Cabedelo renova cessão com Docas e é primeiro 100% regularizado do país

Segundo o governo paraibano, a ação fortalecerá todas as operações realizadas na estrutura do Porto de Cabedelo, sendo possível a ampliação de suas atividades em um ambiente de total segurança jurídica
Presidente do Porto de Cabedelo, Ricardo Barbosa, governador da Paraíba João Azevêdo e o o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha
Presidente do Porto de Cabedelo, Ricardo Barbosa, governador da Paraíba João Azevêdo e ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participaram da solenidade na última sexta-feira. Foto: Francisco França/Governo da Paraíba

A renovação da cessão do Porto de Cabedelo à Companhia Docas até 2048 vai fazer com que o terminal paraibano seja a primeira estrutura portuária pública 100% regularizada no país e com prazo de duração igual ao convênio de delegação. O processo de regularização da poligonal do Porto de Cabedelo foi iniciado em 2004, envolvendo uma área de quase 300.000m².

A ampliação da vigência da cessão, que seria encerrada neste mês, foi acordada na última sexta-feira (5) pelo governador João Azevêdo e pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em solenidade realizada no Centro de Convenções de João Pessoa. Parlamentares da bancada federal da Paraíba, além de gestores municipais, participaram do evento.

- Publicidade -

Segundo o governo paraibano, a ação fortalecerá todas as operações realizadas na estrutura do Porto de Cabedelo, sendo possível a ampliação de suas atividades em um ambiente de total segurança jurídica. Este regime prevê o reinvestimento de todo o valor obtido com as movimentações portuárias na infraestrutura do Porto de Cabedelo.

Em 2023, o Porto de Cabedelo comemorou mais um recorde operacional ao movimentar 1.337.320 toneladas de cargas ao longo do ano. O resultado representou um aumento de 11,5% em comparação com o registrado em 2022.

O destaque foi a movimentação dos granéis sólidos, que alcançou a marca de 862.222 toneladas. O petcoke liderou esse segmento, com 514.624 toneladas operadas, evidenciando a relevância dessa operação para o Porto.

- Publicidade -

Nos líquidos, a movimentação atingiu 441.138 toneladas, sendo a gasolina o carro-chefe, com um volume de 335.737 toneladas. Enquanto isso, 105.401 toneladas foram importadas e passaram pelo Porto de Cabedelo.

A dinâmica do Porto foi marcada pela passagem de 103 navios ao longo do ano, demonstrando a atratividade e eficiência das operações em Cabedelo.

Porto de Cabedelo Paraíba
Com 89 anos em operação, estrategicamente localizado e integrado aos modais marítimo, ferroviário e rodoviário, Porto de Cabedelo não apenas atende à Paraíba. Foto: Porto de Caveldo/Thiago G. Marques/Divulgação

Porto de Cabedelo em números

Segundo os representantes do terminal, o mês de dezembro contribuiu para esse sucesso, apresentando uma movimentação de 146.261 toneladas de cargas, representando um incremento significativo de 44% em comparação ao mesmo período de 2022.

O ápice do ano ocorreu em julho, quando o porto paraibano registrou um recorde mensal, movimentando 166.533 toneladas. Esse resultado representa um aumento de 103,51% em relação a julho de 2022.

O presidente do Porto de Cabedelo, Ricardo Barbosa, ressaltou a importância desses resultados. “Este é um reflexo direto do comprometimento e eficiência de toda a nossa equipe, como também dos importantes trabalhadores portuários, todos os parceiros e amigos que atuam direta ou indiretamente no Porto de Cabedelo. Estamos imensamente orgulhosos desses números, que fortalecem a nossa posição como um player essencial no cenário portuário nacional.”

* Com informações do governo da Paraíba

Leia mais: Vertys escolhe Campina Grande para sediar montadora de motos elétricas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -