Porto de Suape vai investir R$ 160 mi em infraestrutura: saiba qual o projeto

Não é só dragagem: o Porto de Suape, um dos hubs mais importantes do setor no país, tem dois pacotes de infraestrutura em fase de licitação. Confira os detalhes
Porto de Suape terá investimento de R$ 160 milhões em pacote de infraestrutura
Porto de Suape tem mais um pacote de obras de infraestrutura, enquando avança a licitação da dragagem do canal interno/Foto: Porto de Suape (Divulgação)

Em meio à licitação para dragagem do canal interno, o Porto de Suape avança no processo de contratação para mais um investimento em infraestrutura: um pacote de obras, que inclui a recuperação do molhe de abrigo. O valor a ser cobrado pela empresa selecionada deverá ser de, no máximo, R$ 160 milhões, segundo o aviso publicado nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União.

No documento, foram divulgados o novo termo de referência do projeto – com ajustes em relação à versão anterior – e o reagendamento da abertura das propostas dos interessados, para 25 de abril.

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O procedimento licitatório nº 5/2024/CEL visa a contratação de empresa especializada para execução dos serviços referentes às obras discriminadas, no aviso, como “Fase 1B, Fase 2 e Fase 3 do projeto básico” e também para as melhorias do molhe.

Molhe garante segurança no Porto de Suape

O molhe de abrigo é fundamental para a segurança das operações no Porto de Suape. A estrutura, formada por blocos de rocha entre 300 quilos e 12 toneladas, é uma barreira de proteção contra o impacto das marés altas na área portuária.

Contribui, sobretudo, para a reduzir a interferência de correntes marítimas e ondas nas operações realizadas no porto externo, onde são movimentados granéis líquidos e produtos químicos.

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Contrato da dragagem do Porto de Suape sai em abril

Quanto à dragagem do canal interno, a estimativa é de que o resultado da licitação – cujo edital foi republicado no final de fevereiro – saia nos próximos dias e o contrato seja assinado em abril.

O projeto é um investimento de R$ 204 milhões, que será viabilizado com R$ 101 milhões da União e R$ 103 milhões administração estadual. O cronograma estimado é de oito meses. A previsão é de conclusão dos trabalhos ainda em 2024.

Está contemplada, no mesmo processo licitatório, a dragagem de manutenção da bacia de evolução dos píeres de granéis líquidos 3A e 3B, com objetivo de aumentar a profundidade para 18,5 metros.

Dragagem amplia capacidade do Porto de Suape

A dragagem do Porto de Suape vai aumentar a profundidade do canal interno para 16,2 metros, possibilitando a atracação de porta-contêineres que estão entre os maiores em utilização no transporte marítimo de cargas e que têm até 366 metros de comprimento. Também vai permitir que o porto tenha capacidade operacional para receber outros tipos de embarcações de grande porte.

A expectativa é de que essa melhoria estrutural dê condições ao porto, um dos mais importantes do país, de avançar ainda mais como hub, especialmente em uma de suas principais áreas de vocação: a distribuição, por cabotagem, de carga conteneirizada.

Porto do Recife terá quatro leilões de terminais até dezembro próximo
Enquanto avançam concorrências para infraestrutura no Porto de Suape, Recife recebe autorização para leiloar terminal de granéis sólidos/Foto: Porto do Recife (Divulgação)

Leilões de terminais avançam no Recife e Rio de Janeiro

Nas últimas semanas, o cenário do setor portuário regional e nacional foi marcado, além de licitações para obras de infraestrutura, por progressos nos leilões de terminais.

Nesta quinta-feira, no DOU, foram publicados os atos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, aprovando as realizações de certames de arrendamento simplificado nos portos do Recife e Rio de Janeiro.

No Recife, a concessão visa a implantação de uma operação de granéis sólidos e cargas gerais – o terminal REC04. No Rio, o pregão público será para o terminais RDJ06, destinado a graneis líquidos. As datas dos leilões ainda serão divulgadas.

Ao todo, quatro terminais serão arrendados no porto da capital pernambucana, o que deve representar um investimento privado total de R$ 59,6 milhões, de acordo com a Antaq. Essas operações vão movimentar cargas que já fazem parte do mix do ancoradouro como barrilha, fertilizantes, malte, trigo, milho e arroz.

Ainda no Nordeste, está previsto o leilão de um terminal de contêineres no Porto do Mucuripe, em Fortaleza (CE). A projeção da Antaq é de realizar 19 certames de arrendamento até dezembro próximo.

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