O Porto de Cabedelo encerra 2024 com um novo recorde de movimentação de carga, ao mesmo tempo em que consolida sua posição em rota marítima global. O atracadouro movimentou aproximadamente 1,5 milhão de toneladas em 2024. Entre os principais produtos transportados estão o coque de petróleo, trigo, malte, açúcar, gasolina, diesel e álcool.
Os melhores meses de movimento nas docas paraibanas em 2024 foram janeiro e dezembro, com cerca de 157 mil toneladas movimentadas cada. No primeiro mês, o destaque foi a operação de açúcar, que enviou mais de 16 mil toneladas do produto para a África.
Entre os movimentos de produtos sólidos o coque de petróleo foi o destaque. Com aproximadamente 390 mil toneladas desse insumo passando pelo cais do Porto de Cabedelo em 2024, tanto em importação quanto exportação. A maior operação com petcoke ocorreu em março, com quase 35 mil toneladas importadas.
Já nos líquidos, o destaque foi a gasolina, com cerca de 370 mil toneladas sendo movimentadas no berço 101 – exclusivo para granéis líquidos. Esse berço que possui um sistema automatizado para a transferência do combustível diretamente do navio para os tanques.
Cabedelo na rota global
Além das conexões via cabotagem, o ano de 2024 consolidou o Porto de Cabedelo como uma rota global. Ao longo do ano o ancoradouro recebeu embarcações de diversos países de diversos continentes, desse modo fortalecendo sua posição estratégica no cenário internacional. Entre eles estavam navios argentinos, belgas, canadenses, dinamarqueses, norte-americanos, russos, africanos, suecos, uruguaios e venezuelanos.
“Em 2025 teremos a consolidação do novo Porto de Cabedelo. Com a dragagem homologada, a inauguração da nova área primária, incluindo os diversos prédios que estão em construção ou reforma, como a sede administrativa, além de novos investimentos, novas cargas, novas operações e uma incansável dedicação de todos”, afirmou Ricardo Barbosa.
Entre os investimentos planejados está o projeto de resgate e revitalização da ferrovia de Cajazeiras a Cabedelo, que conta com articulações do presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), Cassiano Pereira para que seja efetivado.
O Porto de Cabedelo, fundado em 1935, é gerido pela Secretaria Especial dos Portos (Sep) e tem uma estrutura que comporta um cais de 602 metros de extensão, um Calado de 11 metros em homologação, Silagem para 35.000 toneladas de grãos, além de 14.000m² de armazéns cobertos e 18.000m² de pátios.
Leia também:
De olho em Pernambuco, Sergipe passa a estimular atividade portuária
Porto do Recife tem movimentação em 2 anos quase 50% maior
MME seleciona 12 hubs de hidrogênio, incluindo o do Porto de Suape
Governo do Estado assina ordem de serviço para dragagem em Suape