- Publicidade -

Seminário “Conexões Transnordestina” chega a Petrolina na quarta-feira

O objetivo do seminário é fomentar o debate sobre os impactos econômicos e logísticos do ramal ferroviário Salgueiro–Suape e a conexão com o polo de fruticultura
- Publicidade -
Trecho pernambucano da Transnordestina
O trecho Salgueiro-Petrolina será um dos temas de debate/ Foto: divulgação TSLA

O seminário Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco, uma iniciativa conjunta do portal Movimento Econômico e Sudene, chega a Petrolina no próximo dia 13 de agosto, após sua estreia em Salgueiro, em 24 julho. O evento acontece no auditório do CDL Petrolina, da 9h às 13h. O objetivo do seminário é fomentar o debate sobre os impactos econômicos e logísticos do ramal ferroviário Salgueiro–Suape, considerado um dos principais vetores de transformação regional nos próximos anos. O próximo evento será dia 15 de agosto, em Araripina. As inscrições são gratuitas.

Os debates em Petrolina passam pela criação do ramal Petrolina-Salgueiro. No evento de estreia do Conexões Transnordestina, em Salgueiro, a Sudene firmou acordo com a UFPE para realizar estudos de viabilidade do ramal ferroviário ligando Petrolina ao entroncamento da Transnordestina em Salgueiro, com entrega prevista até o primeiro semestre de 2026. No seminário, serão analisados traçados, impactos socioambientais e custos.

O ramal facilitaria o escoamento da produção agrícola irrigada do Vale do São Francisco, dando acesso logístico aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), além de integrar a hidrovia do Rio São Francisco à malha ferroviária.

Reativação de trilha interrompida nos anos 1990

O projeto tem origem nos estudos iniciados na década de 1990, interrompidos em 1992 por falta de recursos. A retomada agora busca atualizar o traçado e responder às transformações urbanas e econômicas dos últimos 30 anos.

Com investimento estimado em R$ 3,5 bilhões e conclusão prevista até 2029, o novo ramal da Transnordestina que corta Pernambuco é executado pela Infra S.A. e já apresenta avanços nos projetos básicos, licenciamentos e estudos técnicos. A proposta é transformar Pernambuco em um eixo logístico de escoamento da produção agroindustrial, mineral e energética, conectando o interior ao Porto de Suape, e ampliando a competitividade de setores como fruticultura, gesso, avicultura, mineração e combustíveis.

Debatedores do seminário

Para debate o tema estão juntos o diretor da Sudene, José Farias; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti;o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes;opresidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, Guilherme Coelho; o diretor de Empreendimentos da Infra. S. A., André Luís Ludolfo; e o professor de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Rafael Viana. A mediação é da CEO do Movimento Econômico, Patricia Raposo.

O seminário Conexões Transnordestina prevê a realização de sete encontros em cidades-chave ao longo da ferrovia. Além de Salgueiro e Petrolina, o evento passará por Araripina, Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Una e Recife. Cada seminário abordará oportunidades específicas para os arranjos produtivos locais, promovendo articulação entre empresários, gestores públicos, operadores logísticos e pesquisadores.

O evento é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla, clicando aqui.

Leia também:

Sudene e Movimento Econômico iniciam seminários sobre a Transnordestina

Transnordestina une os pernambucanos em seminário em Salgueiro

Trecho Custódia-Arcoverde terá obra contratada em 2026

Salgueiro deve virar polo logístico com ferrovia até Suape

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -