Roberto Campos Neto vai presidir Conselho Consultivo das Américas do BIS

Campos Neto assume o cargo em janeiro de 2023
Campos Neto sucederá John Williams, presidente do Federal Reserve, o banco central norte-americano / Foto: Wilson Dias – ABR

O presidente do Banco Central brasileiro, Roberto Campos Neto, foi escolhido o próximo presidente do Conselho Consultivo das Américas do BIS (Bank for International Settlements) – o Banco de Compensações Internacionais. O mandato dele terá duração de dois anos, com início no dia 9 de janeiro de 2023. Campos Neto vai substituir o atual ocupante do cargo, John Williams, presidente do Federal Reserve, o Fed, de Nova York, que é o banco central norte-americano.

A escolha de Roberto Campos Neto para o cargo foi feita pelo conselho de diretores do BIS. Sediado em Basileia, na Suíça, o BIS é considerado o Banco Central dos Bancos Centrais e tem, entre suas atribuições, promover a colaboração entre os bancos centrais, dar suporte ao diálogo com outras autoridades responsáveis pela promoção da estabilidade financeira das nações integrantes, conduzir pesquisas sobre políticas de interesse dos bancos centrais, além de ser a primeira contraparte para os bancos centrais em suas transações financeiras.

- Publicidade -

Já o Conselho Consultivo das Américas, que o brasileiro irá presidir, é formado pelos presidentes de bancos centrais de países das Américas integrantes da instituição – Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru.

Leia também: Banco Central registra alta da atividade econômica em setembro

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -