Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Cemit vai criar Núcleo de Educação Ambiental em Noronha

O equipamento faz parte das ações do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit)
Foto: ASCOM/Divulgação

Durante o sexto dia de programação da Semana de Meio Ambiente do Arquipélago de Fernando de Noronha, a Gerente Geral de Planejamento Estratégico Sustentável da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Sanny Diniz, anunciou a criação de um Núcleo de Educação Ambiental na ilha. O equipamento faz parte das ações do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit).  

O anúncio foi feito durante o debate do painel “Desafio na Conservação da Biodiversidade Marinha: dos Tubarões ao Peixe-Leão”, em que Sanny Diniz foi uma das palestrantes. 

“O Cemit é um projeto integrado com várias interfaces, vários propulsores. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), atuamos em parceria com as prefeituras, com várias secretarias do governo, além das universidades. Em Noronha, queremos iniciar essas ações, mais especificamente de educação ambiental, todas construídas em parceria com o ICMBio e a Administração da ilha”, ponderou. 

O painel teve como destaque discutir as variáveis e os desafios que existem no uso resiliente das praias, conciliando com as atividades de conservação das espécies de tubarão. 

Sanny destacou que dentre as ações de educação ambiental, a disseminação correta de informações, com orientação adequada para turistas e moradores, está entre as mais importantes para evitar incidentes com tubarões e estabelecer uma convivência com as espécies. 

- Publicidade -

Além de Sanny, participaram do painel o capitão do Corpo de Bombeiros da ilha, Carlos Araújo; a bióloga Sandra Cadengue; Ricardo Araújo e Rihel Venuto, ICMBio; e Leo Veras, do Museu dos Tubarões. 

Tubarão. Foto: Pixabay

“O tubarão deixou de ser um recurso pesqueiro para alimentação e se tornou um recurso ecológico e turístico. Um tubarão vivo é muito mais valioso do que um tubarão morto. E Fernando de Noronha conquistou esse histórico, porque temos uma gama de experiência no trato com o tubarão, com condições de passar nosso conhecimento para outros destinos”, destacou Veras. 

As diversas espécies de tubarões são ameaçadas no mundo inteiro. E em Pernambuco, no Arquipélago de Fernando de Noronha, é um dos poucos locais em que a população de tubarões está chegando numa condição de equilíbrio. 

A Semana de Meio Ambiente de Fernando de Noronha está sendo realizada em parceria entre a Administração da ilha e o Instituto Chico Mendes de Conservação para a Biodiversidade.

Leia também:
Aeroporto do Recife ganha voo Recife-Orlando e cresce malha aérea em junho
Quem segura João Campos em 2024?
João Campos assina contrato com BID no valor de R$ 2 bilhões
PT ganha duas pastas na PCR de João Campos: Meio Ambiente e Habitação
‘Cuidar da saúde do povo é investimento’, diz Lula
Criador do Farmácia Popular, Humberto participa do relançamento do programa por Lula

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -