
A governadora Fátima Bezerra oficializa, nesta sexta-feira (8), às 10h, a assinatura do projeto de lei que institui a nova Política Industrial do Rio Grande do Norte. A solenidade acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado (FIERN), em Natal, e representa um marco estratégico no fortalecimento da indústria potiguar.
Construída em parceria com a FIERN, a proposta estabelece um respaldo jurídico formal para promover segurança, estabilidade e planejamento de longo prazo no setor industrial. Alinhada ao programa federal “Nova Indústria Brasil”, a iniciativa busca reverter a trajetória de desindustrialização, incentivando inovação, sustentabilidade e geração de empregos.
A nova política industrial se destaca por sua abordagem estratégica e participativa. Setores como energias renováveis, petróleo e gás, mineração, metalurgia, confecções, sal, alimentos e bebidas foram identificados como prioritários para impulsionar polos industriais regionais. A proposta prevê a criação de condições estruturais e logísticas para atrair investimentos robustos, com alto conteúdo tecnológico e perfil exportador.
Um diferencial relevante é a governança ampliada: o modelo inclui representantes do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil, garantindo continuidade e legitimidade à política, independentemente das mudanças políticas. Essa abordagem, segundo o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, responde à urgência de um planejamento de longo prazo em face da Reforma Tributária.
As metas fundamentais da Política Industrial do Rio Grande do Norte são:
- Promover a competitividade e o fortalecimento do ambiente industrial de forma sustentável e inovador.
- Fortalecer, agregar valor, diversificar e aumentar a produtividade da indústria local.
- Atrair investimentos de grande porte com elevado conteúdo tecnológico, perfil exportador e capacidade de gerar empregos.
- Promover a descentralização industrial, a valorização das vocações regionais, e a integração das cadeias produtivas, fortalecendo as micro e pequenas empresas.
- Melhorar e ampliar fatores sistêmicos de competitividade.
- Promover articulação, colaboração e relações sinérgicas entre instituições e atores industriais.
O plano para potencializar os polos estratégicos do Rio Grande do Norte inclui incentivar a diversificação e o valor agregado dos setores industriais locais, incluindo pequenas e médias empresas, para fomentar um desenvolvimento industrial equilibrado e sustentável.
Também prevê focar nos setores com vocação consolidada, como energias renováveis, petróleo e gás, mineração, metalurgia, construção civil, confecções, sal, alimentos e bebidas.
A intenção é criar condições estruturais e de infraestrutura para atrair e manter os investimentos industriais, indo além dos incentivos fiscais e focando em ambientes detalhados aos negócios e implementar governança ampla e participativa que envolva os setores público, privado e sociedade, para garantir continuidade e eficiência das ações.
Com essa iniciativa, o governo quer desenvolver um plano estratégico para os parques e polos industriais, com ações específicas de infraestrutura, inovação, qualificação de mão de obra e suporte tecnológico.
Veja também:
Governo avalia subsídio e compra direta para conter crise na fruticultura









