O deputado Rodrigo Novaes (PSB) venceu a disputa pela vaga no Tribunal de Contas de Pernambuco. Ele vai ocupar o cargo deixado pela conselheira Teresa Dueire, que se aposentou. O parlamentar recebeu 30 votos a favor. Joaquim Lyra (PV) teve 18 votos. Houve um voto nulo. Com a indicação de Novaes, Diogo Moraes volta à Alepe. A vitória de Novaes, da oposição, representa uma derrota para a governadora Raquel Lyra. Além deles, a disputa teve como candidato o advogado Osvir Guimarães Thomaz.
Rodrigo Novaes teve o apoio do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), além do apoio do prefeito do Recife, João Campos. “Irei cumprir agora uma função pública bastante peculiar, em relação às contas, aos princípios que devem reger a administração, à fiscalização, à colaboração com a gestão pública. Eu irei fazer isso com a mesma dedicação que sempre tive aqui na Assembleia Legislativa ao cumprir os meus mandatos”, disse Rodrigo Novaes. O socialista demonstrou certa insatisfação com a mobilização do Palácio do Campo das Princesas para fortalecer a candidatura de Joaquim Lira nas últimas semanas.
Diogo Moraes ocupava atualmente o cargo de superintendente da Alepe e também foi por quatro anos como primeiro-secretário da Alepe. ‘Muitas vezes, não entendemos os planos que Deus tem para nossas vidas. Na última eleição, ficamos na primeira suplência de deputado estadual e passamos quatro meses longe do mandato parlamentar, mas nunca nos distanciamos da nossa missão: trabalhar pelo povo pernambucano, em especial do interior do Estado. Garanto a vocês: este será um dos mandatos mais especiais da minha vida. Vou trabalhar dia e noite para honrar cada voto recebido e representar nosso povo com compromisso e responsabilidade na Assembleia Legislativa. O trabalho nunca parou’, relatou.
O presidente da Alepe, Álvaro Porto, afirmou que os deputados continuarão trabalhando para os pernambucanos, mas não destacou a autonomia da Casa de Joaquim Nabuco. “Está comprovado que a Assembleia Legislativa de Pernambuco tem autonomia, é independente, não é submissa a poder nenhum, estamos aqui para ajudar os pernambucanos. Isso aqui foi uma prova que essa casa vai continuar sendo independente. Apesar as forças ocultas que tentaram nesses últimos dias derrotar essa Casa, não conseguiram. Tivemos essa votação sem precisar oferecer nada em troca, querendo passar por cima de deputados, ou achando que estava num balcão de bodega querendo comprar deputado, mas isso não aconteceu. É uma prova que os deputados continuam firmes e fortes e querendo trabalhar pelo povo pernambucano”, disse Álvaro Porto.
Já o prefeito João Campos também se pronunciou em suas redes sociais depois do resultado. “Tenho certeza de que Pernambuco contará com um conselheiro correto e dedicado, que fará tudo para honrar a confiança do nosso povo. A sua garra e altivez foram os grandes diferenciais na articulação que resultou em uma vitória tão expressiva”, publicou.
Mesmo derrotado, Joaquim Lira teve uma postura republicana e parabenizou Rodrigo Novaes. ” Agradeço aos colegas deputados da Casa Joaquim Nabuco, que confiaram a mim o seu voto. Ao lado de todos vocês, continuarei desempenhando o meu papel como Deputado Estadual, cuidando de Pernambuco. Ainda, gostaria de parabenizar o deputado Rodrigo Novaes, que iça novos voos na sua carreira. Pernambuco ganha muito ao ter você como conselheiro”, afirmou.
Leia também:
Força da Alepe e João Campos elegem Rodrigo Novaes para TCE e expõe derrota de Raquel Lyra
Paulo Câmara concorda com projeto para Transnordestina e diz que BNB pode investir na ferrovia
Paulo Câmara diz que BNB negocia com Brics por mais crédito para o Nordeste
Câmara do Recife debate desvio de 5% de recursos do Sesc e Senac para Embratur
Raquel Lyra visita e inaugura obras pelo interior de Pernambuco
Prefeitura do Recife sanciona Projeto de Lei do Protocolo Violeta
Prefeitura de Olinda investe R$ 4,8 milhões para construção de parque
João Campos assina contrato de R$ 2 bilhões em Washington