Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

APM divulga primeiras imagens do seu novo terminal em Suape

As obras em Suape começam no próximo semestre e devem durar até cinco meses na primeira etapa.
terminal da APM
Design do Terminal da APM em Suape/Imagens: divulgação APM Terminals

As obras para a implantação do novo terminal de contêiner da AMP Terminals em Suape estão previstas para começar no primeiro semestre de 2024. A empresa contratada, que ainda não teve seu nome revelado – o que deve ocorrer no começo de janeiro –, vai demolir 38.200 m² de prédios na área adquirida junto ao Estaleiro Atlântico Sul.

O Movimento Econômico obteve, com exclusividade, acesso às primeiras imagens de como será o novo terminal. Segundo o diretor-presidente para Suape da APM Terminals Americas, Aristides Russi Júnior, a obra deve durar de quatro a cinco meses, em sua primeira etapa. Agora, no começo do ano, a empresa efetuará a compra dos dois guindastes que serão usados para o início das operações em 2026.

Diretor Presidente para Suape da APM Terminals Americas
Aristides Russi JR, diretor Presidente para Suape da APM Terminals Americas/Foto: divulgação

No páreo para fornecer os produtos estão a chinesa ZPMC e a alemã Liebherr. O fornecedor escolhido deve entregar a encomenda em até 20 meses. A empresa espera ter uma entrega de 30% a 45% acima do concorrente Tecon Suape, segundo Russi.

terminal da APM em Suape
terminal da APM

A APM Terminals já conta com um time local, que está ocupando provisoriamente parte das instalações do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), de quem adquiriu um terço da área para o TUP. A transação envolveu R$ 455 milhões e contribuiu para amortizar em 40% a dívida do EAS, que está em recuperação judicial e aos poucos vai se reerguendo.

O TUP da APM abre um campo potencial para novos negócios na região, pois vai exigir novas estruturas na cadeia de logística, como armazéns e frigoríficos, impactando do mercado imobiliário às empresas de distribuição de mercadorias.

- Publicidade -

Terminal eletrificado

O terminal de contêiner da APM Terminals será o primeiro 100% eletrificado na América Latina. Só não será zero em emissões de carbono porque os caminhões que o atenderão usam diesel. APM Terminals Suape garante iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária. Além da eletrificação, o terminal contará com um sistema completo de gestão ambiental.

terminal da APM

Está prevista a modelagem de fluxo de águas subterrâneas para controle de poluição, além do tratamento de águas residuais e gestão de outros resíduos. Também terá uma rede 5G própria, que possibilitará transmitir informações em tempo real para os clientes, 24 horas por dia, sete dias por semana.

O uso de RTGs (guindastes móveis sobre pneus) por controle remoto, outro diferencial do terminal, segundo Russi, ampliará a agilidade das operações do terminal por meio da operação remota, impactando positivamente a produtividade e também garantindo mais segurança à operação.

A APM Terminals Suape promete fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região, que passará a ter maior conectividade, potencialmente atraindo novos serviços diretos para a Ásia e a Europa.

Esses diferenciais devem gerar, segundo a direção, um efeito cascata positivo, impactando na redução de custos e de preços do transporte, aumentando a competitividade dos exportadores e reduzindo os preços dos insumos de produção intermediários importados e de bens de consumo.

A APM também diz que seu terminal impactará positivamente o varejo e a indústria no Nordeste, ao ampliar a oferta de janelas de atracação para os armadores, favorecendo o aumento do trânsito de navios e de novos serviços que conectem Pernambuco a diversos portos do mundo.

Leia também:

Porto de Suape: dragagem começa em 2024

Assista aos videocast sobre os 45 anos de Suape:

Suape: A mola propulsora da economia de Pernambuco

Suape 2030 – Perspectivas de um porto inovador

Como Suape pretende dobrar a movimentação de cargas em uma década

Suape sustentável: um porto na rota da descarbonização

Suape: desafios para o desenvolvimento da zona portuária e industrial

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -