De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), há 167,6 milhões de pets no Brasil. Para atender esse mercado, são criados negócios e serviços de variados segmentos, incluindo o setor funerário. Cada vez mais, os brasileiros tratam os bichinhos como verdadeiros membros da família, por isso é natural que no momento da partida, que os tutores queiram se despedir deles de maneira digna. O Morada da Paz Pet, primeiro crematório especializado para animais de Pernambuco, uma empresa do Grupo Morada, oferece a cerimônia de despedida Pet e o Bosque da Memória Pet. A estrutura da empresa está instalada no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife.
A cerimônia de despedida Pet dura em torno de 30 minutos sendo realizada antes da cremação, em um espaço apropriado, transmitindo uma sensação de paz e acolhimento ao tutor e seus familiares. A cerimonialista recebe a família e conduz as homenagens ao pet, através de vídeos e mensagens personalizadas, convidando os tutores para expressarem suas palavras de despedida.
Já o Bosque da Memória Pet é um espaço dedicado a honrar as lembranças dos pets. Como forma de colaborar na materialização da perda, são disponibilizadas pedras, para que os clientes escrevam o nome do seu pet ou façam um desenho, que são dispostas aos pés das árvores no local. “Os tutores também podem aspergir as cinzas do animalzinho no local. Deixando, assim, marcado no espaço todo o amor que sentem por seu companheiro de vida”, destaca Vivianne Guimarães, diretora de Negócios e Clientes do Grupo Morada.
A professora Cássia Leôncio já é cliente do Morada da Paz Pet, mas foi só com o falecimento de seu cachorro Max, da raça Golden Retriever, de 10 anos, em abril deste ano, que optou por utilizar os serviços do crematório. Com outros dois cães não fez a cerimônia de despedia pet porque como estava muito abalada, acreditou que não ia suportar. “Com a partida de Max, quis fazer algo muito especial para ele. Uma amiga fez uso do serviço e me recomendou”, conta.
Segundo ela, a partida de um pet é um momento muito complicado para os tutores, mas o apoio da equipe do Morada da Paz Pet ajuda bastante. “O trabalho desenvolvido é de extrema importância para tamanha dor que estamos sentindo naquele momento. Gostei muito dos serviços para além da cremação pet. A cerimônia de despedida é linda, de um carinho e acolhimento desde que chegamos ao Morada da Paz e colocamos a pedra com o nome do Max no Bosque da Memória. É tudo significativo e feito com muito respeito”, destaca.
Cássia acredita que os serviços de despedida e homenagem são muito acolhedores para os enlutados. “Os rituais conseguem fazer o diferencial naquele momento e ajudam a acalentar um pouco o nosso coração. Tudo isso contribui para que a gente se fortaleça, crie boas memórias e relembre tudo de bom quando o animalzinho esteve presente nas nossas vidas”, completa.
Max foi o pioneiro do Bolinha de Pelo, Projeto de Educação Assistida por Animais (EAA), liderado por Cássia Leôncio, que usa os animais como meio alternativo no tratamento de crianças com deficiência. Apoiado pela Prefeitura de Olinda, reforça as atividades nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino. O trabalho, com a presença de cães para intervenções assistidas, já atendeu mais de 400 crianças, proporcionando experiências construtivas. “Max foi um cão muito especial, com uma sensibilidade ímpar, ele sabia como chegar no estudante com deficiência. O que fosse mais ativo e outro que precisasse de mais cuidado. Tenho outros cachorros, cada um com suas habilidades, mas o Max foi o melhor cão que tive na minha vida”, fala Cássia.
Chá da Saudade Pet
Para acolher os tutores e ajudá-los a aprender a lidar com a ausência dos pets, o Morada da Paz estendeu o Chá da Saudade para os clientes do Morada da Paz Pet. A iniciativa inovadora, realizada pelo serviço de Psicologia do Luto do Grupo Morada, busca acolher, escutar e orientar as pessoas a vivenciar o processo de luto da melhor maneira possível, de forma gratuita.
Para que o cliente tenha acesso, ele precisa realizar uma inscrição no site do Morada da Paz (https://www.moradadapaz.com.br/cha-da-saudade/). Em seguida, é realizada uma triagem pelo serviço de Psicologia do Luto, para verificar se o mais recomendado é que o cliente participe dos encontros mensais ou seja encaminhado para uma psicoterapia. O enlutado participa conforme a sua necessidade, não existe a obrigatoriedade de ir.
Mais informações, acesse: https://moradadapazpet.com.br
Leia também:
Governadores do Nordeste pedem repasse do FNE do BNB para os estados
Criadora do chocolate rosa, Barry Callebaut inaugura CD em Maceió
João Campos apresenta projeto de urbanização das margens do Pina a ministro
Humberto e Raquel Lyra tratam de metrô, reforma tributária e Transnordestina
Governadores do Nordeste pedem repasse do FNE do BNB para os estados
Ministro e prefeita confirmam reforma em Aeroporto de Serra Talhada
Governo de Pernambuco obtém financiamento de R$ 1,7 bilhão pela Caixa
Porto Digital e Senac lançam bolsas de ensino superior para moradores do Pilar
Silvio Costa Filho pode ser quarto pernambucano nos Ministérios