A segunda etapa do projeto socioambiental beneficia moradores de comunidade dos municípios de Escada, Moreno, Ribeirão e Rio Formoso
O Complexo Industrial Portuário de Suape, em parceria com a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, entrega, nesta quinta-feira (16), mais 120 quintais ecoprodutivos a moradores residentes em comunidades do território estratégico da estatal. A solenidade, que contará com a presença do diretor-presidente da estatal, Marcio Guiott, e do arcebispo de Olinda e do Recife, dom Fernando Saburido, ocorrerá, a partir das 8h30, na sede da Cúria Metropolitana, localizada na Avenida Rui Barbosa, nas Graças, Zona Norte da capital.
A Cáritas, vinculada à Igreja Católica, foi a vencedora do certame lançado por Suape, há dois anos. Uma feirinha preparada pelas famílias de agricultores e agricultoras vai comercializar frutas, hortaliças, verduras e outros alimentos com os convidados. Nessa fase de entrega, serão beneficiados moradores dos municípios de Escada, Moreno, Ribeirão e Rio Formoso.
Lançado em outubro de 2021, o projeto Quintais Ecoprodutivos tem por finalidade incentivar a produção de alimentos e gerar renda para famílias em situação de vulnerabilidade social que vivem em municípios do entorno do complexo industrial portuário, a exemplo do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, Escada, Sirinhaém, Ribeirão e Rio Formoso. O investimento total dessas ações é de R$ 3.383.463,16 até maio deste ano, quando está o projeto será finalizado.
A primeira entrega ocorreu em agosto do ano passado e contemplou 100 dos 300 quintais Ecoprodutivos previstos no contrato com a Cáritas, com a implantação de hortas suspensas, galinheiros móveis, fornos ecológicos, cisternas, entre outras ecotecnologias geradoras de alimentos para consumo próprio e comercialização do excedente. Moradores do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Sirinhaém foram os primeiros beneficiados.
EXPECTATIVA
“Estamos muito animados com os resultados dos projetos socioambientais implementados no complexo. São ações que reforçam a cultura ESG da empresa (sigla em inglês para gestão ambiental, social e de governança). Com essa nova etapa, já teremos 220 famílias garantindo o sustento próprio e administrando pequenos negócios em suas comunidades. São iniciativas que fazem toda a diferença, para melhoria dos indicadores sociais da região”, pontua o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiott.
A terceira e última fase do projeto prevê a entrega de mais 80 quintais. No total, 1.200 pessoas serão beneficiadas com a iniciativa da empresa. É um número bastante significativo. É mais um projeto socioambiental formatado por Suape para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas comunidades do complexo. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, acrescenta Carlos Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
SATISFAÇÃO
“Eu agradeço muito por ter sido contemplado com o projeto. Foi motivo de muita alegria e satisfação, porque hoje eu tenho minha própria horta com sistema de gotejamento, seja no inverno ou no verão. Não há tempo ruim. A gente só tem a ganhar com isso. Meu plantio e minha renda estão garantidos”, afirma o agricultor Enoque de Lima, do Assentamento Pirajá, localizado no município de Ipojuca.
A dona de casa Eliane Gonçalves de Araújo, moradora do Engenho Minas Novas, localizado em Ipojuca, comenta que o projeto mudou a sua rotina. Ela foi contemplada com um fogão ecológico e passou a cozinhar com economia. “Esse projeto é uma bênção na minha vida, pois agora produzo muitas comidas para vender. Estou muito feliz com essa conquista. O fogão funciona bem e não deixa o ambiente enfumaçado”, destaca Eliane Gonçalves de Araújo de Ribeirão, moradora do Engenho Minas Novas.
LABORATÓRIOS
Além da implantação do quintais, a parceria prevê a modernização dos cinco laboratórios de ecotecnologias em funcionamento em comunidades do município do Cabo de Santo Agostinho desde 2020 (Nova Vila Claudete, Engenho Massangana, Assentamentos Bruno Maranhão/Sacambu, Gaibu e Nova Vila Tatuoca). Nesses locais, as famílias aprendem a cultivar diversos alimentos e a comercializar produtos derivados de sua produção. Com a intervenção, os laboratórios vão ser beneficiados com a instalação de sistemas de irrigação eficientes e com a geração de energia fotovoltaica.
Leia também:
Romeu Zema, governador de Minas, faz agendas no Recife nesta quinta e sexta-feira
Abin vai ser reformulada depois de suposto monitoramento ilegal do governo Bolsonaro
Lula convida Raquel Lyra para lançar Novo Pronasci que terá R$ 700 milhões em ações de segurança pública
Força Nacional chega a Natal para auxiliar na segurança pública
Dino autoriza envio da Força Nacional depois de pedido da governadora do RN
Lula pede unidade de ministros em anúncios do governo
Imposto de Renda 2023: veja dicas, documentos necessários e as vantagens de declarar já no início do prazo
Lula pede unidade de ministros em anúncios do governo
Presidente pede unidade de ministros em anúncios do governo
Ministro Fernando Haddad diz que novo arcabouço fiscal está “consistente”
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,9% para 5,96%
Moraes liberta mais 130 pessoas presas por atos golpistas de janeiro