Moacir Krambeck: Nordeste, a próxima fronteira do cooperativismo de crédito

o número de cooperados ligados a cooperativas de crédito está em expansão, registrando um incremento de 18,46% em 2021.
Moacir Krambeck
Moacir Krambeck/Foto: divulgação

Por Moacir Krambeck*

O Brasil é um país com vocação para o cooperativismo de crédito. As estatísticas demonstram isso na prática, a começar pelo crescimento de postos de atendimento presenciais em um período em que outras instituições financeiras têm fechado agências. O setor cooperativista deve abrir, até o final de 2022, 1,3 mil novos postos para atender o público brasileiro, consolidando-se como a maior rede do Sistema Financeiro Nacional, com cerca de 8.800 pontos.

- Publicidade -

Não se trata apenas de dados numéricos, mas sim de uma estrutura de grande impacto econômico e social. São quase 600 municípios brasileiros que dependem exclusivamente do cooperativismo de crédito para ter inclusão bancária, quando considerada a presença física de uma instituição financeira. Além disso, a capilaridade das cooperativas, somada a taxas competitivas, garante a democratização do crédito. Isso é olhar de forma horizontal, descentralizada e focada na cidadania financeira.

Falamos de um segmento composto por 818 cooperativas, 14,6 milhões de cooperados, e que gera mais de 81 mil empregos no Brasil (BureauCoop). O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, segundo o último levantamento de dezembro de 2021, com base em dados do Banco Central, responde por R$ 425,1 bilhões em ativos e uma carteira de crédito de R$ 277,3 bilhões, e faz questão de manter um atendimento diferenciado e uma atuação com propósito. Agora, o próximo passo para divulgar o movimento vem com a realização do 14º Concred, maior evento de cooperativismo financeiro da América Latina, na acolhedora Recife, de 10 a 12 de agosto.

Sob o tema “Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do Cooperativismo Financeiro rumo à Sociedade 5.0”, essa iniciativa da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, em parceria com o Sicoob Nordeste e o Sistema OCB/PE, deve movimentar a economia da região, gerando cerca de 1.300 empregos diretos e indiretos.

- Publicidade -

E mais: deve trazer a visão inovadora de experts aos públicos presencial e virtual. Será, com certeza, uma oportunidade para se ampliar o conhecimento sobre o modelo de negócios cooperativo, em que todos são donos e usuários ao mesmo tempo.

A escolha do Nordeste e da capital pernambucana para o evento foi proposital, já que a região tem menor adesão ao cooperativismo no Brasil. O dado positivo é que o número de cooperados ligados a cooperativas de crédito está em expansão, registrando um incremento de 18,46% em 2021 sobre o ano de 2020. Sabemos que há muito espaço para crescer e queremos estimular essa vocação, tanto em Pernambuco quanto para todo o público nordestino.

Por fim, estar alinhado à Sociedade 5.0 é ter uma forte conexão com a sustentabilidade, a economia colaborativa e a inovação por meio da inclusão digital.

Queremos ser porta-vozes desse novo ideário, semeando confiança e prosperidade para todos, em especial aos jovens que buscam uma vida com propósito e significado. Venham todos para o 14º Concred!

*Moacir Krambeck, presidente da Confebras e presidente do Sistema Ailos

Leia também:

Jorge Jatobá: A Reforma do Estado

André Monduzzi: As dúvidas sobre a desoneração do PIS e da Cofins dos combustíveis

João Badari: O que os aposentados esperam do STF no segundo semestre

Lenildo Morais: Ambiente de Trabalho do Futuro – Digital e Hiperpersonalizado

Valdeci Monteiro : Metrópole do Recife – Perfil desigual da estrutura produtiva e do mercado de trabalho

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -