Fátima Bezerra realizou reunião com Ministério da Justiça e formalizou o pedido ao ministro Flávio Dino
O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou nesta terça-feira (14) o envio de agentes da Força Nacional para reforçar a segurança no Rio Grande do Norte. O estado registrou uma série de ataques criminosos desde a madrugada em pelo menos 19 cidades. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), solicitou ao Ministério da Justiça a presença da Força Nacional para conter os ataques incendiários contra prédios públicos e veículos de prefeituras vêm sendo registrados em série desde segunda-feira (13). Segundo o governo do estado, foram registrados também disparos em algumas localidades. Pelo menos nove suspeitos de envolvimento com os ataques foram presos.
“Reafirmamos nosso compromisso com a Segurança Pública do RN, comunicamos que várias prisões foram feitas e estamos com nosso efetivo de segurança à postos e atentos realizando blitze por todo o estado”, disse Fátima Bezerra.
Na tarde desta terça-feira (14/03), a governadora encontra-se em reunião, no ministério da Justiça, com a participação das forças de Segurança do RN e da nossa bancada federal, para debater as devidas providências a serem tomadas diante dos atos criminosos que estão ocorrendo em nosso estado.
O secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, se colocou ‘à disposição da governadora’. O ministro Flávio Dino avisou que ‘ainda hoje medidas serão adotadas’.
De acordo com o Ministério da Justiça, os agentes podem chegar ao RN ainda nesta terça. Serão enviados ao estado:
100 agentes da Força Nacional,
30 viaturas,
30 policiais penais
Além disso, será dado apoio operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas do interior do RN.
Para preservar o trabalho de inteligência e investigação, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social não informa “locais, quantidade ou tipos de ocorrências criminosas” dos atentados.
Diante da situação, diligências investigativas foram reforçadas e ações ostensivas, ampliadas em pontos estratégicos do estado. “Providências judiciárias também foram solicitadas pelas forças de segurança pública aos órgãos competentes”, informou o governo potiguar.
“Entre a madrugada e a manhã de hoje, nove pessoas foram presas; e armas, drogas, dinheiro, motocicletas e artefatos explosivos foram apreendidos. Em uma ocorrência, registrada na zona oeste de Natal, houve um confronto entre forças policiais e criminosos, ocasião em que um homem foi ferido, mas não resistiu”, informou, em nota, a assessoria governamental.
Leia também:
Imposto de Renda 2023: veja dicas, documentos necessários e as vantagens de declarar já no início do prazo
Lula pede unidade de ministros em anúncios do governo
Presidente pede unidade de ministros em anúncios do governo
Ministro Fernando Haddad diz que novo arcabouço fiscal está “consistente”
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,9% para 5,96%
Moraes liberta mais 130 pessoas presas por atos golpistas de janeiro