
Durante o encontro mensal das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), realizado na última quinta-feira (17) no Recife, a Assespro PE/PB e a Softex PE comunicaram que estão no processo de criação de uma nova marca institucional, prevista para ser anunciada oficialmente no segundo semestre de 2025. O objetivo do projeto é fortalecer as empresas associadas e ampliar a representatividade do setor.
Segundo Yves Nogueira, presidente das duas entidades, a iniciativa busca reunir o que há de melhor em cada organização. “Algumas empresas são associadas apenas a uma das entidades. Agora, passarão a integrar uma nova organização que reúne o melhor da Assespro e da Softex, fortalecendo a representação do setor de Tecnologia da Informação, inovação e economia criativa”, explicou.
Yves também destacou que a criação da nova marca não configura uma fusão tradicional. “Não é necessariamente uma fusão. É uma unificação para nos tornarmos mais fortes ainda. Entendemos que chegou a hora de unirmos essas instituições e trazer o melhor de cada para uma nova instituição que irá surgir”, completou.
Atualmente, as entidades possuem juntas mais de 600 associados, incluindo empresas como Accenture, multinacional de consultoria e tecnologia; Avantia, líder em soluções para proteção eletrônica; e Cesar, um dos centros de inovação mais prestigiados do país.
O evento promovido pela Assespro ocorreu em um restaurante no Recife e contou com a presença de empresários e representantes do setor tecnológico.
Palestra de Silvio Meira: “As 25 ideias para 2025”

No encontro, o cientista e professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Silvio Meira, que foi um dos criadores do Porto Digital, apresentou a palestra “As 25 ideias para 2025”, baseada em seu livro 25 perguntas para líderes e negócios em 2025.
Durante a apresentação, Meira convidou líderes e empresários a refletirem sobre como se posicionar de forma competitiva no que denomina “espaço figital” – a convergência entre as dimensões física, digital e social. Entre os temas abordados estiveram estratégia em ambientes competitivos, plataformas tecnológicas, inteligência artificial e automação, qualificação profissional e o papel das empresas diante da sustentabilidade e do impacto social.
O ebook com o conteúdo da palestra, lançado em dezembro pela TDS Company, está disponível gratuitamente e pode ser baixado clicando aqui.
Leia mais:
Petrobras anuncia nova redução no preço do diesel em R$ 0,12 por litro