Suape movimenta mais de 3 mil veículos numa única operação

A movimentação de veículos em Suape registra resultados positivos

A operação começou por volta das 14h30 da quinta-feira (17) e vai ser concluída na madrugada deste sábado (19). Foto: Divulgação/Suape

O hub de veículos do Porto de Suape vai registrar a movimentação de 3.010 veículos de modelos e fabricantes diversos numa operação iniciada às 15h da quinta-feira (17) e que será finalizada na madrugada do sábado (19). O tempo nublado, com chuvas esparsas, não impede este tipo de operação, que envolve o navio Canadian Highway, de bandeira panamenha.

- Publicidade -

A embarcação atracou em Pernambuco para desembarcar unidades importadas da Volkswagen, Toyota e General Motors e, posteriormente, embarcar modelos fabricados no polo automotivo da Stellantis, localizado em Goiana, Zona da Mata Norte do Estado. Depois da escala em Suape, o navio segue para a Argentina.

A movimentação do hub de veículos de Suape vem apresentando resultados positivos. No primeiro semestre deste ano, o atracadouro pernambucano registrou crescimento de 60%, comparando com o mesmo período de 2022. Até o momento, transitaram pelo local 50.800 automóveis, entre exportação e importação.

A expectativa da direção de Suape é de que esse percentual cresça ainda mais até o final de 2023. “Esse é mais um resultado expressivo de movimentação portuária que indica estamos no caminho certo. Muito planejamento, dedicação e a agilidade necessária nesse tipo de operação. Tudo isso aliado à inovação no segmento. Estamos muito satisfeitos com os resultados do porto no primeiro semestre do ano, que cresceu 5% no volume de cargas movimentadas (em relação ao ano passado, no mesmo período). O nosso atracadouro é case de sucesso, sendo o sexto em movimento entre os portos públicos brasileiros”, afirma o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

- Publicidade -

Crescimento da carga em Suape

Segundo o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Nilson Monteiro, os bons números revelam o crescimento deste tipo de carga. Julho foi o segundo melhor mês do ano, com 8.677 veículos movimentados, só perdendo para abril, que somou 11.707 unidades, um crescimento de 197% em relação ao mesmo período do ano anterior. Até o momento, já ocorreram 899 atracações no porto de todos os tipos de cargas.

Suape dispõe de três pátios públicos para o armazenamento de automóveis e capacidade de movimentação anual é de 250 mil carros. Maior hub do Norte/Nordeste, opera com exportação, importação e transbordo de automóveis. Pernambuco é a porta de saída para os carros da Stellantis, tendo como destino países como Argentina e México. No setor de importação, o porto recebe unidades da Toyota e da General Motors (GM), além de realizar operação de transbordo de veículos fabricados no Uruguai e na Argentina e distribuídos para vários países do continente americano.

Inovação em Suape

A inovação tornou-se uma aliada para garantir eficiência e agilidade nesse tipo de operação com a implantação de novas tecnologias em Suape. Em abril passado, a estatal portuária aderiu à solução de Video Analytics conectada com 5G AS, para otimizar a logística nos pátios de veículos do porto. A bem-sucedida iniciativa aconteceu em parceria com a Embratel/Claro e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

Leia também:
Revelações de hacker apenas na CPMI levam PF a marcar novo depoimento
Delgatti diz que Bolsonaro prometeu indulto em caso de grampo contra Moraes 
Ministros Renan Filho e Rui Costa garantem duplicação da BR-232 até Serra Talhada
Presidente da CNM e Márcia Conrado levam pleitos ao Senado e Câmara
Amupe participa de ato municipalista nacional da CNM, em Brasília
Prefeitos ameaçam parar serviços após queda no repasse do FPM
Raquel Lyra empossa nova secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca
STF tem três votos para tornar Zambelli ré por porte ilegal de arma

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -