terça-feira, 16/04/2024

Embratur e Consórcio Nordeste acertam parceria para atrair mais turistas internacionais

Representantes dos nove estados da região querem inclusão do bloco em roadshows, famtours, press trips e feiras na agenda da Embratur em outros países
Membros da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, representando os nove estados, reuniram-se com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo / Foto: Thiago Sampaio/Agência Alagoas

O baixo número de voos internacionais para o Nordeste foi apontado como uma das principais dificuldades para se promover as atrações turísticas da região em outros países. A assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Embratur e o Consórcio Nordeste, realizada na segunda-feira (11) no Palácio República dos Palmares, em Maceió, pretende mudar esta realidade.

Membros da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, representando os nove estados, reuniram-se com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, para sugerir ações e solicitar a inclusão do bloco em roadshows, famtours, press trips e feiras na agenda da Embratur, para a promoção de roteiros turísticos que valorizam os aspectos culturais do Nordeste.

- Publicidade -

Embratur vê crescimento

O documento foi assinado por Marcelo Freixo, pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas, e pelo secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas. O governador Paulo Dantas, atual presidente da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, afirmou que o crescimento econômico do Nordeste, vivenciado nos últimos anos, tem impulsionado a economia do Brasil, e uma parte significativa desse resultado provém do turismo.

“O Nordeste é um grande propulsor da economia nacional, elevando os índices brasileiros. Isso deve, em parte, ao turismo, que vem atraindo um número cada vez maior de visitantes ano após ano. Alagoas celebrou o melhor carnaval dos últimos anos, a exemplo de Pernambuco, Bahia e outros estados nordestinos, superando grandes centros turísticos brasileiros. Este acordo surge para valorizar ainda mais nossa região, facilitar a promoção dos estados nordestinos no mercado internacional, entre outros benefícios que muito ajudam os estados e o país”, disse.

Vários destinos na região

“Na Europa, os turistas costumam visitar mais de um país, e isso representa uma grande oportunidade de venda para o Nordeste, permitindo que as pessoas façam roteiros integrados para vários destinos na região, criando assim mais oportunidades para a expansão do setor turístico e, consequentemente, aumentando a geração de emprego e renda para nossos cidadãos”, enfatizou a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga.

- Publicidade -

O secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, garantiu que agendará reuniões com os ministros do Transporte, Renan Filho; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa; e de Turismo, Celso Sabino, para discutir as demandas apresentadas.

“Ouvimos dos secretários estaduais de turismo e do presidente da Embratur vários pontos que ainda dificultam a ampliação do turismo na região, como a necessidade de ampliar e melhorar a malha aérea, fortalecer e ampliar a infraestrutura portuária e também a viária. Além disso, buscaremos levar o consórcio a cada estado para participar de grandes feiras internacionais”, concluiu.

O Consórcio Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região. Dentre as possibilidades abertas com a criação do consórcio estão a realização de compras conjuntas, a implementação integrada de políticas públicas e a busca por cooperação, também em nível internacional.

Com informações da Agência Alagoas

Leia mais em: Porto Digital faz parceria com Embratur na Europa

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -