O Porto Digital Europa vai divulgar a possibilidade de internacionalização de empresas de tecnologia brasileiras na Europa e criar soluções de empresas portuguesas no Brasil para desafios do trade de turismo brasileiro. A ação será resultado de parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que assinou acordo com a base do parque do Recife instalada na cidade portuguesa de Aveiro na última sexta-feira (1º), durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BLT).
Segundo o gerente de contas do Porto Digital da Europa, João Barbosa, o parque português irá disponibilizar um ambiente físico de trabalho para empresas com a intenção de facilitar as ações envolvendo os dois países. “A ideia é ser um ponto de apoio para essas startups na Europa”, explicou.
A intenção é promover a cooperação entre empresas portuguesas e brasileiras, compartilhar recursos e mercados através do processo de internacionalização de empresas brasileiras para a Europa.
O pré-requisito para que uma empresa atue no Porto Digital Europeu é ter participado dos editais de aceleração do EmbraturLab, o braço de inovação da Embratur desenvolvido em parceria com universidades, investigadores e empreendedores para melhorar a competitividade dos serviços e aprimorar a experiência dos turistas estrangeiros no Brasil.
Porto Digital Europa
“Queremos possibilitar que as nossas startups venham para Portugal, para Lisboa e outros lugares, e tragam a inovação. Isso será muito bom para o turismo brasileiro. Desde coisas que sejam simples, aplicativos que possam quebrar a barreira da língua, até viabilizar o papel do poder público, permitindo a política pública que vai dizer onde queremos chegar. O turismo representa 8% do PIB e precisamos pensar em inovação se quisermos chegar ao patamar do petróleo, por exemplo”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Ele destacou como a inovação pode impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável do turismo no Brasil, apresentando as ações realizadas pelo EmbraturLab por meio de iniciativas como as acelerações de startups, parcerias com empresas como Google, AirBnb, Turistech HUB, e projetos de Inovação Aberta.
Embratur: turismo inovador
Sobre a assinatura da parceria com o Porto Digital do Recife, o presidente da Embratur acredita que a inovação pode dar oportunidades mais amplas a startups que atuam no turismo. “Se as startups percebem que há um interesse desses setores, que o turismo envolve parte importante do PIB, o turismo passa a ser um ambiente apropriado para o investidor, que percebe que existe um pensar para a inovação”, complementou a presidente executiva da Resorts Brasil, Ana Biselli Aidar.
A escolha de Aveiro, com cerca de 81 mil habitantes e distante 75 quilômetros da cidade do Porto, para sede do Porto Digital Europa deveu-se à combinação de boa infraestrutura e de uma universidade com forte componente tecnológico. Ela é considerada a “Veneza portuguesa”, trazendo mais uma conexão com o Recife, que é a “Veneza brasileira”.
Estrutura do Porto Digital
Com mais de 350 empresas, organizações de fomento e órgãos governamentais, o Porto Digital do Recife é considerado o maior parque tecnológico urbano e aberto do Brasil. Distribuídos principalmente no Bairro do Recife, estes empreendimentos reúnem mais de 17 mil profissionais especializados em tecnologia da inovação.
As atividades do Porto Digital geraram um faturamento anual de mais de R$ 4,75 bilhões em 2022 e o parque tecnológico já é considerado o terceiro maior setor de serviços na capital pernambucana. A sua mais nova integrante é a Liferay, multinacional norte-americana desenvolvedora de uma plataforma de experiências digitais usada por empresas de todo o mundo para criar portais, intranets, websites e e-commerce.
A companhia sedia sua operação latino-americana no Recife há 13 anos, onde conta com mais de 300 colaboradores, e agora se junta a um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação da América Latina, ocupando dois andares do Paço Alfândega.
Leia mais: Startups: negócios à vista em Portugal