- Publicidade -

Dinheiro na rede: Equatorial regionaliza R$ 28 mi em investimentos em AL

Equatorial já investiu R$ 28 milhões em 2025 e projeta novas obras para atender o crescimento da demanda por energia no estado
- Publicidade -
Equatorial apresenta balanço e novo programa em Alagoas
Equatorial Alagoas já investiu mais de R$ 2,2 bilhões desde 2019 em melhorias no fornecimento elétrico no estado. Foto: Ricardo Freire

Com R$ 28 milhões já aplicados em diferentes regiões de Alagoas apenas em 2025, a Equatorial Alagoas lançou nesta quarta-feira (17) o programa Mais Energia, que marca uma nova fase de investimentos da concessionária no estado. O objetivo da iniciativa é dar suporte ao avanço da economia alagoana, com reforço na infraestrutura elétrica para atender ao crescimento do turismo, da indústria, do setor imobiliário e do comércio. Para 2026, a companhia tem investido R$ 35,6 milhões na construção de uma nova subestação em Arapiraca.

O plano de obras do novo programa da Equatorial contempla desde a construção de subestações até a ampliação e manutenção de linhas de transmissão e redes de distribuição. Além de garantir mais qualidade no fornecimento, o programa também será a base estrutural para ações sazonais, como a Operação Verão, Carnaval e outros períodos de alta demanda.

Em entrevista ao Movimento Econômico, o Superintendente de Operações da Equatorial Alagoas, Stevon Schettino, disse que desde que a empresa assumiu o controle da distribuição de energia no estado, em 2019, já foram investidos R$ 2,2 bilhões em Alagoas.

“Esse plano é mais robusto, estruturado e tem uma estratégia sólida para o atendimento do verão e da alta demanda. Temos mais equipes, tecnologia e planejamento. O foco é antecipar os riscos e manter a qualidade do fornecimento de energia em todo o estado”, afirmou Schettino.

Somente neste ano, a distribuidora destinou R$ 14 milhões para obras na capital Maceió, R$ 4 milhões no Litoral Norte, R$ 5 milhões no Litoral Sul e R$ 5 milhões no Sertão alagoano. Os investimentos se refletem em melhorias na qualidade do serviço e na expansão da capacidade da rede, com o objetivo de absorver novas cargas vindas do crescimento urbano e econômico.

O montante integra o planejamento contínuo da concessionária para fortalecer o sistema elétrico do estado, com obras de grande porte sendo executadas em todas as regiões. O superintendente lembra que, além de atender à população já conectada, o plano busca reduzir o número de residências sem acesso à energia, especialmente em zonas rurais e novos bairros urbanos.

Equatorial vai ampliar rede em resposta ao crescimento de AL

O gerente de experiência com o cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Moraes, explicou que o programa Mais Energia atuará de forma permanente com investimentos em infraestrutura elétrica em Alagoas. A proposta é oferecer uma resposta estruturada ao avanço da demanda por energia, gerado por novos empreendimentos turísticos, loteamentos, centros comerciais, indústrias e maior uso de tecnologia no dia a dia da população.

O estado vive um boom em vários setores econômicos. A Equatorial concentrou um direcionamento para fazer os investimentos que sustentem esse crescimento, com foco em subestações, novas redes, melhorias técnicas e modernização do sistema”, afirma Carlos.

De acordo com o gerente da Equatorial, o programa também contempla a construção de novas linhas de distribuição, modernização de equipamentos e o que é chamado de “reconfiguração dos alimentadores”, que permite redistribuir de forma mais eficiente a energia entre os bairros e municípios atendidos.

“Hoje temos ações pulverizadas em todo o estado. O foco é antecipar necessidades e garantir que o crescimento econômico de Alagoas, principalmente nas regiões com expansão do turismo e da construção civil, seja acompanhado por uma infraestrutura compatível”, reforça Carlos Moraes.

Equatorial apresenta balanço e novo programa em Alagoas
Fernando Pompeu, presidente da Equatorial Alagoas, apresentou plano operacional da distribuidora para alta temporada no estado. Foto: Ricardo Freire

Nova subestação de Arapiraca amplia fornecimento no Agreste

Uma das principais obras em andamento dentro do programa Mais Energia é a nova subestação Arapiraca 4, que está sendo construída para atender o segundo maior município do estado e outras cidades do Agreste.

Com investimento de R$ 35,3 milhões, o empreendimento terá capacidade instalada de 26,6 MVA, que possibilitará atender à demanda crescente da região Agreste, impulsionada pelo setor comercial, polos de serviços e pelo avanço da construção civil.

A previsão de entrega da nova subestação é até o final de 2026. Ela será equipada com tecnologia moderna, automatização e novos alimentadores, garantindo mais segurança e estabilidade no fornecimento de energia para os municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Taquarana e Coité do Noia.

“A nova subestação permitirá redistribuir a carga elétrica da região. Arapiraca vai ter mais capacidade para receber novos empreendimentos e, ao mesmo tempo, liberar as subestações já existentes para melhorar o fornecimento nos municípios do entorno”, explica Carlos Moraes.

Outras regiões também estão sendo mapeadas. No Litoral Sul, por exemplo, o avanço de empreendimentos hoteleiros já sinaliza a necessidade futura de ampliar subestações. O Litoral Norte, onde já foram implantadas as subestações Pioca e Costa dos Corais, segue em ritmo de crescimento. Em Maceió, a Subestação Cidade Universitária foi inaugurada para atender à reconfiguração urbana da capital.

Operação Verão mobiliza 900 profissionais e reforça atendimento

A chegada do verão e da alta temporada turística também tem um planejamento específico dentro do Mais Energia. A Operação Verão 2025/2026 já está em curso, com ações de manutenção preventiva, modernização da rede e reforço no atendimento emergencial.

Segundo a Equatorial, mais de 900 profissionais estão mobilizados em diversas frentes de trabalho para garantir estabilidade do fornecimento, mesmo em momentos de pico de consumo.

“Nós criamos um plano de manutenção preventiva, de antecipação de riscos. Hoje temos 75 equipes fixas nas ruas, fora as emergenciais. Isso permite que a gente responda melhor ao aumento do consumo e garanta um verão mais tranquilo para todos”, reforça Stevon Schettino.

As ações incluem poda de árvores, instalação de novos transformadores, inspeções por drones, termovisores e monitoramento remoto das cargas. Em caso de ocorrências, as equipes estão posicionadas estrategicamente para agilizar os atendimentos em áreas críticas.

Leia mais: Alagoas tenta apoio federal para escoar produção local de arroz

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -