O economista e professor Jorge Jatobá, sócio da Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento, foi homenageado com a Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional – categoria Acadêmica, durante a celebração dos 71 anos do BNB. Destinada a professores, pesquisadores e cientistas que se destacam por contribuições que elevam os conhecimentos sobre o Nordeste, a comenda foi entregue a Jorge Jatobá em cerimônia, na última quarta-feira (19), na sede do banco, em Fortaleza.
O presidente do BNB, Paulo Câmara, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, prestigiaram o evento que contou ainda com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, e da senadora do Ceará Augusta Brito.
Ao agradecer a homenagem Jorge Jatobá saudou os presentes na pessoa de Paulo Câmara, lembrando que foi seu professor no curso de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Aceito honrado a comenda. Como professor, pesquisador, gestor e consultor me esforcei para retribuir à sociedade os recursos investidos na minha formação básica e profissional”, declarou, citando em seguida quatro dos seus principais estudos sobre desenvolvimento regional e sua interface com mercado de trabalho e finanças públicas.
Estudos de Jatobá
“O primeiro foi a minha tese de doutoramento em Economia na Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, em 1974. A tese mediu os impactos dos incentivos fiscais com base no IRPJ sobre o emprego na indústria de transformação do Nordeste (artigos 34/18). O segundo foi um estudo sobre desigualdades regionais no desenvolvimento brasileiro, financiado pelo Ipea e publicado em quatro volumes pela Sudene, nos anos oitenta. Nele, a região teve destaque na análise e nas proposições de políticas”, afirmou Jatobá.
Mais recentes, o terceiro e o quarto estudos levam a assinatura do economista como sócio da Ceplan. “Fizemos um trabalho, contratado pelo ETENE, há cerca de dez anos, sobre cenários alternativos para o desenvolvimento do Nordeste com o olhar para 2022. E agora estamos desenvolvendo estudos para o Consórcio de Governadores do Nordeste, evidenciando avanços e apontando como precisamos progredir para reduzir as diferenças de desempenho econômico e social com o Sul-Sudeste do país”, resumiu Jorge Jatobá.
Dos anos de trabalho com o BNB e com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (CAEN/UFC), ele recorda diretores, professores e técnicos, todos fortemente comprometidos com o desenvolvimento da nossa região. “Sem citar nomes, para não ser injusto, quero prestar meus agradecimentos a todos que foram meus parceiros nesta missão. Mas em nome de todos eles agradeço a Hélio Moura, Rocha Magalhães, Nilson Holanda e a Osmundo Rebouças que foram fonte de inspiração para meu trabalho”, distinguiu Jatobá.
Nos agradecimentos finais, ele falou aos companheiros da Ceplan, “com quem aprendo todos os dias” e destacou a sócia e, também economista, Tania Bacelar, por ter lhe inspirado a estudar o desenvolvimento regional do Nordeste.
Encerrando sua participação na cerimônia, Jorge Jatobá compartilhou a Comenda do BNB com a esposa, Alexandrina Sobreira, e seus quatro filhos, lembrando o tempo subtraído da família em sua jornada dedicada à pesquisa, ao ensino, à gestão pública e à consultoria.
Leia também:
Muribeca pede barragem para combater enchentes
Governo do Estado anuncia edital para barragem de Panelas II
População e prefeitos cobram barragem do Engenho Pereira, obra de R$ 50 milhões