Prêmio Tacaruna Mulher 2024: veja quem são

Shopping premia nove mulheres que foram destaque em suas áreas de atuação.

Nesta quinta-feira (07), véspera do Dia Internacional da Mulher, ocorre a entrega do Prêmio Tacaruna Mulher. A iniciativa reconhece mulheres que se destacam em suas áreas de atuação, contemplando nove categorias.

Os nomes femininos de destaque nas áreas premiadas são sugeridos através de uma comissão que indica as possíveis ganhadoras. Em seguida, é montada uma lista com os perfis das indicadas que é votada por uma comissão julgadora – composta por jornalistas, publicitários, juristas, médicos, empresários e outros profissionais das nove categorias representadas na premiação. São formadores de opinião e notáveis da sociedade pernambucana que têm a difícil tarefa de escolher nove nomes em uma lista composta por mais de 100.

- Publicidade -

“Criamos a premiação de forma pioneira, em 2001, e não paramos mais. Ao longo desses anos tivemos a honra de mostrar histórias lindas de mulheres de garra e força, que desempenham com maestria suas profissões e inspiram novas gerações”, destaca, a superintendente do Shopping Tacaruna, Sandra Arruda.

Conheça as mulheres premiadas

Bia Pankararu
Destaque Categoria Ação Social – Bia Pankararu

Indígena do povo Pankararu, no sertão pernambucano, 30 anos, é produtora cultural, técnica em enfermagem e atuou na equipe de saúde indígena, principalmente como vacinadora. Agitadora cultural desde a adolescência, coordenou projetos sociais, musicais, de memória e pesquisa. Atualmente está como liderança local da Aldeia Agreste, uma das 16 aldeias do território Pankararu. Viveu parte da infância em São Paulo, entre idas e vindas com sua mãe por busca de melhores condições de trabalho e renda, o que a ajudou a ter uma visão do contexto urbano.

Aos 11 anos, se mudou para a aldeia, onde se firmou. Aos 21, se formou técnica em enfermagem e trabalhou na reserva cobrindo diversas aldeias da equipe multidisciplinar de saúde indígena. Buscando trabalhar em parceria com a medicina tradicional, com o entendimento popular do que é saúde, mas buscando preservar a especificidade do seu povo associada a técnica científica.

- Publicidade -
Mulher Tacaruna
Destaque Categoria Atividades Jurídicas – Bianca Ferreira Teixeira

Procuradora do Estado foi nomeada pela governadora Raquel Lyra para comandar a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco a partir de janeiro de 2023. Bianca já havia ocupado o cargo em dezembro de 2014. Aprovada no terceiro concurso público para procurador do Estado de Pernambuco, foi nomeada em junho de 1998, tendo exercido ainda os cargos de procuradora-chefe adjunta da Procuradoria da Fazenda Estadual e procuradora-geral adjunta do Estado de Pernambuco. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, tem especialização em Direito Civil pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape) e em Direito Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco.

Carla Seixas
Destaque Categoria Comunicação – Carla Seixas

Diretora de Comunicação Coorporativa do Grupo JCPM desde 2012, planeja e executa a comunicação como um todo: faz a gestão da comunicação na implantação e operação dos projetos nos segmentos de atuação, coordena a assessoria das instituições sociais – Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social e a Fundação Pedro Paes Mendonça, faz Gestão de Crise e o relacionamento com a comunidade. Até 2008, exerceu as funções de repórter, colunista de Economia e editora de Política na Folha de Pernambuco. Entrou como repórter no Jornal do Commercio até 2010 e foi Editora-assistente do Caderno de Economia no mesmo jornal até 2012.

Flávia Suassuna
Destaque Categoria Cultura – Flávia Suassuna

Escritora e professora recifense, foi eleita pela Academia Pernambucana de Letras (APL) como a nova “imortal” da instituição. Ela ocupa agora a cadeira de número 32, que estava vaga depois que o jornalista Abdias Moura faleceu. Na eleição, Flávia recebeu 30 votos, o que a tornou a 18ª mulher a ocupar uma cadeira na APL. A acadêmica teve sua primeira influência na literatura pelo seu tio, Ariano Suassuna. Ela é formada em Letras e tem mestrado em Teoria da Literatura pela UFPE. É conhecida pela sua atuação em escolas e cursos preparatórios para o vestibular e tem nove livros publicados.

Destaque Categoria Design, Arquitetura e Decoração – Ana Rita Sá Carneiro

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, mestre em Desenvolvimento Urbano pela UFPE e doutora em Arquitetura pela Oxford Brookes University. Atualmente, é professora titular da UFPE e coordenadora do Laboratório da Paisagem do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE. Membro do Comitê Internacional de Paisagens Culturais Icomos/Ifla e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas/Abap, e representante do Icomos Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq ‘Jardins de Burle Marx’ e pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq ‘Pensar Paisagem’.

Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conservação Urbana Integrada e mais especificamente nos estudos dos jardins de Burle Marx, da teoria da paisagem e dos espaços públicos. É autora do livro “Parque e Paisagem: Um Olhar Sobre o Recife” e co-autora dos livros “Jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil” e “Burle Marx e o Recife: Um Passeio Pelos Jardins da Cidade”. Atua como consultora para a restauração dos jardins de Burle Marx no Recife.

Virginia Lorena
Destaque Categoria Educação – Virgínia Lorena

Biomédica formada pela UFPE, com mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Fiocruz, desenvolve pesquisas com foco em doenças negligenciadas, principalmente em doença de Chagas. Atualmente, ocupa o cargo de pesquisadora em Saúde Pública no Instituto Aggeu Magalhães (IAM)/Fiocruz, sendo a coordenadora do Serviço de Referência no Diagnóstico da doença de Chagas ofertando diagnóstico da doença em casos de resultados inconclusivos ou discordantes.

Desenvolve pesquisas na área de imunologia, com ênfase em imunologia celular, atuando principalmente nos temas: imunoparasitologia, imunoregulação, estudo de fármacos, alergia e inflamação. É membro das pós-graduações: Biociências e Biotecnologia em Saúde do IAM/Fiocruz, PE e Medicina Tropical da UFPE.  Lidera o grupo de pesquisa do CNPq “Aspectos clínicos, moleculares e imunológicos de doenças infecciosas e parasitárias” certificado pelo IAM/Fiocruz.

Ana Brito
Destaque Categoria Medicina e Saúde – Ana Brito

Médica epidemiologista. É médica/pesquisadora no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz, e tem pós-doutorado em Epidemiologia pela Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA). Ministra aulas nas disciplinas de Epidemiologia, Filosofia de Ciência, Bioética e Metodologia da Pesquisa, já tendo orientado mais de uma centena de estudantes, entre residentes, mestres e doutores, e alunos de graduação em programas de iniciação científica (Pibic). Já trabalhou no enfrentamento de diversas epidemias em mais de 40 anos de profissão. Coordena e integra a equipe de diversos projetos de pesquisas, nacionais e estaduais, com destaque para os estudos sobre avaliação da mortalidade e sobrevida por Aids em Pernambuco e no Brasil.

Mariana Amazonas
Destaque Categoria Moda – Mariana Amazonas

Mestre em Ecological Design Thinking (Shumacher College – Inglaterra), com MBA em Inovação e Empreendedorismo e graduada em Administração de Empresas. Desde 2014, vem direcionando sua carreira e atuação profissional para a área socioambiental. Lidera a implementação de projetos e startups como foco em ações regenerativas com princípios da economia circular no combate ao aquecimento global e seus impactos. Um desses projetos de grande impacto e reconhecimento social é a parceria com a Stellantis Jeep em que A Roda faz moda reaproveitando matérias-primas de resíduos da indústria automotiva.

Lais Xavier
Destaque Categoria Política, Economia e Negócios – Laís Xavier

Mestre em Engenharia de Software pela UFPE, atua há 15 anos com tecnologia aplicada à Educação. Founder da Mídias Educativas, empresa do Porto Digital; Co-founder e CTO da Muda Meu Mundo, empresa que usa a tecnologia para conectar o pequeno agricultor ao varejo, uma das startups mais promissora do país segundo a Endevor 2023. Primeira presidente mulher da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro) regional Pernambuco e Paraíba. É líder da educação na fundação Lemann, mentora de startups e incentivadora do empreendedorismo feminino, e também co-founder do Tech Woman – evento que tem como missão mostrar que tecnologia é mercado de trabalho para mulheres e tornar a empregabilidade feminina uma realidade no setor.

Leia também:

Prêmio Tacaruna Mulher volta após hiato de 2 anos

Grupo cearense expande produção de semijoias em São Paulo

Nordeste responde por 19% do faturamento da Cimed

Vila Galé anuncia 2 novos hotéis em Alagoas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -