Resíduos do polo automotivo da Stellantis viram produtos da moda

Numa parceria com a empresa pernambucana Roda, que atua com upcycling, montadora adere à economia circular Por Patrícia Raposo A Stellantis, quarto maior grupo automotivo do planeta (fusão entre FCA – Fiat Chrysler Automóveis e PSA Groupe) deu mais um passo em direção à sustentabilidade e anunciou na noite desta quinta-feira (07) uma parceria com a […]

Numa parceria com a empresa pernambucana Roda, que atua com upcycling, montadora adere à economia circular

Por Patrícia Raposo

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A Stellantis, quarto maior grupo automotivo do planeta (fusão entre FCA – Fiat Chrysler Automóveis e PSA Groupe) deu mais um passo em direção à sustentabilidade e anunciou na noite desta quinta-feira (07) uma parceria com a empresa pernambucana Roda, que atua no segmento de upcycling. Com essa iniciativa, a montadora adere à economia circular e passa a destinar parte dos resíduos da marca Jeep, fabricada no Polo de Goiana (PE), à criação de assessórios de moda.

Mochilas, bolsas, sandálias, entre muitos outros itens serão produzidos com couro, borrachas, cintos de segurança e até airbags como matérias-primas. As peças estão disponíveis para a comercialização em todo o país pelo e-commerce: https://www.roda.eco.br/

A parceria permitiu à Stellantis criar uma ruptura em torno da economia linear e introduzir  um processo totalmente conectado com uma nova realidade, limpa e responsável. A fábrica implanta um círculo virtuoso, gerando uma onda de benefícios em torno de seu ecossistema, que começa pelo engajamento social e culmina com uma reciclagem que dá aos seus resíduos valor comercial.

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Sobras do Airbag: a mochila – R$ 219,00 e bolsa carteiro – R$ 239,90

As boas práticas de transformação estão impactando a comunidade, pois o modelo de negócio destina 50% do valor final dos produtos às costureiras de Igarassu, cidade vizinha ao Polo. 

A parceria entre a Roda e Stellantis envolveu cinco designers: Jailson Marcos, que é sapateiro; Bete Paes, com habilidade de tingimentos naturais e estampas manuais; os designers de moda Rodrigo Evangelista e Mirella Bresani; e Bôsco Santana, mestre artesão em bolsas, que já realiza um trabalho social há vários anos formando pessoas de alta vulnerabilidade no ofício da modelagem e costura . Bôsco já foi convidado até pela Chanel, marca de alta costura, para fazer uma formação na Itália.

Para dar início ao trabalho, um workshop foi realizado com o objetivo de proporcionar um processo de criação, parceria e integração entre ideias. Além de fomentar habilidades e pessoas, identificando o potencial das matérias-primas automotivas para o desenvolvimento de novos objetos a partir de experimentações, o que envolve desde o tingimento ao design do produto e sua produção.

No final do processo, foram criadas mais de 50 possibilidades de peças inovadoras. “Em um processo de construção coletivo e colaborativo, dois mais dois geralmente nunca será igual a quatro, porque as habilidades entrelaçadas se potencializam e dão origem a processos e produtos que são verdadeiros hubs de conhecimentos interligados que quando sobrepostos florescem de forma exuberante”, diz Mariana Amazonas, Ecodesigner e cofundadora da Roda.

“A Stellantis inova no sentido de sempre estar um passo à frente, inclusive em iniciativas relacionadas à sustentabilidade. O projeto da ‘Roda’ faz parte de um novo olhar, da nossa preocupação com ações sustentáveis, e traz um conceito muito importante e necessário sobre como a economia circular pode ser um modelo de produção bem mais sustentável do que o modo atual. Estamos agregando valor no processo ao ressignificar e transformar resíduos do Polo automotivo de Goiana em matérias-primas para criação de novos produtos. Temos muito orgulho de ser parceiros dessa iniciativa que traz uma reflexão primordial sobre um consumo consciente”, destaca Fabrício Biondo, Diretor da Comunicação Corporativa da Stellantis para a América do Sul.

Couro automotivo: Mochila- R$ 449,00

O coordenador de Projetos Sociais da Stellantis, Fernando Elias, reforça a importância de programas como esse, dentro e fora da fábrica. “Devemos pensar na sustentabilidade em todas as nossas ações. Quando desenvolvemos projetos na indústria, queremos realmente impactar positivamente nossa comunidade, seja com nossos veículos que são reforçados pelos valores e ações da empresa quanto à sustentabilidade ou nas ações ligadas a projetos de cunho sustentável e de circularidade, como esse projeto em parceria com a Roda, que utilizam nossas matérias primas e chegarão as casas das pessoas de uma outra maneira, completamente ressignificada”, enfatiza.  

Com a Roda, os ideais da empresa chegam também através de novos produtos. “Estamos falando de uma inteligência de produção, design de processo circular, de produtos criados para regenerar e evitar danos ambientais. Menos resíduos significa também menos emissão de carbono e utilizar como fonte de matérias-primas o que antes era resíduo reduz em essência a nossa necessidade de exploração de novos recursos naturais”, comenta Mariana Amazonas, Ecodesigner e cofundadora do Roda.

A Roda

A Roda é uma empresa criada há um ano, com foco no impacto social. Antes da parceria com a Stellantis, já produzia roupas no mesmo sistema de economia circular com o objetivo de gerar impacto socioambiental. A empresa foi criada com propósito de criar uma via sustentável para moda, hoje uma das maiores indústrias geradoras de impacto ambiental.

“A economia circular é exatamente a resposta que encontramos. Melhor do que comprar uma roupa de algodão orgânico, é utilizar um tecido que já iria virar lixo e transformar com técnicas de upcycling, criando um processo positivo de reciclagem e não demandando a extração de mais recursos naturais. Criamos uma cadeia de circularidade com aquela matéria prima”, conta Mariana Amazonas.

Responsabilidade socioambiental

A parceria com a Roda faz parte da visão Stellantis de tornar o negócio ainda mais sustentável em todas as suas faces, seja durante a produção dos veículos ou na preocupação com os materiais excedentes. A Jeep já realiza outras ações importantes ligadas à sustentabilidade, responsabilidade social e atitudes de preservação do meio ambiente. Entre os programas realizados, a marca desenvolve o projeto Biodiversidade, em que promove a recuperação da Mata Atlântica, bioma nativo da região de Goiana (PE). Até o momento, já foram plantadas 115 mil mudas e a expectativa é atingir 208 mil mudas até 2024, alcançando 304 hectares de área verde. 

Desde o início de sua operação, em 2015, o Polo Automotivo é Aterro Zero e agora dá mais esse passo na rota do desenvolvimento sustentável. Já nasceu também com outras ações importantes de sustentabilidade, responsabilidade social e atitudes de preservação do meio ambiente. Um destaque na indústria é o alto índice de recírculo de água. O Polo possui uma Estação de Tratamento de Efluente responsável por garantir o reuso de mais de 99% da água utilizada na produção. Ainda, entre os programas realizados, desenvolve o Programa de Biodiversidade, em que promove a recuperação da Mata Atlântica, bioma nativo da região onde está situado. Até o momento, já foram plantadas mais de 115 mil mudas e a expectativa é atingir 208 mil mudas até 2024, alcançando 304 hectares de área verde. 

 Este ano, o Polo se tornou o primeiro complexo industrial multiplantas Carbono Neutro da América Latina.   

Sobre a Stellantis

 A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade orientada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimentação com soluções de mobilidade distintas, econômicas e confiáveis. Além da rica herança do Grupo e da ampla presença geográfica, seus pontos mais fortes estão em seu desempenho sustentável, profundidade da experiência e ampla variedade de talentos de funcionários em todo o mundo. A Stellantis aproveitará seu amplo e icônico portfólio de marcas, que foi fundado por visionários que infundiram as marcas com paixão e um espírito competitivo que toca funcionários e clientes. A Stellantis aspira se tornar a melhor, não a maior, enquanto cria mais valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais opera.

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