Impulsionado principalmente pelas operações da BYD, o Hub de Veículos do Porto de Suape acelerou em sua curva de crescimento, sustentada nos últimos anos. A previsão da autoridade portuária é de que o terminal atinja um recorde este ano, com a movimentação de 100 mil carros, 24% a mais que em 2023.
Incluído recentemente na logística de importações de automóveis elétricos e híbridos da Build Your Dreams para o Brasil, o Hub de Veículos também é usado como plataforma de exportação pela maior rival da greentech chinesa no mercado brasileiro: a Stellantis, que tem um complexo fabril em Goiana, ao Norte da Região Metropolitana do Recife.
De Suape, saem produtos da Stellantis Goiana destinados a diversos mercados latino-americanos, como Argentina, Chile e México. Além disso, o terminal automobilístico do porto atende a outras montadoras como Toyota e General Motors (GM).
O que é o Hub de Veículos?
Inicialmente focado em graneis liquidos (combustíveis) e carga conteneirizada, Suape apostou alto na diversificação, por meio da construção do Hub de Veículos, aproveitando, claro, a oportunidade de milhões: a expectativa de instalação de uma grande montadora em Pernambuco.
O terminal começou a operar em 2010 – cinco anos antes da Stellantis iniciar a produção em Goiana. Atualmente, a estrutura contempla três pátios públicos de carga, com capacidade total de 250 mil carros/ano.
O hub é o mais movimentado do gênero no Norte e Nordeste. Em 2023, registrou, entre carga, descarga e transbordo, 80.705 veículos, 42% a mais que no ano anterior. Em 2022, a alta foi de 19% em relação a 2021, com a entrada/saída de 56.936 automóveis.
Entenda o impacto da BYD no Hub de Veículos
O Hub de Veículos da Suape já vinha passando por um ciclo virtuoso desde os anos 2010 e que se intensificou na década atual. Essas operações, no entanto, ganharam outra proporção com a decisão da BYD de viabilizar, nesse primeiro semestre, a entrada do maior número possível de híbridos e elétricos no país.
O objetivo da multinacional, no momento, é driblar o aumento, em julho, do imposto de importação. A alíquota para esses produtos vai passar de 10% para 35%.
A estratégia da BYD, que antes concentrava suas movimentações no Porto de Vitória (ES), mudou diante do desafio de importar e distribuir numa escala bem maior, num curto espaço de tempo. A companhia passou então a usar mais dois portos brasileiros: Suape e Itapoá (Rio Grande do Sul).
Nesse planejamento, Suape ficou responsável pela entrada de automóveis fabricados na China e destinados ao Norte e Nordeste. O porto gaúcho foi escalado para as operações destinadas aos Sul e Sudeste. Já Vitória, segue atendendo ao Centro-Oeste e parte do Sul e Sudeste.
“Isso nos permite redução do tempo entre o embarque do carro, na Ásia, e a chegada à concessionária no Brasil e um ganho de qualidade na logística”, explica o gerente de Supply Chain da montadora Leonardo Felippe.
Questionado sobre qual a participação percentual prevista para cada um dos três portos nas movimentações da BYD no país, o executivo desconversa: “nossas importações acompanham o ritmo da demanda no mercado nacional”.
Hub de Veículos recebe 10 mil unidades da BYD
Com a mudança na logística portuária da BYD, o Hub de Veículos de Suape vem registrando uma série de movimentações de peso. Ao todo, foram quatro em pouco mais de um mês, com um volume total de quase 10 mil unidades.
A primeira operação da greentech foi realizada em 15 de abril, com 1.972 unidades importadas. A segunda aconteceu em 1º de maio (695 veículos) e a terceira ocorreu em 14 de maio (1.722 automóveis).
A quarta movimentação, entre a segunda-feira (27) e a quarta (29) da semana passada, estabeleceu uma nova marca no terminal, com o desembarque de 5.459 unidades.
Os veículos, de sete modelos, sendo dois lançamentos no Brasil – o sedã King e o SUV Song Plus – vieram a bordo do navio próprio da montadora, o Explorer Nº1 BYD, em sua viagem inaugural no continente americano.
Foi a segunda operação da embarcação, entregue à multinacional em janeiro deste ano, e garantiu mais um ponto a Suape, já que o navio mede 200 metros de comprimento e 38 metros de largura. Essas dimensões inviabilizam operações em Vitória pois o porto capixaba consegue receber embarcações com até 27 metros de largura.
Uma quinta movimentação de grande porte da BYD no hub pernambucano está prevista para acontecer, em junho. O volume ainda não foi divulgado.
Suape comemora salto do Hub de Veículos
A performance do Hub de Veículos graças à entrada da BYD na carteira de clientes do porto é comemorada pelo presidente Márcio Guiot.
“A escolha de Suape como porta de entrada para os carros elétricos e híbridos da BYD é mais um case de sucesso do nosso hub de veículos, que expande, gradativamente, seu raio de alcance”, afirma o executivo.
“É uma movimentação gigante e contínua que vai se repetir nos próximos meses, representando um incremento muito positivo o setor portuário de Pernambuco e do Nordeste”, acrescenta.
Para o diretor de de Desenvolvimento e Gestão Portuária de Suape, Rinaldo Lira, “o incremento das operações do hub consolida a vocação logística de Suape, porto que se localiza num raio de 800 quilômetros de sete capitais da região: Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Maceió, Aracaju e Salvador.
Já o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, ao comentar a operação com o Explorer, elogia o hub e o porto.
“Estamos felizes por nosso navio chegar, pela primeira vez, em solo brasileiro, representando o nosso avanço no setor do transporte e nossa expansão em mercados estrangeiros. E Suape é um local estratégico para desembarcarmos nossos híbridos e elétricos no Brasil”, ressalta.
Como fica o Hub de Veículos no médio e longo prazos?
Para o médio e longo prazos, o hub pode ter uma diminuição no volume de carros da BYD, a partir da inauguração do complexo automotivo da holding chinesa em Camaçari, na Bahia, prevista para o final de 2024.
Isso porque a Ford, que saiu do Brasil em 2021, deixou uma estrutura desse tipo pronta no mercado baiano. É o Terminal Portuário Privativo Miguel Oliveira, localizado no Porto de Aratu e atualmente controlado pelo governo do estado.
No momento, a administração estadual afirma que esse terminal vai permanecer nas mãos do estado. A greentech, por sua vez, não confirma se pretende utilizá-lo. O certo é que, do ponto de vista logístico, esse píer seria o caminho natural para as exportações de produtos da Build Your Dreams fabricados na Região Metropolitana de Salvador.
Porém, mesmo que essa possibilidade se confirme e as operações da BYD diminuam em Suape, o cenário segue promissor para o Hub de Veículos. Isso porque a Stellantis está investindo R$ 13 bilhões em Goiana de 2025 a 2030 e a maior fatia desses recursos será destinada à produção de híbridos e elétricos.
Boa parte desses automóveis terá como destino o mercado externo. Portanto, com ou sem BYD, o hub tem tudo para se manter em alta.
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