
Diante da deterioração do Metrô do Recife e dos impactos sobre a mobilidade da Região Metropolitana, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) promove, no próximo dia 30 de junho, um seminário para discutir o futuro do sistema metroferroviário. O encontro será realizado das 15h às 18h, no auditório da Fiepe, em Santo Amaro, e marcará a apresentação de sete propostas consideradas prioritárias pelo Conselho para o processo de concessão pública do modal.
As recomendações foram elaboradas por engenheiros especialistas em mobilidade que integram o Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE. O grupo analisou a modelagem da concessão estruturada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Governo Federal, e encaminhou as sugestões à União durante a consulta pública.
A abertura do seminário será conduzida pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e pelo presidente da Fiepe, Bruno Veloso. A programação inclui palestras de Marcelo Bruto, secretário executivo de Parcerias e Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco; Matheus Freitas, presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes; e Maurício Pina, engenheiro civil e membro do CTP.
O debate também contará com a participação dos engenheiros civis Carlos Fernando Xavier e Fernandha Batista, integrantes do comitê do Crea-PE. A mediação será feita por Roberto Muniz, coordenador-adjunto do CTP. O público presente poderá participar com perguntas e contribuições sobre o tema.
“Essa é uma pauta urgente e de suma importância que o Crea-PE acompanha de perto. Nossa contribuição é técnica, fundamentada na engenharia, e visa garantir uma mobilidade segura e sustentável para a população”, afirma Adriano Lucena. O Conselho acompanha as discussões sobre a recuperação do Metrô desde a primeira gestão do presidente e participou da formação do Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô, em maio de 2022.
Para Marcelo Bruto, o seminário será uma oportunidade de ampliar o diálogo com a sociedade e com os profissionais da engenharia sobre os desafios da requalificação do sistema. “Trata-se de uma iniciativa estratégica e premente, que busca recuperar e modernizar o sistema metroferroviário, ampliar a qualidade dos serviços prestados à população e garantir mais eficiência, segurança e integração da mobilidade urbana. O diálogo técnico e transparente é fundamental para construirmos soluções sustentáveis e alinhadas às necessidades dos usuários”, afirmou.
Roberto Muniz destaca que a situação atual do Metrô exige atenção imediata. “O Metrô do Recife passa por uma crise muito séria, um processo de sucateamento que tem causado grandes transtornos para a população da Região Metropolitana. O Comitê Tecnológico Permanente do Crea-PE tem isso como grande preocupação. Nós, que fazemos a engenharia de Pernambuco, estamos cada vez mais apreensivos com essa situação”, pontua.
Segundo Muniz, o sistema está na fase final de modelagem para a concessão, o que torna o debate ainda mais relevante. “No seminário, vamos discutir a modelagem, a situação atual do metrô e as medidas necessárias para sua reestruturação. O Crea analisou profundamente toda a documentação e levantou sete bandeiras que considera fundamentais para melhorar o processo que está sendo construído entre o Governo Federal e o Governo de Pernambuco”, afirma.
Entre os pontos defendidos pelo Crea-PE estão a ampliação da rede metroviária na Região Metropolitana do Recife, a integração entre a concessão do metrô e a licitação dos cinco lotes restantes do Sistema de Transporte Público de Passageiros, a revisão dos recursos previstos para recuperação da infraestrutura atual e a inclusão de metas de sustentabilidade, com uso de energia limpa na operação.
O Conselho também propõe a definição dos subsídios estaduais após a saída do Governo Federal do processo, a antecipação do cronograma de investimentos e o fortalecimento da gestão do sistema tronco-alimentador, com destaque para o papel do Grande Recife Consórcio de Transportes na busca por maior eficiência operacional.
Serviço
Evento: Seminário sobre a Concessão do Metrô do Recife
Data: 30 de junho
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório da Fiepe, na Avenida Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro, Recife
Inscrições: https://forms.gle/xeLanjiLtz7Fr4hk6









