Moura Dubeux alcança maior lucro líquido trimestral de sua história

A Moura Dubeux atingiu R$ 1,1 bilhão em vendas e agora avança no processo de verticalização.
Diego Villar, CEO da Moura Dubeux/Foto: Sol Pulquério

Perto de completar 40 anos, a incorporadora Moura Dubeux segue numa boa fase e deve fechar novamente com lucro seu balanço anual. Os bons resultados se somam a novas estratégias, onde a verticalização aparece como o caminho para maior crescimento.

A empresa registrou o maior lucro líquido em um trimestre em toda sua história: R$ 41 milhões – um crescimento de 53,2% sobre o mesmo período de 2021. E nos últimos 12 meses, ultrapassou, pela primeira vez desde o IPO, em fevereiro de 2020, o patamar de R$ 100 milhões.

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 “No acumulado de janeiro a setembro, o lucro líquido foi de R$ 95 milhões, um aumento de 34,3% na comparação interanual. Nos últimos 12 meses, alcançamos o patamar de R$ 109 milhões”, ressalta o CFO & RI da companhia, Marcello W. Dubeux.

No terceiro trimestre de 2022, conforme resultados protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Moura Dubeux realizou dois lançamentos, com Valor Geral de Vendas (VGV) líquido de R$ 390 milhões (crescimento de 16,1% em relação ao mesmo período de 2021).

 “Encerramos o terceiro trimestre com a maior posição de caixa líquido da nossa história, com R$ 121 milhões. Fomos capazes de gerar caixa num momento em que a companhia cresce em números de canteiros de obra e adiciona terrenos ao seu landbank”, complementa o CEO da Moura Dubeux, Diego Villar.

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Villar destaca que a MD é a primeira empresa de construção de alto padrão do Nordeste a atuar de forma regional. Desde o IPO, a empresa deu um salto em crescimento e além de ver seu caixa engordar, ampliou de seu quadro de mil funcionários para 3 mil. “Hoje, de 70% e 80% das lideranças são pessoas que foram promovidas, poucos vieram de foram”, diz Villar.

Vendas

O crescimento nas vendas da MD foi de 10,2% no terceiro trimestre -sobre igual período do ano passado-, somando R$ 1,1 bilhão nos cinco estados nordestinos onde tem canteiro de obras – Pernambuco, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas. No acumulado do ano, esse montante chega a R$ 1,4 bilhão.

A empresa tem investido fortemente na aquisição de terrenos. “O banco de terrenos, com aquisição de sete unidades, fechou o período com VGV potencial de R$ 8,4 bilhões”, ressalta Diego Villar. “Nosso negócio é de capital intensivo e não temos grandes barreiras de entrada. Mas precisamos investir em reserva de mercado”, explica. A empresa tem terrenos em sete dos nove estados do Nordeste, a maior parte em áreas urbanas, mas boa parte em praias da região.

Lançamentos

Nos três primeiros trimestres do ano, ou seja, de janeiro a setembro, a empresa teve um montante acumulado em lançamentos nos cinco estados (PE, BA, CE, RN e AL) no valor total de R$ 1,3 bilhão (40,7% a mais na comparação com o mesmo período de 2021) e, nos últimos 12 meses, R$ 1,5 bilhão. “Reduzimos significativamente nossos estoques prontos. Hoje, estamos com, aproximadamente, 50% a menos do que no mesmo período do ano passado. Os clientes seguem firmes na decisão de compra e os índices de distrato e inadimplência estão baixos”, frisa Villar.

Atualmente, a Moura Dubeux está com 44 canteiros de obras operando simultaneamente nos cinco estados do Nordeste, sendo 24 em Pernambuco, 10 na Bahia, 06 no Ceará, 03 no Rio Grande do Norte e 01 em Alagoas. Sergipe e Paraíba ainda não contam com vendas, só com escritórios montados.

Verticalização

Após montar um escritório com corretores próprios para vendas diretas, a empresa aposta agora na MD Store, que vai trabalhar na personalização das entregas. “É um conceito inovador e exclusivo para nossos clientes. Com o lançamento da MD Store, os proprietários dos imóveis MD não vão poder, apenas, escolher o apartamento onde deseja morar. As opções de escolha se ampliam e será possível optar por tipos de layouts de plantas dos imóveis, o tipo de piso, as bancadas, metais, louças, acabamentos elétricos, acessórios para banheiros, portas e ferragens, fechaduras eletrônicas”, explica Eduarda Dubeux, gerente de Marketing e MD vendas.

Eduarda Dubeux, gerente de Marketing e MD vendas, no show room da MD Store/Foto: Sol Pulquério

No espaço montado térreo do edifício sede da empresa, o cliente vai encontrar um show room dos materiais e se precisar, terá ainda arquitetos e engenheiros à disposição. “Estamos oferecendo praticidade para o futuro morador”, explica Eduarda.

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