Porto de Suape tem novo edital para dragagem em 2024

Edital para licitação da dragagem do canal interno do Porto de Suape foi republicado nesta sexta-feira e as propostas devem ser abertas até 19 de março
Porto de Suape deve ter dragagem concluída até dezembro deste ano
Edital da dragagem do Porto de Suape foi republicado, depois de contestado por uma das concorrentes/Foto: Suape (Divulgação)

No Porto de Suape, a Comissão Especial de Licitação (CEL) responsável pela dragagem do canal interno republicou, com alterações, o edital da concorrência nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial do Estado. As mudanças atenderam a um pedido de impugnação feito por uma das empresas participantes, a Dragabras. Com isso, passam a valer novos prazos para o certame e a expectativa da administração portuária é que as propostas sejam abertas no dia 19 de março.

A Dragabrasil questionou vários pontos do edital, entre eles a exigência de comprovação da qualificação técnica profissional na realização de levantamentos hidrográficos e a proibição de que consórcios participassem da licitação. As demandas foram consideradas pertinentes pela CEL, como explica o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Complexo de Suape, Carlos Cavalcanti.

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Ele ressalta que em março deverá sair o resultado final da concorrência. Fontes do porto, sob reserva, afirmam que a ordem de serviço do canal interno deve ser assinada em abril e as obras iniciadas ainda no primeiro semestre, o que permitiria a conclusão da dragagem até dezembro próximo.

Edital do Porto de Suape foi lançado em dezembro

O edital de licitação para a primeira etapa da dragagem do canal interno do Porto de Suape foi lançado em dezembro passado, no Recife, pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

O projeto é um investimento de R$ 204 milhões, que será viabilizado com R$ 101 milhões da União e R$ 103 milhões administração estadual. O cronograma estimado é de oito meses.

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Também está contemplada, na mesma licitação, a dragagem de manutenção da bacia de evolução dos píeres de granéis líquidos 3A e 3B, com objetivo de aumentar a profundidade para 18,5 metros.

Porto de Suape terá dragagem do canal interno concluída num prazo de oito meses
Primeiro edital de licitação da dragagem de Suape foi lançado em dezembro passado, no Recife, pelo ministro Sílvio Costa Filho e a governadora Raquel Lyra/Foto: Bárbara Travassos (Sdec)

Dragagem amplia capacidade do Porto de Suape

A dragagem do Porto de Suape vai aumentar a profundidade do canal interno para 16,2 metros, possibilitando a atracação de porta-contêineres que estão entre os maiores em utilização no transporte marítimo de cargas e que têm até 366 metros de comprimento. Também vai permitir que o porto tenha capacidade operacional para receber outros tipos de embarcações de grande porte.

A expectativa é de que essa melhoria estrutural dê condições ao porto, um dos mais importantes do país, de avançar ainda mais como hub, especialmente em uma de suas principais áreas de vocação: a distribuição, por cabotagem, de carga conteneirizada.

Suape também vem se destacando pelo crescimento das operações com veículos. Além disso, quer se preparar para as exigências que serão geradas pela ampliação da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) – o que terá impacto no desembarque de óleo cru e embarque de combustíveis – e pela futura instalação de um polo de hidrogênio verde no complexo.

Atualmente, apenas navios com calado (parte submersa) de 12,1 metros conseguem acessar o atracadouro durante o período de inverno, na maré zero.

Dragagem do Porto de Suape deve remover 3,8 mi de m³

A dragagem do Porto de Suape tem previsão de remover 3,8 milhões de metros cúbicos de areia e lama. A obra vai não apenas liberar o canal interno para a atracação de navios de grande porte, mas também proporcionar eficiência e segurança nestas operações, tornando o porto mais competitivo.

Como o projeto precisa atender a rigorosos critérios na área ambiental, a destinação deste material deve se dar de forma sustentável. Os sedimentos removidos pela draga no fundo do mar vão ser encaminhados para uma área licenciada pelos órgãos de fiscalização, conhecida como bota-fora.

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