Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Na China, Governo do Ceará avança nos acordos em torno do mercado de energia

Secretário do Ceará em viagem ao país asiático, assinam nesta sábado memorando com Mingyang Smart.

A comitiva de secretários de estado do Governo do Ceará, em viagem pela China, assina neste sábado, 1º de abril, um memorando de entendimento com a Mingyang Smart Energy para implantação de um centro de tecnologia e reparos de geradores eólicos, suporte de montagem e manutenção para toda a indústria eólica brasileira.

Na última quarta-feira (29), a comitiva assinou um acordo de cooperação técnica com o conglomerado de empresas chinês Gansu TUS Green Technology Innovation. A expectativa é que a cooperação entre as duas partes atraia empresas de tecnologia de ponta, integrantes da cadeia produtiva das energias renováveis, do hidrogênio verde, da mobilidade e dos combustíveis verdes, bem como expertise e conhecimento técnico científico para alavancar cada vez mais o desenvolvimento do Ceará.

Integram o conglomerado da Gansu, a Tsinghua University, um das top 20 universidade do mundo e referência global em inovação e empreendedorismo, e a TUS Holdings, empresa com mais de US$ 30 bilhões em ativos, incluindo TUS Clean Energy e Gansu TUS Green Tech.

Salmito Filho, ao centro, ladeado por Hugo Figueiredo e Roseane Medeiros, em meio a empresários chineses.

“O acordo com a TUS é importante pela possibilidade de inserir as universidades cearenses nesse intercâmbio de inovações com o sistema chinês de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I), liderado pela Tsinghua University”, destacou o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho.

Comitiva do Ceará

Além de Salmito, fazem parte da comitiva a secretária Roseane Medeiros (Relações Internacionais) e o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueirêdo.

- Publicidade -

De acordo com Roseane Medeiros, parcerias com a China em diversos setores poderão gerar bons resultados para ambas as partes. “A China é a principal parceira comercial do Brasil e é um país muito estratégico para o Ceará, que vem ampliando cada vez mais suas relações nas áreas comerciais, institucionais e especialmente em setores chaves para o desenvolvimento da economia cearense, como da energia renovável”, disse.

Salmito Filho

O presidente do Porto de Pecém, Hugo Figueirêdo, também participou da comitiva e de acordo com ele, o grupo Gansu TUS Green Technology Innovation, que conta com a base tecnológica Tsinghua University, é muito importante no sentido de amparar as ações do Estado para instalação não só do hub de hidrogênio verde, mas também no que diz respeito a outros projetos ligados à inovação. “Não só o Complexo do Pecém, mas o Ceará como um todo será beneficiado com essa cooperação técnica”, disse.

Hugo Figueiredo

A comitiva também teve reunião com a China Isotope & Radiation Corporation (CIRC), empresa de produtos e equipamentos médicos; com a CNNP, empresa chinesa de energias renováveis, do mesmo grupo da CIRC; e com a empresa Higer Bus. Também se reuniram com a Power China para tratar da operacionalização do investimento em parque solar no município de Mauriti, cujas obras começam em breve. E tiveram um encontro com a Goldwind, empresa que já tem memorando de entendimento (MOU) assinado com o Governo do Ceará.

Roseane Medeiros, secretária de relações internacionoais do Ceará
Roseane Medeiros

Durante a viagem, houve ainda um encontro com o Bank of China International (Boci). A comitiva cearense se despede da China neste sábado, dia 1º de abril.

Leia também:

Arcabouço é bem aceito, mas requer reforma administrativa
Haddad nega criação de impostos, limita alto de gasto e quer rever privilégios fiscais
Segundo Haddad, novo marco fiscal limita alta do gasto a 70% da variação da receita
Paulo Câmara é confirmado para presidência do Banco do Nordeste
Conselheiros do Condic aprovam R$ 54,6 mi em projetos, mas discordam sobre incentivos à Blau

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -