Eduardo Fischer: Inovação como modo de pensar

*Por Eduardo Fischer* Falar de inovação em um universo tipicamente “conservador” como o da construção civil é, naturalmente, desafiador. É fato que o setor não evoluiu tão dinamicamente como poderia — com processos aplicados da mesma maneira há décadas e modelos de negócios estagnados no tempo. Além de repensar esses modelos, para que sejam mais […]
Eduardo Fischer
Eduardo Fischer/Foto: divulgação

*Por Eduardo Fischer*

Falar de inovação em um universo tipicamente “conservador” como o da construção civil é, naturalmente, desafiador. É fato que o setor não evoluiu tão dinamicamente como poderia — com processos aplicados da mesma maneira há décadas e modelos de negócios estagnados no tempo.

- Publicidade -

Além de repensar esses modelos, para que sejam mais conectados aos novos comportamentos e necessidades das pessoas, grandes empresas têm buscado alternativas em processos construtivos que favoreçam a produtividade, a qualidade, a economia e as relações profissionais e com a cadeia de fornecedores, elevando a régua da sustentabilidade. E, isso é positivo!

Mas, ao mesmo tempo, nos deparamos com um quadro global alarmante: o UN Habitat — programa da ONU para o desenvolvimento de cidades e comunidades inclusivas, seguras e sustentáveis — aponta que no mundo 100 milhões de pessoas não têm onde morar. Já no Brasil o déficit habitacional gira em torno de 6 milhões de moradias. Um milhão de novas famílias são criadas todos os anos, e uma indústria nacional que entrega meio milhão de casas anualmente, fica claro que a conta não fecha.

Diante disso, é urgente aprimorar a capacidade do setor em suprir a demanda. Sabemos que na equação não entram apenas as unidades que podem ser construídas ao longo do tempo; também é fator fundamental a questão do acesso à moradia. Sabemos, também, que a resposta para acelerar a evolução e a mudança está, sim, na inovação. Então, como incorporá-la definitivamente à realidade do setor?

- Publicidade -

Mais do que um “refresh”, acredito em um “restart” na própria maneira de pensar a inovação. Se seguirmos olhando para o que sempre fizemos, vamos continuar colocando a inovação em um lugar “instrumental”, focando mais na produção do que na resolução do problema. E ainda que isso seja importante — toda empresa tem que gerar resultados— certamente não é tudo.

A inovação precisa assumir um papel de “modo de pensar” se quisermos que a transformação venha do próprio setor. Caso contrário, seremos tomados de assalto por ela.

Em vez de sermos absorvidos pelo instinto de sobrevivência, precisamos absorver aquilo que catalisa a mudança. É preciso que as lideranças dediquem tempo para olhar para o futuro e que ampliem o foco para além da operação do dia a dia. Envolver novos agentes e, a partir do apoio da nossa indústria, dar a eles um poder que eles ainda não têm.

A mudança vai acontecer. Principalmente porque ela precisa acontecer. Cabe ao setor trilhar o caminho para ser parte — e não espectador — dela.

* Eduardo Fischer é CEO da MRV, empresa do grupo MRV&CO, uma plataforma habitacional composta por marcas que oferecem a solução de moradia adequada para cada necessidade e momento de vida.

Leia também:

Jorge Jatobá: A Reforma do Estado

Moacir Krambeck: Nordeste, a próxima fronteira do cooperativismo de crédito

André Monduzzi: As dúvidas sobre a desoneração do PIS e da Cofins dos combustíveis

João Badari: O que os aposentados esperam do STF no segundo semestre

Lenildo Morais: Ambiente de Trabalho do Futuro – Digital e Hiperpersonalizado

Valdeci Monteiro : Metrópole do Recife – Perfil desigual da estrutura produtiva e do mercado de trabalho

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -