terça-feira, 16/04/2024

Com 1 milhão de seguidores, João Campos é fenômeno no Instagram

O prefeito do Recife desbanca qualquer outro do Nordeste no Instagram. Estilo de João Campos contribuiu para sua alta popularidade.
Alguns prefeitos, como João Campos (PSB), viram um aumento expressivo tanto em engajamento quanto em número de seguidores. Foto: Edson Holanda

O prefeito do Recife, João Campos (PSB) conquistou, nesta sexta-feira (29), um milhão de seguidores no Instagram. Apontado por pesquisas de intenção de voto como favorito na corrida eleitoral em 2024, quando disputará a reeleição, ele é o primeiro do ranking nesta rede social entre os demais chefes de executivos das capitais do Nordeste. O estilo descontraído e irreverente do prefeito do Recife contribui para sua alta aprovação popular.

Um estudo realizado pela agência de marketing digital Ativa Web, analisou o engajamento dos prefeitos das capitais da região nas redes sociais Meta (Facebook e Instagram) ao longo de dois períodos distintos: julho e dezembro de 2023.

- Publicidade -

A análise detalhou o comportamento dos seguidores e a interação destes com os perfis dos prefeitos, levando em conta métricas como a taxa de engajamento, o número médio de curtidas e comentários por post, bem como o crescimento do total de seguidores. 

Os dados mostram que houve variações significativas entre os prefeitos em termos de engajamento e crescimento de seguidores. Enquanto alguns prefeitos, como João Campos, viram um aumento expressivo tanto em engajamento quanto em número de seguidores, outros tiveram um desempenho mais modesto ou até uma redução nos seguidores, como no caso de Dr. Pessoa, de Teresina, Piauí. 

Com 1 milhão de seguidores, João Campos está muito à frente do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), com 497.706; do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), com 478.251; de Eduardo Braide (PSD), de São Luís (MA) 329.501; de José Sarto Nogueira (PDT), de Fortaleza (CE), que tem 141.863, de Edvaldo Nogueira (PDT), de Aracaju (SE), com 114.297; do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), com 101.398 seguidores; de Álvaro Dias (REPUBLICANOS), de Natal (RN), com 75.102; e do Dr. Pessoa, prefeito de Teresina (PI), que fica em última posição com 54.847 seguidores. 

- Publicidade -

Segundo o Analista de Dados e Publicitário da Ativa Web, Alek Maracaja, chegar a 1 milhão de seguidores é um objetivo que deve ser alcançado em breve por João Campos. Maracaja disse que esse estudo abrange diferentes aspectos da vida digital, incluindo a presença em redes sociais, o engajamento do público, a qualidade do conteúdo compartilhado e a interação com os cidadãos. 

O Analista de Dados e Publicitário da Ativa Web, Alek Maracaja, entende a performance de João Campos como impressionante. Foto: Divulgação

“O objetivo é fornecer um ranking que leve em consideração uma variedade de dados relacionados à presença online de cada prefeito. Essa avaliação criteriosa tem como objetivo fornecer um retrato atualizado da vida digital dos prefeitos das capitais, possibilitando uma análise comparativa e auxiliando na avaliação das práticas de comunicação online adotadas por eles”, explica o Analista de Dados e Publicitário, Alek Maracaja.

“João Campos lidera com distância, possuindo 997.112 seguidores. Essa figura impressionante evidencia sua forte presença digital e potencial de influência nas redes sociais”, mostra o estudo de Alek Maracaja.

Porém, mesmo o gestor que está na última colocação do ranking, Dr. Pessoa, com 54.847 seguidores, tem um potencial significativo para desenvolvimento e engajamento nas redes sociais. 

“Este ranking não apenas reflete a popularidade atual dos prefeitos, mas também pode ser um indicativo de como as políticas e iniciativas estão sendo recebidas pelo público. Além disso, sugere onde os prefeitos podem focar para melhorar sua comunicação e engajamento com a população através das plataformas digitais”, diz o estudo.

Responsável pelo núcleo das redes sociais do prefeito do Recife, Alexandre Pons, confirma que o objetivo mais imediato do principal perfil de João Campos nos meios digitais, o Instagram, onde ele mostra a sua rotina diária, é chegar  a 1 milhão de seguidores.

Alexandre Pons cuida das redes sociais do prefeito João Campos (PSB). Foto: Facebook/ Reprodução


“Atualmente, o prefeito do Recife vive um efeito impressionante nas redes, fruto do trabalho nas ruas e de um imenso volume de obras por toda cidade, ele conquistou a participação das pessoas nos seus canais, diversos comentários divertidos e de apoio às ações fazem os seus conteúdos ganharem alcance e engajamento”, afirmou Pons, que ainda qualificou o prefeito como ‘Nativo Digital’, que toca suas contas com o apoio operacional nas respostas aos seus seguidores.

Engajamento

Um maior engajamento pode ser indicativo de uma gestão mais ativa e transparente nas redes sociais, como vem fazendo o prefeito João Campos (PSB). Foto: Edson Holanda

As métricas de engajamento são particularmente importantes porque refletem não apenas o número de seguidores, mas a qualidade da interação e do interesse que os cidadãos têm nas atividades e comunicações de seus líderes municipais. Um maior engajamento pode ser indicativo de uma gestão mais ativa e transparente nas redes sociais, enquanto números mais baixos podem sinalizar áreas que requerem atenção e melhoria na comunicação e no envolvimento com a população. 

Ranking do engajamento dos Prefeitos do Nordeste

Nesse quesito, João Campos também lidera. Ele se destaca com um aumento significativo de engajamento de 4,02% para 4,80% e um crescimento impressionante em curtidas e comentários, além de ganhar 380.894 seguidores, reforçando sua posição como líder digital entre os prefeitos da região

Em contraste, o prefeito Dr. Pessoa, último colocado, enfrenta desafios, aparece com uma redução no engajamento de 0,63% para 0,54% e uma perda de 2.261 seguidores, o que aponta para uma necessidade de revisão de estratégias de comunicação digital. 

Por isso, este tipo de estudo serve como um termômetro digital do relacionamento entre os prefeitos e os cidadãos, destacando a importância das redes sociais como ferramenta de gestão pública e engajamento cívico.

Veja o desempenho de cada prefeito através dos gráficos:

João Campos (PSB), prefeito do Recife

João Henrique Caldas (PL), prefeito de Maceió


Bruno Reis (União), prefeito de Salvador

Eduardo Braide (PSD), prefeito de São Luís

José Sarto Nogueira (PDT), prefeito de Fortaleza

Edvaldo Nogueira (PDT), Prefeito de Aracaju

Cícero Lucena (PP), Prefeito de João Pessoa

Álvaro Dias (Republicanos), Prefeito de Natal

Dr. Pessoa (Republicanos), Prefeito de Teresina

*Fonte dos dados: Ativa Web
Leia também:
João Campos tem mais seguidores e engajamento entre prefeitos de capitais do NE
Adriano Oliveira lança livro Bolsonarismo x Lulismo nesta quarta
Lula e Humberto se encontram de olho nas eleições de 2024
Setor imobiliário vai receber injeção de R$ 250 milhões em Paulista-PE
Sindmetro recebe apoio de Paulo Câmara para financiar Metrô do Recife
Congresso, Alepe e Câmara do Recife retomam trabalhos
Renata Borba pode ser efetivada secretária de Cultura de PE

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -