- Publicidade -

Alagoas anuncia R$ 70,2 milhões para modernização da agricultura familiar

Secretária de Agricultura de Alagoas anunciou pacote de investimentos para melhorar produção e escoamento
- Publicidade -
Entrega de máquinas agrícolas em Alagoas
Governo de Alagoas vai entregar mais de 300 equipamentos para modernizar agricultura familiar no estado. Foto: Tatiane Bastos

O Governo de Alagoas vai investir R$ 70,2 milhões em um novo pacote de equipamentos agrícolas para fortalecer a agricultura familiar em todo o estado. O anúncio foi feito pela secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, durante a 7ª etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada na quarta-feira (24), no município de Porto Calvo.

Os recursos, provenientes do Tesouro Estadual e do Governo Federal, serão utilizados para a aquisição e entrega de mais de 300 equipamentos, como tratores, sistemas de irrigação, grades niveladoras, motocultivadores, microtratores, carretas, plantadeiras, roçadeiras hidráulicas, entre outros itens essenciais para modernização do trabalho no campo.

A iniciativa pretende assegurar melhores condições de preparo do solo, cultivo, irrigação e transporte da produção, promovendo aumento da produtividade e da capacidade de escoamento. De acordo com a secretária Aline Rodrigues, cerca de R$ 60 milhões são de recursos próprios do Estado.

“Conseguimos trabalhar para destravar antigos processos e garantir recursos do Governo Federal para a aquisição destes equipamentos. Além disso, o governo estadual também está aplicando quase R$ 60 milhões em recursos próprios para fortalecer a inclusão produtiva dos agricultores familiares. Com esse novo pacote de entregas, estamos garantindo que as famílias continuem produzindo e o estado de Alagoas continue no caminho certo do desenvolvimento”, afirmou a gestora.

Entre 2024 e 2025, os investimentos nas entregas de dez tratores já somam R$ 2,3 milhões, beneficiando mais de 4 mil famílias agricultoras. A secretária reforçou ainda que os investimentos visam mais que a subsistência: “O que a gente tem trabalhado é que não temos apenas uma cultura de subsistência, mas uma cultura de geração de renda. Essa é uma responsabilidade do governador Paulo Dantas, que também é produtor rural e dedica uma atenção especial à agricultura e à pecuária do nosso estado. Por isso, todos os nossos indicadores têm aumentado fortemente”, disse.

A mecanização agrícola é apontada pela Seagri como estratégica para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. Além de reduzir custos e elevar a produtividade, o uso de equipamentos modernos permite diversificar as culturas, fortalecer cadeias produtivas e garantir maior retorno social e econômico aos pequenos produtores.

Expo Bacia Leiteira Alagoas
Governador de Alagoas anunciou investimentos e modernização de programa do leite durante Expo Bacia Leiteira, no início de setembro. Foto: Edvan Ferreira

Alagoas vai modernizar programa do leite

Durante a 42ª Expo Bacia Leiteira, realizada em Batalha no início do mês, o governador Paulo Dantas lançou o novo formato do Programa Leite do Coração 2025 e entregou sete furgões para fortalecer a logística do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ao todo, serão investidos mais de R$ 11 milhões na nova etapa do programa, beneficiando diretamente 35 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.

Segundo o Governo de Alagoas, o principal diferencial da nova fase do Leite do Coração será a substituição do leite líquido pelo leite em pó, que possui validade mais longa, facilita o armazenamento e não exige refrigeração, minimizando o risco de desperdício.

Serão mais de 265 mil litros de leite comprados. Famílias humildes receberão esse leite em pó para complementar a alimentação e acrescentar calorias à sua nutrição. Esse programa atende a todo o ciclo do leite, um dos setores que mais geram empregos e oportunidades”, declarou o governador.

Segundo a secretária Aline Rodrigues, o programa atua em duas frentes: “A aquisição do produto dos pequenos produtores gera renda para essa população de baixíssimos rendimentos, permitindo inclusão social produtiva. Serão 33 municípios beneficiados em todas as regiões do estado. Sem dúvida, é uma das maiores ações que temos hoje. O programa integra o Alagoas Sem Fome, o maior conjunto de ações de combate à fome do estado”, finalizou.

Leia Mais: Nordeste já soma R$ 66 bi em projetos aprovados na Nova Indústria Brasil

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -