terça-feira, 16/04/2024

Raquel Lyra lança edital para conclusão da Barragem de Gatos

Com este edital, governo já tem duas obras de barragem para execução ao longo de 2024.
Barragem dos Gatos
Barragem dos Gatos Foto: apenas 20% foram executados: Aluisio Moreira

Nesta sexta-feira (29), o Governo de Pernambuco lançou o edital de licitação para a conclusão da Barragem Gatos, situada em Lagoa dos Gatos, Agreste Central do estado. A obra, com capacidade de acumulação de 5,93 milhões de metros cúbicos, será contratada por R$ 46 milhões, custo alocado junto ao Governo Federal por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

A principal finalidade da barragem é conter as cheias no riacho Gatos, na bacia do Rio Una, beneficiando diretamente a população de Belém de Maria, Água Preta, Palmares e Barreiros. Após a conclusão da licitação e a assinatura da ordem de serviço, a obra, anteriormente paralisada em 2014 com 20% de execução, tem um prazo estipulado de 12 meses para conclusão.

- Publicidade -

A governadora Raquel Lyra destacou que o lançamento da licitação reflete o compromisso da atual gestão em transformar projetos em ações efetivas. “Pernambuco espera há muito tempo a conclusão do cinturão de barragens da Mata Sul. Nosso governo cumpriu o pactuado para este ano e colocou duas licitações na rua, Gatos e Panelas II. Logo mais teremos as obras em ritmo acelerado para concluirmos as barragens tão necessárias e esperadas pela população.”

Enchentes

Em 2010, o estado de Pernambuco foi atingido por fortes chuvas, que causaram o transbordamento de rios e a inundação de cidades inteiras, especialmente na Zona da Mata Sul. Na ocasião, foram planejadas as construções de cinco barragens, que compõem o sistema de contenção de cheias da bacia dos Rios Una e Sirinhaém.

De lá para cá, 13 anos depois, apenas um, dos cinco reservatórios, foi concluído, no ano de 2017 – a Barragem Serro Azul, localizada no município de Palmares. Os quatro restantes foram iniciados, mas deixados inconclusos, em diferentes estágios das obras.

- Publicidade -

“Mesmo estando só Serro Azul em operação, pudemos registrar redução de 40% nos efeitos das chuvas intensas registradas na região, desde sua inauguração até aqui – o que só confirma a eficácia do projeto. Portanto, muito nos alegra, poder terminar o ano de 2023 dando este importante passo para, em breve, ver acabar o sofrimento da população da Mata Sul a cada novo inverno”, comemorou o secretário de recursos hídricos e saneamento do estado, Almir Cirilo.

Ainda de acordo com o secretário, desde o primeiro dia da atual gestão, a conclusão destas obras esteve entre as prioridades da pauta da segurança hídrica de Pernambuco. “Ao longo do ano de 2023 a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado (SRHS-PE) realizou vistorias técnicas e levantamentos dos estoques de materiais de construção remanescentes das obras, novas licenças ambientais foram obtidas para a retomada dos serviços e processos de desapropriações foram analisados visando a regularização fundiária dos empreendimentos”, explicou Almir Cirilo.       

Barragem de Panelas II

No último mês de setembro, a governadora Raquel Lyra publicou, durante a caravana Ouvir para Mudar, o edital de licitação para a conclusão das obras da Barragem Panelas II, em Cupira. O processo está em andamento e, em janeiro, será assinada a ordem de serviço para o início dos trabalhos. A execução das obras da barragem Panelas possui prazo de execução de 15 meses e, junto com a conclusão do reservatório de Gatos, garantirá proteção contra enchentes a mais de 120 mil pessoas, para o inverno de 2025.

Leia também:

Concessão no saneamento abre oportunidade para conter enchentes

Porto de Suape: dragagem começa em 2024

APM divulga primeiras imagens do seu novo terminal em Suape

Assista aos videocast sobre os 45 anos de Suape:

Suape: A mola propulsora da economia de Pernambuco

Suape 2030 – Perspectivas de um porto inovador

Como Suape pretende dobrar a movimentação de cargas em uma década

Suape sustentável: um porto na rota da descarbonização

Suape: desafios para o desenvolvimento da zona portuária e industrial

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -