- Publicidade -

Conexões Transnordestina chega a Araripina para debater ferrovia

Araripina recebe o terceiro seminário Conexões Transnordestina para um debate sobre o impacto que a Ferrovia pode ter no polo gesseiro e região
- Publicidade -
Transnordestina- Perbnambuco- Foto:ME
Trecho da Transnordestina em Pernambuco que está com as obras paralisadas desde 2016. Foto: Movimento Econômico

O seminário Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco, promovido pelo portal Movimento Econômico e pela Sudene, será realizado em Araripina nesta sexta-feira (15). A iniciativa já passou por Salgueiro e Petrolina e tem como objetivo discutir os impactos econômicos e logísticos do trecho ferroviário em Pernambuco que vai ligar a cidade de Salgueiro ao Porto de Suape. O empreendimento é considerado fundamental para melhorar a competitividade do Estado, reduzindo as despesas das empresas com o transporte dos seus insumos e produtos.

Um dos temas centrais do encontro em Araripina será a criação de um Porto Seco — terminal intermodal localizado, neste caso no Araripe, conectado a ferrovias e rodovias, que realiza operações de desembaraço aduaneiro, armazenamento e transbordo de carga fora da zona portuária. Este tipo de empreendimento também é chamado de Estação Aduaneira do Interior (EADI). A instalação de um empreendimento deste porte atrairia novos negócios para a região.

O transporte de gás liquefeito pelos trilhos também estará na pauta. Caso isso venha a ocorrer, poderia reduzir custos de produção e tornar o gesso do Araripe mais competitivo no mercado global. Ao longo da sua história, o polo gesseiro sempre procurou uma matriz energética mais competitiva para alimentar os seus fornos.

Entre os debatedores estão o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; o presidente da Copergás, Bruno Costa; o presidente do Sindugesso, Jefferson Duarte; o diretor de Empreendimentos da Infra S.A., André Luís Ludolfo; o diretor regional da Fiepe, Fabio Monteiro; e o presidente da Agência do Desenvolvimento Econômico e Social do Araripe (Adesa), Daniel Torres Araripe.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla, clicando aqui.

A Transnordestina e o polo gesseiro

Principal produtor de gesso do Brasil, o polo do Araripe responde por 95% da produção brasileira e poderá se beneficiar diretamente da ferrovia para escoar sua produção e ampliar a competitividade. “É um absurdo o gesso sair de caminhão do Araripe para as capitais. A longo prazo, isso pode tirar a competitividade do polo gesseiro de Pernambuco. Paga-se mais pelo valor do frete do que pelo valor da carga”, resume o especialista em transporte e membro do Comitê Tecnológico Permanente do CREA-PE, Maurício Pina. Os municípios do Araripe respondem por 95% do gesso produzido no País.

O evento vai apresentar informações atualizadas sobre o andamento da obra em Pernambuco e ouvir demandas e sugestões dos setores produtivos locais.

Atualmente, a execução do ramal é responsabilidade da Infra S.A. que está fazendo os projetos básicos e executivos do trecho Salgueiro-Suape. A expectativa é de que seja publicado um edital de licitação em outubro para contratar uma empresa que retome as obras do trecho Salgueiro-Suape, com as obras paralisadas desde 2016.

O trecho pernambucano da Transnordestina (Salgueiro-Suape) necessita de um investimento estimado em R$ 3,5 bilhões. Atualmente, estão sendo feitos os projetos básicos e executivos, licenciamentos e estudos técnicos.

A futura ferrovia vai impactar a produção agroindustrial, mineral e energética do interior ao Porto de Suape, fortalecendo setores como fruticultura, gesso, avicultura, mineração e combustíveis, entre outros.

Ao todo, o seminário Conexões Transnordestina será formado por sete encontros em cidades-chave que podem ser impactadas pela ferrovia como Salgueiro, Petrolina, Araripina, Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Una e Recife. Os dois primeiros já aconteceram, o de Salgueiro, em julho último e o de Petrolina, na quarta-feira (13). O de Araripina é o terceiro seminário.

Leia também

Transnordestina une os pernambucanos em seminário em Salgueiro

Trecho Custódia-Arcoverde terá obra contratada em 2026

Salgueiro deve virar polo logístico com ferrovia até Suape

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -