régis (PSDB), líder governista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), correligionário da governadora Raquel Lyra, que já foi prefeito do município por dois mandatos (2013-2020), mas não conseguiu fazer o seu sucessor nas eleições de 2020 tenta voltar ao poder. Também nesta semana, o tucano já indicou quem será o vice na sua chapa, o médico Ulisses Pereira.

A disputa chegou até a esquentar os ânimos entre governistas e oposicionistas da Alepe. Izaías Régis criticou a gestão do atual prefeito de Garanhuns e o último governo do PSB, realizado pelo ex-governador Paulo Câmara.

“O PSB não tem jeito, não. Eles não aceitam o governo Raquel Lyra. Nós somos herdeiros de uma política de segurança pública péssima do governo Paulo Câmara”, afirmou Izaías Régis.

“Doutor Pereira é um grande profissional e uma figura humana ímpar. Tem vários serviços prestados à população de Garanhuns e vai somar muito ao nosso projeto de retirar Garanhuns desse atraso, das obras eleitoreiras, das diversas irregularidades e da compra, com dinheiro e cargos, de apoios. Nossa união é pra além da política, vem de uma amizade sincera e recíproca”, declarou o deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Izaías Régis.

Sileno Guedes, por sua vez, respondeu no mesmo tom. “O PSB deseja que as coisas melhorem em nosso estado e nos municípios. É padrão do PSB consertar aquilo que recebe”, disse Sileno Guedes.
Esta disputa colocará no páreo político eleitoral as duas maiores forças políticas do estado de Pernambuco, o PSB, do prefeito do Recife, João Campos, contra o PSDB, da governadora Raquel Lyra.

Possivelmente, Garanhuns também servirá de termômetro para um esperado confronto das urnas em 2026 entre João Campos e Raquel Lyra, caso o prefeito da capital seja reeleito no próximo pleito municipal de outubro.

- Publicidade -

DATA MAGNA

A governadora Raquel Lyra comanda, nesta quarta-feira (6), a cerimônia de hasteamento da bandeira no Palácio do Campo das Princesas, em comemoração à Data Magna de Pernambuco. Em seguida, às 9h, a gestora entrega 120 novas motocicletas para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Operação Lei Seca.

Leia também:
Marcelo Gouveia assume a Amupe
João Campos lidera em todos os cenários, segundo Paraná Pesquisas
João Campos entrega nova Creche Escola no Bairro da Imbiribeira
Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -