Para atrair clientes, construtora aceita imóvel velho como pagamento

A comunicação passou a ser o ponto focal das construtoras na relação com os clientes, facilitando sua jornada desde a compra até após a realização do sonho de imóvel novo.
construtora ACLF Paulista
Construtora ACLF: mais de 3 mil unidades erguidas em Paulista/Foto: divulgação

Levantamento da Datastore Series, plataforma que traz uma análise completa dos dados do mercado imobiliário, aponta que a intenção de compra no Brasil, nos próximos 24 meses, está em 28,24%, o que representa um mercado potencial de cerca de 14,4 milhões de famílias, com renda mínima de 1,5 salário mínimo em diante. No Nordeste, esse percentual é de 23,9%.

De olho neste mercado potencial, diversas construtoras estão inovando para garantir sua parcela de clientela.  São várias iniciativas, desde a troca do imóvel usado pelo novo até robô para conversar com cliente.

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A pernambucana ACLF Empreendimentos, por exemplo, inova na maneira de vender seu produto. De forma pioneira em Pernambuco, está recebendo imóveis usados como parte do pagamento de novos. A prática é muito comum para o setor de veículos, mas vem sendo usada pela primeira vez no Estado para imóveis residenciais, desde o ano passado, com uma boa procura pelo público.

“A proposta do ACLF Facilita é contribuir para que as pessoas possam realizar o sonho de conseguir uma moradia com um padrão melhor”, explica a diretora comercial Letícia Loureiro. Segundo ela, cada caso é estudado pela equipe comercial da ACLF, e algumas regras devem ser seguidas para se obter o benefício. Uma delas é que o imóvel a ser trocado esteja quitado e entre como parte de pagamento do novo no limite de até 35%.

Com essas inovações a empresa tem se destacado no mercado. Em abril passado, a ACLF foi alçada ao TOP 3 de Pernambuco, no ranking realizado pelas Informações Técnicas de Construção (Intec) – plataforma que anualmente cataloga, ranqueia e premia as maiores empresas brasileiras do setor imobiliário. Com isso, a ACLF entrou para o ranking das 100 maiores construtoras do Brasil.

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A empresa também tem usado como atrativo permitir ao cliente escolher num cardápio de produtos o tipo de piso, balcão e peças de metais para o seu apartamento novo. “O ACLF Prime oferece três linhas de opções para os acabamentos: ouro, prata e bronze”, explica Letícia Loureiro.

Moura Dubeux

O uso de cardápio para a escolha dos acabamentos também é um atrativo nos imóveis da Moura Dubeux. Prestes a completar 40 anos de atuação no mercado imobiliário, a empresa tem focado na experiência do cliente. “Este é um dos propósitos da companhia, que associa toda a sua atividade à satisfação dele durante toda a jornada de compra e após a realização do sonho. Por isso, temos investido em comunicação, escuta, transparência, aproximação e análises constantes”, revela Eduarda Dubeux, diretora Comercial e de Marketing.

Eduarda Dubaeux
Eduarda Dubeux, diretora Comercial e de Marketing, na MD Stores/Foto: divulgação

Para isso, Moura Dubeux lançou a MD Store, um espaço localizado na sede da empresa, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, para receber clientes para relacionamentos e também para oferecer os produtos personalizados de seu cardápio de acabamentos. Os produtos escolhidos são aplicados no imóvel durante a fase de construção. Além disso, a empresa criou um Comitê de Experiência do Cliente, com reuniões mensais para acompanhamento de métricas e planejamento de melhorias.

A construtora tem investido fortemente em ferramentas de comunicação ágeis, assertivas e que chegam ao cliente com facilidade, como aplicativos de mensagens. Recentemente, lançou a primeira etapa de um aplicativo exclusivo que permite ao comprador acompanhar andamento da obra, situação financeira e solicitações de assistência técnica.

MRV

A MRV, empresa do Grupo MRV&CO, também está atenta à comunicação com o cliente e tem concentrado seus esforços em facilitar a vida deles. A construtora investiu na assistente virtual MIA, que já conseguiu reduzir em 60% o tempo médio de atendimento no chat e dobrar a satisfação do cliente, com mais de 2,8 milhões de interações. A plataforma permite uma jornada de compra 100% online, da apresentação dos documentos à assinatura do contrato.

Outro produto é o MRV Resolver, plataforma para solicitação e acompanhamento dos chamados abertos para a assistência técnica da empresa. Outro produto com foco na comunicação é a série “#LetsHelp” no Youtube, para tirar dúvidas de clientes. Além disso, a empresa possui uma plataforma exclusiva para clientes acompanharem o status da obra e de solicitações e um portal para que clientes autônomos possam oferecer serviços aos vizinhos, formando uma rede de ofertas. A Indicação Premiada é uma bonificação ao cliente que indicar outro.

Por esses investimentos, a empresa acumula premiações que reconhecem o empenho dela na promoção de experiências. Entre eles, estão os prêmios Cliente S.A, Smart Customer e Empresa que mais respeita o consumidor.

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