Porto de Suape vai arrendar três áreas

As empresas interessadas no arrendamento das áreas do Porto de Suape devem demonstrar interesse até o dia 30 de abril
As áreas a serem arrendadas estão em locais estratégicos no perímetro do porto organizado, como a retroárea do cais 6 e 7 (acima). Foto: Assessoria de Imprensa do Porto de Suape.

A diretoria do Porto de Suape vai anunciar a disponibilidade de três lotes destinados à construção de novos berços e instalação de novos terminais de granéis líquidos durante a 28ª edição da Intermodal South America, um dos mais importantes eventos de logística, transporte de cargas e comércio exterior do continente. O evento acontece a partir desta terça-feira (05) até quinta-feira (07).

“A feira é o local ideal para divulgar nosso potencial e áreas para exploração de novos empreendimentos, com a finalidade de ampliar as operações de carga e descarga e a movimentação de granéis líquidos”, explica o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot. A estatal pernambucana ocupará um estande de 120 metros quadrados no São Paulo Expo, um dos maiores pavilhões de exposições do País, localizado na capital paulista. Nos três dias do evento, a expectativa é de que 43 mil pessoas passem pelo local.

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Serão disponibilizados três lotes greenfield (terreno inexplorado) para arrendamento no perímetro do porto organizado. Neles, poderão ser construídos dois novos cais, utilização da retroárea e dois lotes são destinados à exploração de granéis líquidos . Um dos lotes disponíveis se trata dos Cais 6 e 7, cada um com 350 metros de comprimento. Os dois berços totalizam 30,7 mil metros quadrados (3,07 hectares) e a retroárea, 206.000 metros quadrados (20,6 hectares). “Um terreno amplo e de localização estratégica que poderá ter múltiplos usos”, diz o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Rinaldo Lira.

A viabilidade para a exploração dos novos cais ocorrerá depois das obras de dragagem dos canais externo (prestes a ser concluída) e interno (projeto em andamento). “A exploração de dois novos berços no porto interno por meio de arrendamento é essencial para o incremento na movimentação de cargas, com a atração de mais rotas e a ampliação do transporte por cabotagem (entre os portos do país). O projeto se torna ainda mais atrativo com as obras de dragagem do canal externo (20 metros de profundidade), que está em vias de serem concluídas; e do canal interno (16,3 metros), cujo processo licitatório está perto de ser relançado”, explica Lira.

Os demais lotes também estão localizados em área estratégica e com disponibilidade para instalação de terminais de granéis líquidos. O lote 13 ocupa uma área de 50,1 mil metros quadrados (5,1 hectares), é destinado à operação de tancagem e tem disponibilidade para construção de seis berços com até 17,3 metros de profundidade. Já o lote 14 corresponde a um terreno de 80,2 mil metros quadrados (8,2 hectares), apresentando as mesmas características de uso.

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As empresas interessadas nos terrenos disponíveis para arrendamento têm até o dia 30 de abril deste ano para encaminhar à administração da estatal portuária manifestação de interesse com a finalidade de subsidiar estudo de pré-viabilidade dos empreendimentos. As informações referentes aos lotes estão disponíveis no site de Suape (www.suape.pe.gov.br).


A Intermodal e Suape

“A Intermodal é uma excelente oportunidade de alavancar novos negócios, além de criar um ambiente propício ao intercâmbio de experiências e de ideias com foco na transformação digital, energias renováveis e empreendimentos com a pegada da sustentabilidade. Vamos marcar nossa presença na feira com um estande inovador e interativo, para apresentar os diferenciais do complexo industrial portuário, formalizar novas parcerias e negócios”, comenta o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

Empresários, executivos e autoridades da área de portos vão participar do evento, que vai receber a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. Na oportunidade, haverá o anúncio de implantação de uma operação de bunker, serviço que consiste no abastecimento de embarcações nos píeres e cais por meio de uma barcaça. Atualmente, o fornecimento de combustível é feito pelas dutovias da Petrobras. “Haverá muitas reuniões produtivas ao longo dos três dias da feira. E a nossa meta é transformar esses encontros em futuros empreendimentos no complexo, gerando mais empregos, renda e impostos para Pernambuco”, resume o diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial, Arthur Neves.

Ainda no evento, ocorrerá uma solenidade na qual será firmado compromisso para instituir a Aliança para Descarbonização de Portos Brasileiros. “O movimento tem como base os princípios da cooperação, colaboração e compartilhamento de experiências, tecnologias e informações, para acelerar as ações de descarbonização no setor portuário brasileiro”, conta o diretor de Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti. O lançamento ocorrerá no estande do Porto de Itaqui, localizado no Maranhão, e contará com a participação de representantes de vários atracadouros, incluindo os executivos de Suape que desenvolve várias ações neste sentido.

Porto de Suape

Localizado entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado uma das principais âncoras do desenvolvimento de Pernambuco. Está instalado em um território de 17,3 mil hectares (incluindo áreas adjacentes), recebeu investimentos privados de R$ 74,5 bilhões ao longo dos seus 45 anos. Atualmente, conta com 83 empresas instaladas, que geram mais de 20 mil empregos.

No ano passado, o porto registrou movimentação de 23,9 milhões de toneladas, sendo líder nacional em transporte de granéis líquidos e na navegação por cabotagem (entre os portos do país), além de ter registrado uma movimentação recorde de contêineres no Norte/Nordeste. Os granéis líquidos (derivados de petróleo) representam 72,1% do total de cargas transportadas, seguidos de carga conteinerizada (22,8%), granel sólido (2,7%) e carga geral solta (2,4%).

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