sexta-feira, 29/03/2024

Porto de Suape entra no mercado livre para usar só energias renováveis

Etiene Ramos O Porto de Suape é agora um cliente da energia solar produzida no Sertão de Pernambuco pelo parque fotovoltaico da Enel Green Power, instalado no município de Tacaratu, e comercializada pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco – AD Diper, a única entre seus pares, no país, a exercer essa atividade pelo Mercado Livre […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

Etiene Ramos

O Porto de Suape é agora um cliente da energia solar produzida no Sertão de Pernambuco pelo parque fotovoltaico da Enel Green Power, instalado no município de Tacaratu, e comercializada pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco – AD Diper, a única entre seus pares, no país, a exercer essa atividade pelo Mercado Livre de Energia, desde 2015.

- Publicidade -

Suape, um porto que tem como meta zerar a emissão de carbono para atender às exigências ambientais de investidores de todo o mundo, ampliando sua atratividade para negócios, decidiu sair do mercado cativo, atendido pelas concessionárias e distribuidoras de energia, e migrar para o mercado livre com o objetivo de comprar apenas energia de fontes renováveis diretamente das geradoras e comercializadoras, como a AD Diper. 

Classificada como consumidora especial de alta tensão, com consumo acima de 500 Kilowatts (KW) de potência, a autarquia estadual fechou com a AD Diper a compra de energia para atender cinco unidades consumidoras., entre elas o prédio da administração, os cais e o pátio de veículos.

O consumo médio das cinco unidades equivale a 1.418,0 MWh/ano e usando 100% de energia solar, evita-se a emissão de 108 toneladas de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde ao plantio de 770 árvores. “A mudança alinha o Porto com suas propostas e ações pela sustentabilidade e ainda gera uma economia anual de 15% ou cerca de R$160 mil na fatura da conta de energia”, revela o diretor de Administração e Finanças de Suape, Jorge Vieira.

- Publicidade -

Mercado Livre 

A economia de despesas alinhada com a sustentabilidade, além de comprar energia produzida no próprio Estado, formam a bandeira da AD Diper  para que as empresas públicas estaduais passem a comprar energia renovável, via mercado livre, e assim garantir uma economia de 15% a 20% nas suas faturas. 

O processo começou em 2013, com um leilão de energia promovido pelo Governo do Estado e ganho pela Enel Green Power que construiu a usina solar em Tacaratu. Na época, a Agência investiu R$4 milhões para se credenciar como comercializadora junto ao mercado livre e tornou-se a única agência de desenvolvimento estadual do país a ter essa condição. 

Todo mês, como foi definido em leilão, a AD Diper compra 1.300 Mwh da Enel e vende quase todo o volume a sua primeira cliente, a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), responsável pela gestão do Centro de Convenções de Pernambuco. “Nós comercializamos 100% da energia consumida pela Empetur. A sobra vendemos no mercado spot para outras comercializadoras e empresas privadas de todo o Brasil. Mas podemos vender o excedente para as estatais estaduais e ir aumentando as compras de acordo com a demanda”, diz o presidente da AD Diper, Roberto de Abreu e Lima.

Depois de Suape, o Porto do Recife e o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco – Lafepe, devem ser os novos clientes da AD Diper. A expectativa é que eles vão crescendo conforme a adesão de secretarias e órgãos públicos estaduais às metas de desenvolvimento sustentável. De largada elas já asseguram economia nos gastos com energia elétrica e valorizam a imagem da gestão pública.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -